fbpx

É um erro desconsiderar o comportamento de compra: entenda o porquê!

É um erro desconsiderar o comportamento de compra: entenda o porquê!

Em tempos de relações efêmeras e um mundo cada vez mais dinâmico, compreender o comportamento de compra do cliente tem se tornado uma arma secreta para qualquer empresa. Afinal, as informações sobre o seu público não podem mais ser apenas baseadas em nomes e e-mails, é preciso ir além e conhecer seus hábitos de compra, necessidades, expectativas e desejos.

Entender a mente do seu cliente gera mais oportunidades de vendas para o seu negócio, visto que a experiência passa a ser fundamentada no comportamento de compra. Consequentemente, se a satisfação aumenta, haverá uma melhoria no relacionamento, e a fidelização será uma constante em sua marca.

Neste artigo, vamos mostrar as mais atuais tendências tecnológicas em relação ao comportamento de compra no varejo físico. Se você quer alavancar seus resultados conhecendo mais sobre o assunto, confira!

Neuromarketing

A essência do termo “Neuromarketing” vem da união da neurociência com a pesquisa do comportamento de compra dos clientes. Em síntese, a neurociência estuda de que forma as decisões das pessoas são influenciadas pelo cérebro e pelo sistema nervoso.

Por sua vez, baseado nessas informações, o marketing tenta compreender de que maneira tudo isso pode ser aplicado em suas campanhas.

Portanto, a fusão do Marketing com a Ciência torna a compreensão da lógica do comportamento de compra bem mais fácil, ou seja, é possível entender o que leva as pessoas a terem interesse por um determinado produto.

Tanto que essa teoria comprova que as decisões de aquisição são provenientes do subconsciente, levando em consideração as reações cerebrais aos estímulos externos.

Big Data e comportamento do cliente

Para as empresas, conhecer o seu público é um fator fundamental para viabilizar uma série de ações, como é o caso das apostas em marketing e propaganda. E é por esse motivo que o Big Data causa um impacto positivo para aqueles que têm o objetivo de melhorar as conversões e o alcance de uma marca.

Dessa forma, a sólida ligação entre Big Data e comportamento de compra é capaz de melhorar a sua entrega e trazer mais competitividade ao seu negócio. Por meio dos dados coletados com essa tecnologia, é possível:

  • conhecer melhor os seus clientes, sabendo quais são as suas preferências e expectativas;
  • entender o que fazer para aprimorar a experiência do cliente e aumentar satisfação dele com a marca;
  • encontrar caminhos para estimular o consumo, com uma leitura melhor de como o mercado se comporta.

Cliente mobile

Segundo levantamento do IBGE, ficou comprovado que o celular se consolidou no Brasil como o principal meio de acesso à internet, com 98,7% de smartphones conectados à rede no final de 2017.

Precisa de motivo maior do que esse para se preocupar com o cliente mobile? Afinal, trata-se de um número considerável de pessoas, espalhadas por todos os lugares, por isso, a sua marca deve estar junto dele.

Todos usam o smartphone para ajudar na hora da tomada de decisões, portanto, é fundamental marcar presença nesse momento.

Estratégia Omnichannel

Outra característica desse novo modelo de comportamento é que o comprador não está em seu aparelho celular apenas.

De acordo com uma pesquisa feita pela Opinion Box sobre o cliente mobile, 30% desse perfil de usuário iniciam uma compra no telefone móvel ou tablet e finalizam em seu computador, ou seja, eles estão em todos os lugares.

Justamente por essa razão, adotar uma estratégia Omnichannel é crucial para conquistar a satisfação do cliente e não perder vendas.

Quem vem usufruindo com sucesso dessa compreensão sobre o comportamento de compra das pessoas é o setor de Fast Food, pois é uma área de atuação que tem aplicado amplamente as ferramentas de tecnologia citadas neste artigo.

Portanto, vimos que aprender sobre o comportamento de compra dos clientes traz muitas vantagens para o seu negócio. Assim sendo, não hesite em ser referência na mente deles, melhorar o seu índice de retenção e aumentar a sua margem de lucro.

Se você gostou deste conteúdo e quer saber como alinhar a promessa da sua marca com a entrega, leia também sobre a gestão referente à experiência do cliente.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter