fbpx

Entenda a importância do layout de loja para as vendas

Entenda a importância do layout de loja para as vendas

Em um estabelecimento varejista, é de grande importância estar sempre atento a alguns pontos que vão contribuir para a otimização dos processos da empresa. Desse modo, questões como o layout de lojas, o serviço prestado pelos colaboradores e a precificação correta dos produtos vão influenciar diretamente na experiência e satisfação do cliente na hora da compra.

Dentre esses pontos vamos evidenciar o layout de lojas, que é uma estratégia de marketing que consiste na harmonização do ponto de venda, melhorando sua aparência.

Uma empresa com uma fachada criativa, uma boa disposição dos produtos e uma decoração apropriada possui mais capacidade de atrair novos clientes, uma vez que cria um espaço interessante e acolhedor.

Porém, o layout de lojas ainda pode gerar muitas dúvidas e é por isso que nós listamos 5 dicas de como essa estratégia de marketing pode te ajudar a obter bons resultados no seu negócio! Confira:

1. Fachada

A fachada é o primeiro contato que um cliente tem ao se deparar com qualquer estabelecimento e, por isso, causar uma boa impressão é essencial.

A escolha por portas grandes e que possibilitem ver o interior da loja são uma boa opção, já que o cliente pode visualizar os produtos e ter certeza de qual é o propósito da empresa.

A vitrine deve ser bem planejada e conter os itens de destaque da loja, evitando uma disposição muito grande de objetos e servindo como um convite para que as pessoas entrem e conheçam outros produtos e serviços disponíveis.

2. Organização dos produtos

Ao entrar em um novo estabelecimento, o cliente pode não saber onde encontrar um item específico.

Por isso, mantenha sempre os produtos organizados e bem-dispostos, separados por categorias e/ou setores, cooperando para uma fácil localização.

Desse modo, o cliente gastará bem menos tempo na sua jornada de compras e haverá uma maior fluidez nos corredores do estabelecimento. 

3. Iluminação

A iluminação é um ótimo meio para dar destaque em algum produto específico. Você está proporcionando uma super promoção ou quer dar ênfase a alguma novidade? Mantenha esses itens no centro da atenção, atraindo os olhares de quem percorre pela loja.

4. Layout interno

A disposição de estantes e objetos no interior da loja devem proporcionar espaço e fluidez. Corredores muito apertados e que atrapalhem a passagem de clientes não são uma boa característica e podem influenciar nas vendas.

Desse modo, tenha atenção especial para a otimização de espaço, garantindo corredores largos e fácil acesso aos produtos.

O layout interno também deixa explícita a identidade da empresa, com decorações e iluminações que vão garantir um espaço despojado, moderno ou tradicional. Isso vai definir quais os tipos de cliente que vão se interessar pela sua loja.

5. Balcão

O balcão é o local onde o cliente efetiva a sua compra. Mas será que ele não se esqueceu de nada? Uma boa estratégia é posicionar no balcão produtos que são pequenos, atrativos e baratos, que vão influenciar uma compra por impulso. Desse modo, o balcão pode se tornar um ótimo meio para vender mais.

Contudo, em questões estéticas, fique longe de balcões exageradamente grandes e que atrapalhem o vínculo entre cliente e funcionário. Opte por peças que vão de acordo com o tamanho do local e que contribua para a fluidez do estabelecimento.

Portanto, um bom layout de lojas é essencial para atrair clientes e garantir a eles uma ótima experiência ao fazer uma compra.

A adoção de estratégias na hora de disponibilizar os produtos e a escolha de objetos que vão garantir fluidez e otimização no interior da loja são pontos que não devem ser deixados de lado.

E para isso, a SAX conta com os melhores profissionais para te auxiliar na mensuração do melhor layout para a sua loja! Escolha uma empresa que possui uma auditoria de PDV reconhecida no mercado e que desenvolve o melhor serviço de Customer Experience no Brasil! Entre em contato conosco pelo site ou pelo telefone +55 11 5051.1500.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter