fbpx

PDV interativo: como criar experiências que encantam os clientes?

PDV interativo: como criar experiências que encantam os clientes?

Stands e bancadas comuns já não são mais suficientes para fidelizar o público. Hoje, o que a maioria das pessoas deseja é fazer suas compras em um local adequado e preferencialmente tecnológico, que seja capaz de lhe passar o sentimento de que fez uma aquisição acertada: coisa que um PDV interativo é capaz de proporcionar.

Por isso, o investimento para a implantação de ambientes participativos é essencial para quem quer aumentar a sua performance e criar práticas capazes de conquistar os clientes. Dessa forma, os produtos não são mais apenas um fim em si mesmos (a compra), mas sim uma maneira de se criar toda uma experiência positiva com a marca.

Mas, afinal, como é possível criar tais experiências e garantir resultados além da média? No post de hoje explicaremos quais são as principais inovações nas estratégias para o varejo e como fazer com que o seu PDV esteja de acordo com as necessidades do seu público.

O novo perfil de cliente e as suas exigências

O avanço da tecnologia e do dinamismo proporcionado pela internet permite que qualquer pessoa entenda melhor sobre qualquer assunto com apenas um clique. Desta forma, é natural que um cliente queira saber o máximo possível sobre os benefícios de produtos e serviços, e busque muitas informações para fechar um bom negócio.

Logo, proporcionar uma experiência interativa inovadora e oferecer comodidade é a melhor maneira de fazer com que o cliente sinta-se satisfeito no PDV. Além disso, trata-se da principal maneira de se destacar e ganhar vantagem competitiva no mercado, já que os clientes retornarão ao estabelecimento para desfrutar experiências semelhantes e ainda indicarão a marca para os seus conhecidos.

As principais tendências em PDV interativo

Basta dar um simples passeio para perceber que a maioria das instituições (sobretudo marcas de médio e grande porte) já conta, em seu PDV, com tecnologia que as diferencia das demais.

Dentre as mais comuns, é possível destacar o digital signage, display de conteúdo personalizado que pode transmitir comerciais e informações em tempo real; o shelf display, que é outro tipo de tela que serve para explicar melhor a funcionalidade de certos produtos e que pode trazer conteúdos promocionais.

Ainda, tecnologias que contam com touchscreen e banners digitais têm sido cada vez mais utilizadas para promover engajamento e atrair clientes no PDV, uma vez que tornam as interações mais dinâmicas, interessantes e simples.

A vantagem competitiva proporcionada pelo PDV interativo

Rotular clientes e defini-los como importantes apenas para negócios presenciais ou online não é estratégia inteligente nos dias atuais, afinal, na maioria das vezes, eles estão presentes nos dois ambientes. Garantir que ele se sinta satisfeito todas as vezes que interage com uma marca é indispensável!

Por isso, criar um PDV interativo é uma tendência cada vez mais comum nas empresas, e não implantar esse tipo de estratégia pode acarretar a perda de clientes e de vantagem competitiva. Mesmo em tempos de crise, o que o cliente quer é ter experiências diferenciadas e sentir-se encantado pela marca, mesmo que pague um pouco mais por isso.

Agora que você já entendeu porque um PDV interativo é essencial para conquistar os clientes, que tal conhecer nossas 3 dicas para aumentar as vendas no seu estabelecimento? Até o próximo post!

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter