fbpx

Auditorias de PDV: entenda qual a importância deste processo

Auditorias de PDV: entenda qual a importância deste processo

Reduzir falhas, ampliar vendas, prevenir perdas e melhorar a gestão de produtos em pontos de venda é  um dos maiores desafios que uma empresa pode enfrentar.

Gestores de empreendimentos varejistas que lidam com merchandising e profissionais de trade marketing desse segmento sabem muito bem que um dos maiores desafios é identificar os pontos falhos na execução das estratégias realizadas no ponto de venda.

Nesse contexto, uma auditoria de PDV é uma formas mais eficientes para analisar o cumprimento das metas, checar se existem embalagens danificadas, verificar o posicionamento dos produtos, entre tantas outras questões pertinentes ao cotidiano de um estabelecimento varejista.

Portanto, neste conteúdo mostraremos o que é auditoria de PDV, por que ela é tão importante e como a tecnologia pode otimizar seus processos. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura para conferir!

O que é uma auditoria de PDV?

De forma simplificada, é um conjunto de processos de rotina realizado dentro das estratégias de trade marketing, que tem como finalidade avaliar se os direcionamentos estabelecidos entre a indústria e o PDV estão sendo cumpridos adequadamente.

Para que uma auditoria de PDV seja feita, é preciso que um auditor previamente treinado se dirija até o estabelecimento e faça a checagem de todos os aspectos que exigem atenção e precisam ser observados.

Por que a auditoria de PDV é importante?

Todo o trabalho realizado por uma auditoria de PDV tem grande relevância tanto para a indústria quanto para o estabelecimento varejista — que utiliza o trade marketing para criar uma relação com o cliente —, pois cada ação estratégica é calculada e pensada antes de ser aplicada na prática. A ideia é garantir que os resultados sejam mensurados com máxima fidelidade.

Além dos processos operacionais cotidianos, uma auditoria de PDV lida com questões pertinentes aos aspectos físicos dos produtos. Por exemplo, avaliando se existem danos nas embalagens que indiquem a necessidade de troca, se o posicionamento e a precificação de cada item está correta, etc.

Resumindo, a auditoria de PDV — quando realizada corretamente, proporcionando padronização aos processos — gera impactos positivos diretamente na qualidade do atendimento e do serviço prestado, assim como no funcionamento correto de promoções e estratégias de marketing nos pontos de venda.

Como ela é realizada?

Como mencionado, a auditoria de PDV tem o objetivo de trazer visibilidade à execução dos processos e da estratégia no ponto de venda. Sendo assim, podemos afirmar que ela auxilia no levantamento de falhas potenciais e pontos que podem ser otimizados com agilidade e precisão, como:

  • checagem de produtos com defeito;
  • sortimento adequado dos produtos em loja;
  • presença em tabloides;
  • posicionamento da concorrência;
  • aplicação correta de material promocional;
  • checagem de devoluções;
  • estoque e ruptura;
  • cumprimento do cronograma e planejamento de exposição;
  • execução de pontos extras.

Como melhorar a auditoria de PDV com a tecnologia?

Hoje em dia, existem soluções tecnológicas como softwares que oferecem auxílio em toda a cadeia logística e nos processos operacionais de auditoria, otimizando tanto a execução quanto a análise e eficiência dos dados obtidos.

Com o suporte de um sistema digitalizado de automação, pode-se coletar os indicadores necessários para realizar uma auditoria eficiente, utilizando um dispositivo móvel como um smartphone ou tablet, por exemplo.

O software permite a transmissão de informações de campo em tempo real, de modo que é possível analisar como as ações de trade marketing estão sendo colocadas em prática e, ainda, o que pode ser feito para melhorá-las.

Entre as vantagens de utilizar a tecnologia para melhorar a auditoria de PDV, podemos citar a facilidade no levantamento de possíveis pontos de melhoria e falhas nos processos com muito mais rapidez e precisão.

Afinal, o programa permite que seja feita uma análise muito mais assertiva a respeito das ações da concorrência, além de monitorar todos os aspectos internos referentes à cadeia logística do estabelecimento.

Como você pôde conferir neste conteúdo, a auditoria de PDV é um conjunto de práticas que tem como finalidade avaliar, mensurar e ajustar todos os processos cotidianos inerentes à logística, desde a indústria até o ponto de venda.

Você ainda tem alguma dúvida sobre o que é e como funciona uma auditoria de PDV? Quer entender melhor como a nossa equipe pode ajudar? Então entre em contato com a gente para saber mais!

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter