fbpx

Como ser um bom cliente oculto? 09 Dicas essenciais!

Como ser um bom cliente oculto? 09 Dicas essenciais!

Diante do aumento da procura por um profissional que saiba medir o nível de qualidade do serviço ao cliente de um negócio, é de extrema importância levar em consideração os elementos a seguir

Como ser um bom cliente oculto? Fique de olho neste post e descubra todas as necessidades.

Avaliar o atendimento oferecido ao público é um dos cuidados das empresas que se preocupam em manter a qualidade dos serviços prestados.

Para conseguir dados que estejam mais próximos da realidade, uma das estratégias utilizadas é denominada cliente oculto.

Ela diz respeito às pessoas que avaliam a experiência do consumidor diante de um contexto pré-determinado. Esse tipo de atividade, que surgiu nos Estados Unidos na década de 1940, tem ocupado cada vez mais espaço no Brasil.

Se você deseja trabalhar nesse setor, leia esse artigo para descobrir como ser um bom cliente oculto. Para te ajudar, selecionamos 09 elementos para os quais você deve se atentar se quiser se destacar no mercado.

Veja também: Em tempos de pandemia, quais os cuidados que um cliente oculto deve ter

  1. Compreender quais são os objetivos do trabalho do cliente oculto

Corrigir falhas e melhorar os resultados dos negócios são os principais objetivos da abordagem de um bom cliente oculto. Para que eles sejam alcançados, você precisará analisar os detalhes da experiência do cliente determinados pela empresa. 

Essa experiência abrange, entre outros elementos, o atendimento ao cliente, o espaço da loja, seja ele físico ou virtual e os processos de venda. Também fazem parte desse contexto a qualidade do serviço, condições de pagamento, entrega, entre outros. 

  1. Realizar as certificações

Os materiais de instrução garantirão que você descubra como ser um bom cliente oculto. Portanto, é importante que você use esse momento para conhecer sobre os projetos em que atuará.

Aproveite para tirar dúvidas em relação ao projeto em que você participará. Os treinamentos da SAX | ContaPraGente são oferecidos com o objetivo de fazer com que você aprimore suas habilidades.

  1. Manter a discrição

Durante a sua atuação como cliente oculto, você não deve, em momento algum, deixar que isso seja transparecido. Caso isso ocorra, a experiência não acontecerá de acordo com os objetivos e você corre o risco de colocar seu trabalho a perder.

Portanto, seja discreto. Não faça nenhum tipo de anotação diante dos colaboradores  e não explique do que se trata sua presença ali. Procure sempre agir com máxima naturalidade, assim como qualquer consumidor faria. 

  1. Ser observador

Mesmo em momentos em que você não esteja em campo, para aprimorar suas habilidades em como ser um bom cliente oculto, é importante que você desenvolva seu senso de observação.

Considere o que você aprendeu com os materiais de instrução e aplique em seu dia a dia. Isso te ajudará a manter o olhar sempre atento e conseguir os melhores resultados. 

  1. Planejar a rotina

Crie um cronograma de avaliações de acordo com sua disponibilidade. Dessa forma, você não corre o risco de perder compromissos para o mesmo período, além de conseguir, se for o caso, agendar mais de uma avaliação para o mesmo dia.

Caso surja algum imprevisto, avise a SAX | ContaPraGente. Não se esqueça de manter sempre a pontualidade. Se a avaliação for em um local físico, pesquise o trajeto com antecedência e calcule o tempo que você levará para chegar.

  1. Para ser um bom cliente oculto é preciso: Prestar atenção

Tenha atenção a todos os detalhes do seu trabalho. Faça as avaliações de acordo com o que foi solicitado durante o treinamento. Não leve o material do treinamento impresso para a visita. Isso pode chamar a atenção e gerar desconfiança por parte de funcionários. 

Reveja a instrução do projeto com antecedência para atualizar as informações as quais você deve se atentar. Com isso, você já chegará ao local sabendo exatamente o que deve fazer. 

  1. Atentar-se para os comprovantes

Dependendo do teor da avaliação, você deverá fazer compras ou outras operações financeiras. Não se esqueça de anexar os comprovantes ao questionário para receber o reembolso.

Se for o caso, peça o cartão do funcionário que te atendeu ou informações da equipe responsável. Lembre-se de que tudo deve ser feito com naturalidade para que você seja capaz de agregar valor à avaliação. 

  1. Responder o questionário com dados precisos

Para evitar perda de informações, preencha o questionário o mais rápido possível e longe do local onde você fez a visita. Entregue o questionário no prazo estipulado pela Sax| Conta Pra Gente.

Tome cuidado para não misturar informações. Se você fizer mais de uma visita no mesmo dia, faça anotações no intervalo entre uma e outra. Os questionários devem ser precisos e bem elaborados. Mantenha a coerência entre as questões

  1. Manter os dados profissionais atualizados

Tão importante quanto se qualificar para os projetos de como ser um bom cliente oculto é manter o perfil em dia para dar abertura a novos trabalhos. Por isso, garanta que seu cadastro esteja sempre atualizado.

Ao se cadastrar no ContaPraGente, forneça e-mail, número de telefone e endereço válidos. Não se esqueça de sempre checar seus canais de comunicação para não perder a oportunidade de participar em outros projetos. 

Ao seguir as orientações que compartilhamos nesse artigo, você saberá como ser um bom cliente oculto. Aproveite as oportunidades que têm surgido para melhorar sua performance e conquistar renda extra ou fazer desse trabalho sua atividade principal. 

 

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter