fbpx

Comportamento do cliente: Mais exigente, ele quer atenção, respeito e carinho

Comportamento do cliente: Mais exigente, ele quer atenção, respeito e carinho

O cenário atual acentuou transformações no comportamento do cliente. Relatório da Euromonitor revela as tendências de consumo para o segundo semestre de 2021.

O comportamento do cliente sofreu transformações ao longo dos últimos anos, graças aos avanços das novas tecnologias. Afinal, há 10 anos, quem poderia imaginar que a maioria das transações online seriam feitas pelo smartphone, segundo a Ebit/Nielsen?  

Não é segredo para ninguém que entender o comportamento do cliente é fundamental para que as empresas desenvolvam estratégias eficazes, principalmente em um cenário desafiador como o que estamos enfrentando.

A Euromonitor International, entidade de pesquisa de mercado global, divulgou as tendências de consumo para 2021, um relatório que busca ajudar as organizações com tantas e surpreendentes transformações.  

Destaca ainda que o documento pode ajudar as empresas a criarem estratégias de negócios mais resilientes e adaptáveis, além de superar adversidades que podem ocorrer ainda neste ano. 

Veja a seguir os principais pontos desse relevante relatório sobre as tendências globais de consumo ainda para 2021:

Diversão ao ar livre

O isolamento social, as restrições de mobilidade e a insegurança sanitária trouxeram ao cliente o desejo de se conectar com a natureza e de buscar por locais abertos e ao ar livre para atividades de lazer e socialização. 

Alguns clientes já planejam sair das grandes cidades para levar uma vida mais prazerosa no campo. 

É importante que as empresas pensem em soluções de serviços e produtos que ofereçam aos clientes a sensação de estar em um oásis ao ar livre no meio dos centros urbanos. 

Reconstruir melhor 

Nunca a responsabilidade social das empresas foi tão cobrada pelos clientes como no momento atual. 

A Covid-19 exacerbou as desigualdades e as dificuldades dos sistemas de saúde em diversos países, fazendo com que o senso de responsabilidade social se tornasse uma demanda cada vez mais urgente. 

Os clientes esperam, assim, que as empresas tomem iniciativas que protejam a saúde de seus clientes e colaboradores. Ou seja, que contribuam para uma sociedade mais igual e um planeta saudável.

Realidade Phydigital

A pandemia também tornou evidente a necessidade do uso de plataformas digitais para se viver em um mundo mais integrado e cômodo. 

A realidade Phydigital é um modelo híbrido em que os clientes podem trabalhar, socializar, consumir e divertir-se tanto fisicamente, como digitalmente. 

Por isso a demanda por estratégias que conectem experiências virtuais valiosas com vivências físicas mais confortáveis e seguras. 

Desejo por conveniência

É evidente que o cliente de hoje sente muita falta do mundo pré-pandêmico, no qual podia circular livremente e sem medo, ir ao shopping, um mercado ou a um restaurante quando desejasse.

É essa conveniência que as empresas têm que estar de olho. Adaptando-se a modelos de negócios resilientes e que estejam de acordo com o perfil de seus clientes.

Linda mulher de negócios com máscara médica, trabalhando no escritório. Jovem empresária falando ao telefone. Mudança de comportamento das pessoas.

Obcecados por segurança

A busca por segurança, higiene e bem-estar tornou-se uma constante no mundo de hoje. 

Como o contágio pelo coronavírus ainda é alto, principalmente no Brasil, é importante que as empresas busquem por soluções inovadoras que diminuam esse risco e ofereçam segurança para atender o novo comportamento do cliente

Otimizar o tempo

Os clientes de hoje prezam muito mais por utilizar seu tempo com qualidade, em busca de momentos de tranquilidade, em que possam exercitar sua criatividade, no meio da rotina. 

As empresas, portanto, devem buscar formas de flexibilizar suas atividades para corresponder às expectativas de seus colaboradores.

Para aquelas que oferecem serviços e produtos, é necessário desenvolver soluções acessíveis para o perfil de seus clientes. 

Inquietos e Rebeldes 

De acordo com a Euromonitor, em 2020, 29% dos clientes globais estavam envolvidos em questões políticas e sociais. 

Desafiando a desinformação, os clientes estão cada vez mais desconfiados de seus líderes, da mídia e dos governos, colocando suas necessidades pessoais como prioridade.

Por isso, é esperado que as empresas combatam a desinformação, utilizando cada vez mais seus canais digitais para se conectar com seus clientes.

Abalados e reflexivos

No ano passado, a depressão e a saúde mental tiveram um impacto negativo em 73% da vida cotidiana de clientes do mundo todo.

Por conta disso, a maioria das pessoas buscam reavaliar sua vida, priorizando a saúde, o autoconhecimento, o equilíbrio e o bem-estar.

As empresas, por tanto, devem corresponder a essas expectativas, oferecendo soluções que estimulem o bem-estar psicológico, a resiliência e ajudem os clientes a lidar com situações adversas.

 A ordem é pechinchar 

Com o atual cenário de incerteza na economia mundial, muitos clientes estão cautelosos com as suas compras, cortando gastos supérfluos e priorizando produtos e serviços de valor agregado. 

Para seguir no mercado, é fundamental que as empresas desenvolvam estratégias acessíveis para os clientes como, por exemplo, a expansão de marcas próprias, criação de programas de fidelização, reformulação de portfólios e promoções, etc.

Novos espaços de trabalho

A pandemia trouxe uma redefinição para os espaços de trabalho, já que a grande maioria dos clientes se viu trabalhando de casa. 

O home office teve um impacto sem precedentes na vida das pessoas, que agora encontram dificuldades em separar trabalho, vida pessoal e lazer. 

Nesse cenário, as empresas devem apoiar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, correspondendo às necessidades de produtividade e comunicação de seus clientes e colaboradores.

Ao usar essas valiosas informações no seu negócio, aliadas à inteligência competitiva, será possível conhecer ainda melhor o comportamento do cliente. Se quiser saber mais sobre como analisá-los, entre em contato conosco, conheça nossas soluções e leve o seu negócio a um patamar superior.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter