fbpx

Dicas para Ecommerce: o que aprender com a Amazon

Dicas para Ecommerce: o que aprender com a Amazon

Inspire-se em uma das lojas virtuais que possuem grandes vantagens competitivas

Provavelmente, você já deve ter ouvido uma série de profecias relacionadas ao e-commerce. Uma das mais significativas diz respeito ao surgimento da Amazon, em 1994, ou seja, 4 anos antes do Google. Esta empresa, é hoje uma das mais famosas e lucrativas do mercado. Por isso, separamos dicas para e-commerce para você aplicar no seu negócio digital!

A seguir, você descobrirá que a Amazon oferece dicas de e-commerce valiosas. Assim, aprenda com cada uma delas e faça seu negócio decolar tomando como inspiração uma das principais empresas online do mundo.

O que está por trás do sucesso da Amazon?

A Amazon começou na garagem de um casal que tinha a pretensão de abrir uma singela e despretensiosa loja online de livros. Com o tempo, a empresa foi se desenvolvendo e entrando em contato com estratégias inovadoras que fortaleceram ainda mais a sua relação com os clientes.

Nesse sentido, seu sucesso foi diretamente relacionado ao fim das livrarias físicas, o que, obviamente, não se cumpriu. Afinal, pessoas que fazem questão de folhear livros e passear pelas prateleiras em busca de tesouros estão espalhadas pelo mundo inteiro.

Com o lançamento do Kindle, os rumores de que os livros impressos não se sustentariam começaram a surgir no contexto editorial. A saber, o próprio mercado acusou a Amazon de desleal, afirmando que ela estava se valendo de competição agressiva.

A resposta a essas previsões não poderiam ser melhores. Ela aumentou seu ecossistema e permitiu o acesso de fornecedores à sua base. E não foi só isso: todos puderam se aproveitar da sua escala de logística para entregar produtos aos clientes.

Com isso, chegamos a uma das principais dicas para e-commerce da Amazon: não é porque você está marcando presença no ambiente online que a loja física precisa deixar de existir.

Afinal, é de interesse da Amazon garantir que as lojas físicas existam. Se não fossem elas, como seria apresentar showrooms e mostruários para o cliente experimentar produtos antes de comprá-los pela internet?

Dicas de e-commerce que devemos aprender com um dos maiores players do mercado

Com as informações que compartilhamos até aqui, já deu para perceber que a Amazon é um case de sucesso. A boa notícia é que suas estratégias de relacionamento com o cliente podem ser colocadas em prática por empresas de todos os portes e setores.

a tela de um celu.ar exibe o ícone do aplicativo da Amazon. Essa é uma das maiores empresas do mercado atualmente e ela oferece valiosas dicas de e-commerce para você colocar em prática

Para te ajudar a se inspirar, a seguir apresentamos 5 lições da Amazon para você aplicar em seu negócio. Por isso, continue a leitura para alcançar mais visibilidade e obter ótimos resultados em vendas.

Site funcional e responsivo

Basicamente, toda estratégia de marketing digital da Amazon está focada em seu site. A página da loja é altamente funcional e não é à toa que ela se destaca no Google. A experiência do cliente é satisfatória em diferentes dispositivos.

Além disso, os produtos são separados por categorias. A loja também disponibiliza listas personalizadas, sugestões, promoções e descontos em produtos relacionados ao perfil do cliente. Tudo isso para facilitar a compra e garantir a fidelização.

E-mail marketing é uma das dicas de e-commerce para você aplicar!

A Amazon envia ofertas sazonais, divulga lançamentos e compartilha promoções relâmpago por meio de um dos canais de comunicação mais tradicionais da cultura digital. O que faz com que ela seja destaque é sua abordagem personalizada.

Sua equipe de marketing se vale de informações relacionadas ao comportamento do cliente no site. Dessa forma, ela considera o histórico de compra, localização, idade e gênero para criar e-mails personalizados e aumentar as chances de vendas.

Relacionamento de qualidade e logística eficiente

A Amazon entende que a experiência do cliente deve ser positiva em todos os processos de relacionamento com a empresa.  Por isso, mais do que investir em campanhas de divulgação, é fundamental oferecer atendimento de qualidade.

O tempo de resposta a dúvidas, reclamações, solicitação de reembolso, entre outras ações, costuma superar as expectativas do cliente. Por fim, a logística eficiente é um dos princípios da empresa. Os pedidos são entregues em tempo hábil e em ótimo estado.

Dicas de e-commerce – Inovação de nichos

O e-commerce, que começou com a venda de livros, não deixa de surpreender no quesito inovação. O Kindle Unlimited, programa de assinatura de e-books é exemplo disso. São mais 700 mil títulos disponibilizados para os clientes.

Para garantir presença digital, a empresa ainda disponibiliza o Amazon Fire TV, Amazon Music e Amazon Prime Video. Todos os produtos estão interligados, de modo a gerar benefícios, como frete grátis na compra de produtos e descontos especiais.

A Amazon tem o poder de nos colocar diante de dicas de e-commerce que vale a pena aderir. Se você tem pretensão de se manter em nível de igualdade ou se especializar nesse mercado competitivo, adeque cada uma delas à realidade do seu negócio.

Para avaliar se as estratégias usadas estão dando certo e fortalecimento a marca da sua empresa, conte com a SAX. Nossa metodologia de Cliente Oculto pode te ajudar a analisar cada detalhe dos processos do seu e-commerce e tomar decisões mais assertivas.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter