fbpx

Dicas para Ecommerce: o que aprender com a Amazon

Dicas para Ecommerce: o que aprender com a Amazon

Inspire-se em uma das lojas virtuais que possuem grandes vantagens competitivas

Dicas para e-commerc! Agora é a hora.Provavelmente, você já deve ter ouvido uma série de profecias relacionadas ao e-commerce. Uma das mais significativas diz respeito ao surgimento da Amazon, em 1994, ou seja, 4 anos antes do Google.

Será que a empresa veio para acabar com as livrarias físicas, substituir o livro impresso pelo eletrônico e colocar em xeque o sistema de logística de outras lojas online? A resposta para todas essas perguntas é não!

A seguir, você descobrirá que a Amazon oferece dicas de e-commerce valiosas. Aprenda com cada uma delas e faça seu negócio decolar tomando como inspiração uma das principais empresas online do mundo.

O que está por trás do sucesso da Amazon

A Amazon começou na garagem de um casal que tinha a pretensão de abrir uma singela e despretensiosa loja online de livros. De lá pra cá, a empresa tem contato com estratégias inovadoras que fortalecem ainda mais sua relação com os clientes.

Seu sucesso foi diretamente relacionado ao fim das livrarias físicas, profecia que, obviamente, não se cumpriu. Afinal, pessoas que fazem questão de folhear livros e passear pelas prateleiras em busca de tesouros estão espalhadas pelo mundo inteiro.

Com o lançamento do Kindle, os rumores de que os livros impressos não se sustentariam começaram a surgir no contexto editorial. O próprio mercado acusou a Amazon de desleal, afirmando que ela estava se valendo de competição agressiva.

A resposta a essas previsões não poderiam ser melhores. Ela aumentou seu ecossistema e permitiu o acesso de fornecedores à sua base. E não foi só isso: todos puderam se aproveitar da sua escala de logística para entregar produtos aos clientes.

Com isso, chegamos em uma das principais dicas para e-commerce da Amazon: não é porque você está marcando presença no ambiente online que a loja física precisa deixar de existir.

Afinal, é de interesse da Amazon garantir que as lojas físicas existam. Se não fossem elas, como seria apresentar showrooms e mostruários para o cliente experimentar produtos antes de comprá-los pela internet?

Lições que devemos aprender com um dos maiores players do mercado

Com as informações que compartilhamos até aqui, já deu para perceber que a Amazon é um case de sucesso. A boa notícia é que suas estratégias de relacionamento com o cliente podem ser colocadas em prática por empresas de todos os portes e setores.

Para te ajudar a se inspirar, a seguir, apresentamos 5 lições da Amazon para você aplicar em seu negócio assim que terminar a leitura deste artigo. Por isso, continue a leitura para alcançar mais visibilidade e obter ótimos resultados em vendas.

Site funcional e responsivo

Basicamente, toda estratégia de marketing digital da Amazon está focada em seu site. A página da loja é altamente funcional e não é à toa que ela se destaca no Google. A experiência do cliente é satisfatória em diferentes dispositivos.

Além disso, os produtos são separados por categorias. A loja também disponibiliza listas personalizadas, sugestões, promoções e descontos em produtos relacionados ao perfil do cliente. Tudo isso para facilitar a compra e garantir a fidelização.

E-mail marketing

A Amazon envia ofertas sazonais, divulga lançamentos e compartilha promoções relâmpago por meio de um dos canais de comunicação mais tradicionais da cultura digital. O que faz com que ela seja destaque é sua abordagem personalizada.

Sua equipe de marketing se vale de informações relacionadas ao comportamento do cliente no site. Dessa forma, ela considera o histórico de compra, localização, idade e gênero para criar e-mails personalizados e aumentar as chances de vendas.

Relacionamento de qualidade e logística eficiente

A Amazon entende que a experiência do cliente deve ser positiva em todos os processos de relacionamento com a empresa.  Por isso, mais do que investir em campanhas de divulgação, é fundamental oferecer atendimento de qualidade.

O tempo de resposta a dúvidas, reclamações, solicitação de reembolso, entre outras ações, costuma superar as expectativas do cliente. Por fim, a logística eficiente é um dos princípios da empresa. Os pedidos são entregues em tempo hábil e em ótimo estado.

Inovação de nichos

O e-commerce, que começou com a venda de livros, não deixa de surpreender no quesito inovação. O Kindle Unlimited, programa de assinatura de e-books é exemplo disso. São mais 700 mil títulos disponibilizados para os clientes.

Para garantir presença digital, a empresa ainda disponibiliza o Amazon Fire TV, Amazon Music e Amazon Prime Video. Todos os produtos estão interligados, de modo a gerar benefícios, como frete grátis na compra de produtos e descontos especiais.

A Amazon tem o poder de nos colocar diante de dicas de e-commerce que vale a pena aderir. Se você tem pretensão de se manter em nível de igualdade ou se especializar nesse mercado competitivo, adeque cada uma delas à realidade do seu negócio.

Para avaliar se as estratégias usadas estão dando certo e fortalecimento a marca da sua empresa, conte com a SAX. Nossa metodologia de Cliente Oculto pode te ajudar a analisar cada detalhe dos processos do seu e-commerce e tomar decisões mais assertivas.

 

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter