fbpx

Controle de estoque automatizado: vale a pena mesmo? Descubra aqui

Controle de estoque automatizado: vale a pena mesmo? Descubra aqui

Um estoque automatizado é a solução ideal para qualquer negócio. Isso porque, em qualquer operação, exige-se um controle maior sobre os seus produtos. Sem isso, a empresa pode ter dificuldade em suprir o cliente, o que acaba sendo bem prejudicial.

Estoque automatizado, o que é?

De modo resumido, a automatização é a adição de um equipamento automático que dá conta de tarefas que antes eram feitas por pessoas. Ou seja, de forma manual. 

Assim, um estoque automatizado existe quando a empresa se apoia no uso de tecnologias para organizar, catalogar e controlar seus produtos e materiais. 

Qual a importância disso?

Pode-se afirmar que essa é uma tendência que cresce cada vez mais em diversos ramos de negócios. Isso porque, as vantagens são muitas, por exemplo, aumento da eficiência e deixa os processos mais precisos.

A importância da automação dentro de um estoque é muita, ainda mais ao se analisar os benefícios como:

  • Maior controle e rastreio de processos;
  • Otimização da produção;
  • Monitora dados;
  • Centraliza as informações;
  • Ajuda na tomada de decisão;
  • Otimiza o tempo produtivo no trabalho.

Um estoque automatizado precisa fazer parte do seu negócio. Acima de tudo, porque por meio dele, tem-se uma visão mais objetiva de tudo o que acontece em seu varejo. Dessa forma, a tomada de decisão fica mais fácil, além de mais apurada.

As vantagens de se ter um controle de estoque automatizado

Uma empresa do varejo hoje ganha destaque no mercado não por seu porte ou capacidade para investir. Mas sim, de acordo com a sua eficiência e otimização de processos.

Estoques automatizados, por sua vez, proporcionam isso, acima de tudo. Dessa forma, agregar esse tipo de tecnologia de controle é essencial. Afinal, esse é um dos setores que mais geram retorno.

Dito isso, então, conheça as principais vantagens práticas que essa opção pode oferecer a sua empresa, bem como, ao sucesso dela.

Uma mulher branca loira de cabelo curto e óculos está sentada em uma sala de estoque. Ela está escrevendo em um papel e está com uma cara pensativa enquanto planeja a gestão do seu estoque automatizado

1- Rastreabilidade

Antes de tudo, quando se trata de controle de estoque, há diversos desafios. Dentre eles, está o uso de dados precisos e em tempo real sobre:

  • Localização;
  • Quantidades;
  • Utilização.

Em outras palavras, existe uma dificuldade em obter informações específicas sobre cada produto, tanto do seu varejo quanto no que diz respeito à parte de produção.

Faça um cálculo de giro de estoque mais preciso

Com um estoque automatizado, os dados são mais precisos. Dessa maneira, torna-se possível calcular melhor o seu giro. Bem como, negociar com os fornecedores.

Isso, sem dúvida, é muito mais vantajoso para os negócios, pois assim será mais fácil garantir que não falte nenhuma mercadoria quando a sua loja mais precisar dele.

2- Menos desperdícios

Em qualquer situação, eventuais erros nos estoques causam danos nos negócios, isso é fato. Em uma produção, por exemplo, significam:

  • Desperdício de materiais;
  • Perda de qualidade.

Agora, para o varejo, por outro lado, pode gerar problemas ao preparar o pedido do cliente. Ou ainda pior, causar insatisfação no mesmo. Mas, quando se automatiza o estoque, vários processos manuais são eliminados e que, muitas vezes, são as principais fontes de erros.

3 – Um estoque automatizado impacta na redução de custos

Esse benefício, na verdade, é resultado da situação em que há menos erros e desperdícios em seu estoque. Afinal, se não há menos prejuízos, sem dúvida, haverá menos gastos imprevistos.

Acima de tudo, investir em um estoque automatizado é a garantia de que em pouco tempo, você terá um retorno tanto em redução de custos quanto em reestruturação.

Como escolher um bom sistema de controle de estoque automatizado?

Hoje em dia, o que não falta neste mercado são opções para controlar o estoque. Portanto, fica a dúvida de como escolher a melhor para a sua loja. A resposta, de fato, está na integração.

Para fazer uso disso do jeito mais adequado é preciso ter uma visão mais ampla dos processos de armazenamento interno e logística. Bem como, relacionar ambos com outras áreas como:

  • Vendas;
  • Marketing;
  • Financeiro;
  • Operações.

Isso porque, o estoque não é um setor separado da sua empresa. Acima de tudo, é a parte que supre todo o negócio. Dessa forma, o ideal é ter uma gestão desse espaço em uma plataforma que seja integrada e maior. 

Foque nas necessidades do negócio

Para não errar em sua escolha, antes de mais nada, leve em conta a necessidade da sua empresa. Afinal, o que uma de pequeno porte precisa é muito diferente do que uma grande corporação necessita.

Com isso, avalie com atenção para não contratar um sistema cheio de recursos dos quais nem vai usar. Aliás, opte por uma ferramenta que acompanhe o desenvolvimento do seu negócio.

Os desafios de se ter um estoque automatizado na empresa

Ter um estoque automatizado gera muitos prós para um negócio. No entanto, não é um processo livre de alguns desafios. Por conta disso, muitas empresas resistem um pouco antes de investir em um, então, confira os dois principais obstáculos.

Custo

Muitos varejistas acham que automatizar um estoque gera um gasto acima do que um negócio pode bancar. No entanto, o mercado atual possui várias opções, então, basta buscar aquela que melhor vai atender a sua empresa.

Acima de tudo, faça uma boa pesquisa sobre ERP e encontre um software que valha o custo-benefício que possui. A fim de conseguir todas as vantagens sem se exceder nos custos.

Tempo de aplicação

Existem aqueles que também resistem a aplicação de um sistema do tipo por conta do tempo. Essa dúvida é até natural, entretanto, isso depende do parceiro com o qual fechar negócio.

Há sim a chance de diminuir o tempo de aplicação se a equipe tiver dedicação na tarefa. Além disso, tal ação vai exigir menos recursos da sua própria empresa.

E então, essa opção vale a pena mesmo?

Um estoque automatizado é essencial para um negócio do setor de varejo. Afinal, oferece muitas vantagens e ainda elimina certas situações que podem gerar a insatisfação do cliente.

Para que tudo corra bem, no entanto, deve-se escolher um parceiro eficaz e com um sistema de gestão que tem tudo de que a sua empresa precisa.

Já que vai investir em seu negócio, não deixe de conferir também os serviços da SAX. Uma empresa especialista em Cliente Oculto e Auditoria de PDV. Grandes marcas já confiam nela, portanto, dê o primeiro passo rumo ao sucesso ao entrar em contato com ela.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter