fbpx

Como fazer a gestão de posto de gasolina usando Mystery Shopping?

Como fazer a gestão de posto de gasolina usando Mystery Shopping?

A gestão de posto de gasolina é um desafio. Afinal, é preciso lidar com fatores complexos, como variações no preço do combustível, alta rotatividade de clientes e falta de segurança pública, além dos processos administrativos rotineiros. Por isso, ferramentas como o Mystery Shopping precisam ser adotadas.

Ele permite analisar os processos do posto para tomar decisões que possam melhorar as rotinas e a experiência do cliente. Desse modo, são geradas maiores oportunidades de crescimento.

Você sabe como essa ferramenta funciona e de que maneira contribui com a gestão do posto? Explicaremos tudo neste artigo e mostraremos como implementar o Mystery Shopping para alcançar melhores resultados. Acompanhe!

O que é e como funciona o Mystery Shopping?

Para ter certeza de que o cliente está satisfeito com o modo como é atendido no posto de gasolina, o ideal é escutar sua opinião. Porém, teremos um feedback que, embora benéfico, pode não ser suficiente para oferecer detalhes.

Assim, é mais eficaz utilizar recursos técnicos para avaliar criteriosamente como está a organização e o atendimento do posto. Por isso, a ferramenta Mystery Shopping é uma excelente alternativa.

Consiste em solicitar a avaliação de uma pessoa sobre tudo o que acontece no posto, mas ela não se apresentará como um auditor ou fiscal. Estará ali na condição de um cliente como qualquer outro e será atendido pela equipe, observando detalhes como:

  • abordagem;
  • postura dos colaboradores;
  • interação da equipe;
  • tempo de espera;
  • organização;
  • cuidado com seu veículo.

O Mystery Shopping, portanto, é um cliente misterioso atendido como qualquer outro, mas que já comparece à empresa com instruções sobre o que precisa analisar. Essa pessoa tem o mesmo perfil do público do posto, para que se possa ter um feedback completo e criterioso.

O intuito dessa avaliação não é prejudicar ninguém, mas trazer benefícios para o coletivo, melhorando a gestão do posto, o atendimento e o engajamento da equipe.

Como o Mystery Shopping ajuda na gestão de posto de gasolina?

Se a equipe do posto não souber que estará atendendo uma pessoa “especial”, não haverá mudanças na forma como se comporta.

Desse modo, é possível que o avaliador tenha uma dimensão precisa de como é a rotina. Então, poderá elaborar um relatório a partir do que viu e sobre o que precisa ser melhorado.

Veja, a seguir, de que maneira o Mystery Shopping ajuda na gestão de posto de gasolina.

Apontando falhas

Diferentemente de um cliente comum, o misterioso não tem pressa e pode observar, de forma crítica, como é o ambiente de modo geral, identificar falhas e apontá-las para que sejam corrigidas.

Identificando oportunidades

Por meio do Mystery Shopping, observamos o potencial do posto e dos colaboradores. Identificamos oportunidades de crescimento, otimização e melhorias que podem envolver os processos, o layout ou o modo como o trabalho é distribuído.

Motivando os funcionários

Quando há uma boa gestão de posto de gasolina, organização, segurança e processos bem definidos, os colaboradores trabalham motivados. Eles vestem a camisa da empresa, prestam um bom atendimento e há menores chances de falhas.

Retendo talentos

O profissional satisfeito com seu trabalho e com a empresa onde atua não tem interesse em abandonar seu emprego. Por isso, o Mystery Shopping favorece a retenção de talentos. Isso é importante porque evita a rotatividade de colaboradores que traz prejuízos e dificulta o engajamento.

Como implementar o Mystery Shopping?

Com a implementação do Mystery Shopping, os processos, rotinas e espaço físico do posto de gasolina ficarão organizados. Aplicar essa ferramenta não é difícil, você apenas precisa de alguém que faça a avaliação.

Uma empresa especializada é uma boa opção. Assim, você terá uma visão detalhada de pessoas devidamente instruídas por profissionais que verificarão detalhes cruciais, como:

  • se tudo está de acordo com os padrões estabelecidos pela empresa;
  • se os colaboradores estão bem treinados;
  • como estão os concorrentes;
  • se o espaço é bem organizado.

O Mystery Shopping, portanto, favorece a gestão de posto de gasolina apontando aos responsáveis o que pode ser melhorado, as falhas e oportunidades, entre outras questões importantes. Assim, tudo fica perfeitamente alinhado, os colaboradores engajados e o cliente satisfeito!

Quer mais detalhes sobre como implementar o Mystery Shopping em seu posto de gasolina? Entre em contato conosco e converse com a nossa equipe!

[rock-convert-cta id=”11081″]

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter