fbpx

O que é cliente oculto? Uma das principais atividades que te proporcionam ganhos extras

O que é cliente oculto? Uma das principais atividades que te proporcionam ganhos extras

Descubra porque esse tipo de trabalho pode te ajudar a conseguir uma renda extra

A busca por estabilidade financeira passa por uma série de estratégias. Uma delas é a busca por atividades que complementam a renda familiar por meio de trabalhos sem vínculos formais.

Se você está procurando uma atividade para conseguir renda extra de forma segura, atuar como cliente oculto pode ser uma ótima oportunidade.  A seguir, você descobrirá o que isto significa e o que deve fazer para ingressar nesse universo.

O que é cliente oculto?

O cliente oculto é um cliente que avalia o nível de qualidade do serviço de um negócio. Como o próprio nome sugere, ele atua como um cliente disfarçado em empresas de produtos ou serviços, em contexto físico ou virtual.

De acordo com uma pesquisa da Serasa intitulada Impactos da Vida Financeira no Trabalho, 76% dos entrevistados, sendo todos consumidores da base da empresa, precisaram recorrer a outros tipos de trabalho para complementar a renda.

Dessa forma, a atuação como cliente oculto, que tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil, faz parte desses dados. 

Essa metodologia, que iniciou nos Estados Unidos e passou a ser disseminada nas empresas de varejo, é usada para melhorar os resultados dos negócios. Por meio dela, é possível corrigir falhas e aperfeiçoar processos.

Quais são as atividades realizadas por um cliente oculto?

Como cliente oculto, você pode atuar de diversas maneiras, a depender dos objetivos da empresa que solicitará seus serviços. Assim, é importante ressaltar também que o cliente oculto irá atuar avaliando a experiência do cliente em determinadas situações.

Algumas delas são relacionadas ao atendimento, disposição dos produtos na loja, espaço físico ou virtual e formas de pagamento. O profissional também pode avaliar a qualidade da entrega dos produtos ou serviços, prazos, entre outros elementos relacionados a compras.  

Então, fique por dentro das principais atividades que você pode realizar como cliente oculto:

Observação do atendimento

Uma das tarefas mais críticas do cliente oculto é observar o atendimento ao cliente. 

Isso envolve prestar atenção minuciosamente nas interações que são produzidas entre cliente e funcionários. 

Assim, alguns elementos sempre serão analisados, como a receptividade, presteza e capacidade de lidar com expectativas e preocupações dos clientes.

A qualidade do atendimento desempenha um papel significativo na experiência do cliente e, portanto, é uma área chave de avaliação.

Análise de ambiente

Quando se trata de avaliar estabelecimentos físicos, como lojas, restaurantes ou hotéis, a análise de ambiente desempenha um papel fundamental. 

Isso inclui observar a aparência geral do local, a limpeza, a organização, a decoração e a atmosfera. Ou seja, o quão impactante está sendo este ambiente para que os clientes se sintam agradáveis o suficiente para gastar ali dentro. 

Na maioria das vezes, os estímulos visuais chamam muito mais atenção e são determinantes para uma tomada de decisão. Ou seja, um atendimento de excelência não será suficiente diante do objetivo de atrair e fidelizar clientes.

Portanto, esta análise de ambiente visa fornecer uma visão completa do ambiente em que os clientes interagem com a empresa.

Compras Online 

A análise de compras online atualmente é uma das atividades frequentemente atribuídas aos clientes ocultos. 

Este tipo de avaliação, permite que você analise a experiência de um cliente desde o momento em que ele acessa um site, até a conclusão de compra. 

Então, aqui também cabe prestar atenção no tempo que o cliente gasta para encontrar o produto que deseja, se as informações do site são verdadeiras, se o passo a passo para a realização do pagamento com cartão é segura, até a qualidade de entrega.

Neste contexto, pode-se incluir também as lojas que vendem seus produtos pelo Instagram ou Facebook. Aqui, irá ser analisado, para além do atendimento em si, o tempo de resposta na plataforma, para saber se os funcionários estão sabendo conduzir um atendimento virtual.

Ligações telefônicas

Talvez esta atuação não seja tão conhecida como as outras, mas em algumas avaliações os clientes ocultos podem realizar ligações telefônicas para testar o atendimento ao cliente por telefone. 

Neste sentido, o cliente oculto poderá fazer perguntas, solicitar informações ou simular cenários específicos para avaliar a qualidade do atendimento telefônico. 

Assim, sendo tão ou mais importante que um atendimento de excelência, a comunicação eficaz por telefone é essencial para muitos tipos de negócios, e o cliente oculto desempenha um papel vital para avaliar o direcionamento da comunicação de um estabelecimento.

Teste de conformidade 

Já o teste de conformidade é uma atividade na qual o cliente oculto verifica se as políticas e procedimentos da empresa estão sendo seguidos adequadamente. 

Isso pode incluir a verificação de algumas atividades, como a  idade ao comprar álcool, a conformidade com políticas de devolução de produtos ou a adesão a diretrizes de segurança. 

Para a satisfação e fidelização do cliente final, garantir que as políticas sejam seguidas ajuda as empresas a manter padrões consistentes de qualidade e conformidade.

Quem pode atuar como cliente oculto?

Para ser cliente oculto, você precisa ter mais de 18 anos. Esse tipo de atividade não exige formação específica ou experiência na área. Isso faz com que ele seja uma boa alternativa para quem está ingressando no mercado de trabalho. 

Como já foi dito, quem já trabalha formalmente pode se apropriar desse nicho para obter renda extra. O mesmo vale para desempregados em busca de alternativas financeiras ou quem já possui uma renda mensal fixa, mas deseja viver esta experiência.

Neste sentido, alguns perfis de cliente oculto são bastante comuns, como os que avaliam supermercados e varejos, lojas de cosméticos. Porém, outros ainda são desconhecidos, como os que avaliam os serviços de agências bancárias premium ou os que participam de testes drive em veículos de alto luxo. 

Ou seja, são muitas as possibilidades para alguém que necessita ou não melhorar seus ganhos durante o mês. 

Quais são os requisitos para ser cliente oculto?

Em primeiro lugar, é importante que você esteja disponível para desenvolver e aperfeiçoar suas habilidades de observação e análise.  Além disso, é necessário ser organizado e comunicativo.

Lembre-se de que o cliente oculto deve atuar completamente anônima. Portanto, para que você analise a qualidade das empresas, é necessário agir com total discrição e naturalidade, como se fosse realmente um consumidor.

Outro requisito importante é ser imparcial.  Pode ser que você seja convidado para avaliar processos que não fazem parte do seu gosto pessoal e isso não deve interferir no serviço prestado. 

São muitas informações que você precisa absorver antes de começar a atuar. Por isso, selecionamos os requisitos principais para melhor te nortear. Então, nos acompanhe: 

Observação ativa

Um dos principais requisitos para ser um cliente oculto é a habilidade de observar ativamente. Isso significa ser capaz de capturar detalhes sutis e comportamentos com atenção meticulosa. 

Por exemplo, se você for contratado para avaliar um atendimento em loja de departamento, é crucial observar todos os contextos. Desde a sua entrada no estabelecimento, à disposição das araras, a recepção dos atendentes, a atenção dos funcionários em te apresentar os produtos, até mesmo o seu momento no balcão para efetuar o pagamento. 

Isso quando você não é contratado para avaliar um funcionário especificamente. Ou seja, quanto mais você estiver com sua observação treinada, melhor será.

Neste contexto, os clientes ocultos são encarregados de identificar nuances que muitas pessoas deixariam passar despercebidas.

Como falamos acima, a capacidade de observar detalhes, desde a aparência dos funcionários até a limpeza do ambiente, é fundamental para fornecer avaliações ricas em informações.

Discrição

Não menos importante, a discrição é uma característica crítica do cliente oculto. 

Esta habilidade de atuar de forma discreta e eficaz é muito necessária para manter a integridade e o sigilo das avaliações.

Isso significa que você deve ser capaz de realizar avaliações sem chamar a atenção dos funcionários ou de outros clientes. Caso contrário, se perceberem a sua presença, a atuação de quem trabalha na empresa mudará e com isso sua avaliação será influenciada.

Portanto, manter sua verdadeira identidade em segredo é essencial para garantir uma atuação consistente, sem a possibilidade de falhas.

Integridade e ética

A integridade e a ética são valores centrais para qualquer cliente oculto! 

Você deve estar comprometido com a honestidade e a imparcialidade em todas as avaliações que realiza. 

Vale ressaltar que os funcionários que trabalham no local analisado não devem ser penalizados sem motivos coerentes. Ou seja, uma avaliação falha poderá prejudicar pessoas e uma dinâmica inteira de serviço, por isso a necessidade deste cuidado ao extremo.

Saiba que sua responsabilidade é fornecer uma visão justa e objetiva da experiência do cliente, sem preconceitos ou influências pessoais. Assim, manter um alto padrão ético é crucial para preservar a confiança das empresas contratantes e garantir a qualidade das avaliações.

Entendimento das perspectivas do cliente 

Por último e não menos importante, um requisito fundamental é a capacidade de se colocar no lugar do cliente comum. 

Isso quer dizer que você deve avaliar a experiência sob a perspectiva de alguém que não está ciente de sua função como cliente oculto. 

Ou seja, a habilidade de agir como uma pessoa normal é o que facilitará que sua análise seja embasada em informações reais.

Portanto, o objetivo é fornecer avaliações que sejam representativas das experiências reais dos clientes e que ajudem as empresas a entender como podem melhorar.

Quais são as etapas da atuação do cliente oculto?

Para que suas avaliações como cliente oculto rendam bons resultados, você deve realizar uma série de atividades propostas conforme as estratégias de cada empresa. O início dessa jornada é a realização do seu cadastro. 

Aqui é importante você escolher uma empresa, como a SAX, que já atua no mercado há muitos anos e é considerada uma das maiores e melhores empresas do setor, para que você tenha segurança durante sua atuação.

Feito seu cadastro, certifique-se que informou seu número de telefone e e-mail corretamente para garantir que nossa equipe entre em contato com você. Utilizaremos esses canais de comunicação para te chamar para a próxima etapa.

Sobre o próximo passo!

O passo seguinte é a certificação. Nesse momento, você vai conhecer os detalhes a respeito do projeto do qual você irá participar e aprenderá todos os procedimentos que deve cumprir. 

Com o treinamento finalizado e a instrução do projeto do cliente oculto em mãos, é hora do agendamento de visitas. Organize um cronograma conforme a sua disponibilidade dentro do dia e horários propostos pela empresa para a realização da avaliação.

Antes da visita, releia a instrução que você recebeu na avaliação e revise tudo o que você deverá avaliar. Não leve esse documento para o local que será visitado. Também é importante que você não faça anotações enquanto estiver em campo.

Se, durante a avaliação, for preciso fazer algum tipo de compra, não se esqueça de pedir o recibo para que o valor seja reembolsado. Ele deverá ser entregue com o questionário.

Preencha o questionário após a visita, em um local seguro e tranquilo. Responda ao questionário com as informações solicitadas e entregue no prazo estipulado.

Seja claro e preciso ao escrever os comentários. Lembre-se de que será por meio dos dados fornecidos que a empresa atuará no aprimoramento de estratégias e tomará as medidas cabíveis para garantir melhor qualidade no atendimento.

Quanto ganha um cliente oculto?

Vale ressaltar, que o pagamento nem sempre será feito em dinheiro. Isso porque, também podem ser oferecidos, vouchers e outros benefícios.

O que você receberá depende do tipo de projeto e das ações. Em média, os valores de cachê podem variar entre R$50,00 a R$500,00. Em casos especiais, como hotéis de luxo, os valores podem ser ainda maiores.

Lembre-se de que se trata de uma atividade autônoma e você recebe apenas pela visita realizada.

Então, caso você deseja conseguir uma renda extra um pouco mais significativa como cliente oculto, é fundamental prestar atenção nos quesitos que citamos neste texto para aplicar em suas análises.  Dessa forma, você receberá cada vez mais propostas e propostas mais complexas.

Como se tornar um cliente oculto? 

Bom, se você chegou até aqui e deseja fazer parte da nossa equipe de cliente oculto, faça o seu cadastro em nossa plataforma e siga o passo a passo que entraremos em contato com você para o direcionamento de atividades. 

Saiba que seu desempenho é extremamente valioso não só para nós, mas para todas as empresas, produtos e serviços que receberão avaliações corretas, partindo da análise da sua experiência. 

Então, não perca mais tempo! Se torne um cliente oculto agora mesmo!

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter