fbpx

Planejamento de Vendas para Promoções: qual sua importância

Planejamento de Vendas para Promoções: qual sua importância

Contar com um planejamento de vendas é elementar para aproveitar um período promocional, atrair novos clientes e obter sucesso. Especialmente no planejamento de promoções, como a Black Friday. Esse costume de reduzir preços começou nos Estados Unidos e acontece na sexta seguinte ao dia de Ação de Graças, feriado do país.

Assim sendo, as lojas precisam garantir que estejam preparadas para um fluxo maciço de clientes nessa época, que já está entre as datas comemorativas em que o comércio brasileiro mais fatura. Se você se inclui entre os varejistas que querem ganhar mais dinheiro, não deixe de lado o planejamento de vendas.

Conforme você desenvolve seu planejamento para a Black Friday, certifique-se de focar principalmente nos aspectos que vamos relacionar a seguir. Veja agora mesmo!

Estabeleça os preços que serão praticados

Para estabelecer os preços que serão praticados na promoção, é necessário que sua política de descontos seja transparente e realista, até porque os órgãos de defesa ficam muito atentos nesses dias. Dessa forma, é melhor ser um pouco mais conservador em alguns descontos do que aumentar o preço de um produto para criar a falsa sensação de menor valor.

Essa é uma boa oportunidade para elevar o volume de vendas uma vez que sua margem de lucro será reduzida nesse período. Reforçar positivamente a percepção da sua marca será também o momento, ao vender valor, e não somente preço.

Entretanto, se o seu negócio vende em amplo volume um determinado produto na Black Friday, você deve aplicar um desconto maior sobre ele, já que terá a compensação pela grande quantidade vendida. Caso contrário, para que a promoção dê lucro, diminua um pouco seu preço.

Pense também no que os fornecedores envolvidos no seu negócio podem prover de benefícios para a promoção. Os Correios, por exemplo, oferecem diferentes tipos de contratos que são boas alternativas para reduzir os custos de envios de mercadorias.

Faça um bom planejamento de estoque

Como parte fundamental do planejamento de vendas, analisar o estoque é primordial. Afinal de contas, os melhores produtos para entrar em promoção na Black Friday são aqueles que estão em abundante quantidade no estoque.

Por isso, vale a pena saber como organizá-los de maneira correta. Assim, ter essa análise nas mãos dará a você subsídios para projetar as promoções, e você saberá quais produtos serão devidamente anunciados.

Outra ideia é ofertar itens que “puxem” a venda de outros. Ou seja, se muitos clientes que compram o produto A também compram o produto B, é apropriado dar destaque a um junto ao outro. Esses itens também funcionam como portas de entrada para a negociação de outros com venda mais complexa.

Prepare sua equipe de atendimento

A parte mais importante do planejamento de vendas ao se preparar adequadamente para a Black Friday é a integração da sua equipe de vendas acerca da adequação da data. Converse com o seu time e instrua-o a retomar o relacionamento com seus clientes fidelizados, por meio da prospecção ativa ou por e-mail marketing, por exemplo.

Da mesma forma, é relevante alinhar quais serão as ofertas praticadas para evitar falhas de comunicação entre a equipe e clientes e, assim, ter prejuízo no fim do dia, principalmente no caso de negociações mais complexas.

Durante o período, é natural que os clientes tenham muitas dúvidas e é essencial que a empresa esteja pronta para atender a todos. Assim, um atendimento fraco pode resultar em desistência e experiênciasruins têm impactos muito piores para o negócio do que as boas.

Do mesmo modo como as pessoas programam suas compras para maximizar seu ganho com descontos enquanto aproveitam o momento para comprar o que precisam, as marcas devem se planejar para tirar o máximo de proveito em resultados.

Por fim, a melhor forma para criar as suas estratégias de promoções na Black Friday é elaborando um eficiente planejamento de vendas. Ele será como um “roteiro” para todas as suas ações promocionais. Assim, é mais fácil obter êxito com os seus esforços se esse planejamento for bem elaborado.

Se você gostou do nosso conteúdo e quer acompanhar mais novidades sobre esse e outros assuntos, curta nossas páginas no Facebook e no LinkedIn e veja mais.

[rock-convert-cta id=”10892″]

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter