fbpx

Descubra por que fazer benchmarking no varejo é uma ótima opção!

Descubra por que fazer benchmarking no varejo é uma ótima opção!

A melhor forma de aperfeiçoar uma habilidade, aprender alguma coisa nova ou avaliar o seu desempenho é procurar referências. Tanto na vida quanto nos negócios, é assim que as coisas funcionam. Afinal, só conseguimos crescer e compreender a nós mesmos se fizermos o exercício de observar o outro. Esses são motivos suficientes para entender por que fazer benchmarking.

Por sua vez, quando o assunto é profissional, nada muda. Se quisermos evoluir, devemos pensar em monitorar o mercado e o comportamento de compra, analisar o que a concorrência tem feito, saber as melhores práticas e aplicar no próprio negócio, buscando sempre por um diferencial.

Neste artigo, apresentamos o conceito de benchmarking, onde esse modelo pode ser aplicado no varejo e por que é uma boa opção investir nessa estratégia, ressaltando os principais benefícios que ela é capaz de trazer para qualquer tipo de negócio. Continue a leitura!

O que é benchmarking?

O termo “benchmarking” é derivado da palavra “benchmark” que, em inglês, significa “referência”. Assim sendo, em sua tradução livre, a expressão refere-se à prática de buscar referências, sempre com foco em resultados.

Nesse sentido, o objetivo dessa prática é comparar processos e ganhos de empresas do mesmo ramo de atuação. Em outras palavras, é uma análise comparativa do mercado, feita por meio de verificações e estratégias de monitoria, a fim de examinar as ações de cada marca.

Onde o benchmarking pode ser aplicado no varejo?

A ideia é traçar um panorama de como se comportam seus principais concorrentes em relação aos pontos mais importantes para o planejamento do seu varejo. Por exemplo, apresentamos a seguir alguns aspectos que você tem a oportunidade de medir por meio do benchmarking.

Serviços oferecidos

Examine com detalhes a maneira como a marca atende o cliente, como é a abordagem dos vendedores, o ambiente no ponto de venda, enfim, tudo o que envolve o processo comercial.

Estabeleça métricas e indicadores de desempenho, além de ter atenção a tudo o que tem funcionado no varejo em questão para atrair e fidelizar os clientes. Caso você, responsável pela gestão, não tenha como visitar os concorrentes para fazer isso, considere desenvolver uma estratégia de cliente misterioso.

Mix de produtos

Especialmente no varejo, a qualidade e a variedade dos itens à venda são critérios de análise fundamentais. Portanto, se você quer acompanhar a diversidade de produtos que a sua concorrência oferece, além de usar a metodologia do cliente oculto, também é indicado monitorar as redes sociais e sondar os sites dessas lojas.

Condições de pagamento

Fique de olho em quais são as formas de pagamento oferecidas pelos concorrentes e de que forma eles apresentam essas condições para o cliente. Nesse contexto, alguns pontos de atenção são bastante pertinentes:

  • verifique se eles dão descontos;
  • saiba que tipo de possibilidades eles oferecem para o pagamento parcelado;
  • cheque se eles têm uma linha de crédito própria ou se vendem apenas no cartão.

Política de preços

Identifique todas as marcas que vendem para o mesmo público-alvo que o seu, analise os produtos semelhantes e monitore os preços praticados por elas. Dessa forma, você terá a chance de aprender sobre a precificação das mercadorias, além de ter boas referências no mercado na hora de negociar com seus fornecedores.

Por que fazer benchmarking?

Entender por que fazer benchmarking é importante, pois possibilita que os gestores enxerguem muito além das próprias limitações. Com isso, tornam-se capazes de expandir a mente e o campo de ideias, além de achar soluções para os inúmeros desafios de forma mais rápida e eficaz. Veja, a seguir, os principais benefícios dessa prática.

Melhorar o conhecimento sobre a organização

Examinar a concorrência permite que toda a empresa fique consciente do próprio desempenho, assim como seus pontos fortes e fracos. Isso porque ela realiza um importante exercício de autoconhecimento e abre a visão para ficar por dentro de novas práticas de mercado, sempre pensando no seu público-alvo e em suas metas.

Dessa forma, torna-se cada vez mais viável acompanhar e melhorar a análise dos processos e os resultados do negócio.

Ter maiores informações para a tomada de decisões

Conhecer melhor estratégias e práticas bem sucedidas de marcas mais maduras diminuem as suas chances de erros e ajudam você a tomar decisões mais acertadas, visto que seus competidores passam a ser parâmetros.

Assim sendo, adotar medidas mais sólidas — uma vez que já foram experimentadas e aplicadas com sucesso — traz decisões mais inteligentes e colabora para o crescimento mais rápido do negócio.

Economizar tempo, recursos e direcionar esforços

Quando um empreendimento põe em prática alguma ideia que já foi experimentada e que gerou bons resultados para o outro, a confiança que aquela ação será útil torna-se maior. Isso minimiza os riscos e eventuais despesas com retrabalhos, pois os esforços são mais bem direcionados.

Estimular a inovação

Não necessariamente, a inovação é algo intrínseco ao empreendimento. Isso significa que ideias disruptivas podem sim surgir a partir da observação de outras realidades.

Nesse cenário, fica mais fácil identificar tendências e fazer o papel de pioneirismo nas mudanças de mercado. Tudo isso, fatalmente, promove ainda mais a imagem da marca.

Motivar equipes

Quando você mostra ao time um caminho já percorrido por outros varejistas, provando que é possível conquistar um objetivo, naturalmente, uma cultura de aperfeiçoamento contínuo e de mais eficiência na busca por soluções de problemas é criada.

Por fim, no intuito de obter vantagens competitivas, a prática de benchmarking tem como objetivo analisar empresas de referência no mercado.

Não estamos sugerindo aqui uma simples referência para que sejam feitas cópias ou imitações, até porque a ideia não é apenas nivelar o seu negócio com as melhores práticas da concorrência.

Sobretudo, ao pensar por que fazer benchmarking, também é importante considerar a prática como uma ferramenta para evitar que você cometa os mesmos erros que seus competidores, ou identificar oportunidades que eles estão deixando passar.

Afinal, com uma verificação detalhada, ele se torna uma maneira inteligente de encontrar diferenciais para o seu empreendimento.

Agora que você sabe por que fazer benchmarking, aprimore ainda mais seus conhecimentos e veja nosso artigo sobre a importância dele na experiência do cliente!

[rock-convert-cta id=”11110″]

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter