fbpx

Aprenda a construir uma boa presença digital para sua empresa

Aprenda a construir uma boa presença digital para sua empresa

A sua empresa precisa ter uma presença digital marcante. Isso não significa apenas ter uma página nas redes sociais, um bom site na web ou ainda fazer posts patrocinados. Tem a ver com a maneira com que você posiciona a sua marca no meio virtual. 

O que é uma presença digital?

É o lugar que uma marca ocupa no meio virtual. Ou seja, é a forma como um negócio se posiciona e se comunica com os seus clientes em diferentes canais digitais como:

  • Blogs;
  • Sites;
  • Redes sociais.

Isso inclui os materiais que a sua empresa produz e compartilha, bem como, as suas interações com os clientes neste meio. Portanto, esse tipo de presença influencia de modo direto na visibilidade e imagem de um negócio no mercado.

Qual a sua importância?

Durante a pandemia, cerca de 58% das empresas passaram a investir em sua presença digital, de acordo com a HostGator. Fazer isso de forma estratégica é essencial e essa importância se deve às vantagens que ela oferece, por exemplo:

  • Melhor relação com os clientes;
  • Credibilidade e autoridade;
  • Menos gastos com publicidade no meio físico;
  • Visibilidade maior da sua marca;
  • Mais vendas e lucros.

Isso indica que estar presente no meio virtual é uma questão de sobrevivência. Por isso, construa uma marca forte nesse ambiente, a fim de fazer mais vendas e interagir melhor com os seus clientes.

Como construir uma boa presença digital hoje?

Antes de tudo, identifique quem são os seus clientes. Isso porque, a partir dessa resposta, será possível orientar melhor a posição da sua marca e a forma de se comunicar com eles.

Para criar a sua presença online, há algumas dicas para que você comece a traçar um plano estratégico eficaz para a sua empresa. Dessa maneira, conheça quais são eles a seguir.

Uma mulher de cabelo liso, jaqueta azul clara, calça jeans azul e tênis azul está em pé em uma sala e apoiada em uma mesa. Ela segura um celular em suas mãos e olha para a tela sorrindo enquanto aprende os passos para construir uma boa presença digital para o seu negócio

1- Defina qual é o posicionamento da marca

O primeiro passo para a sua presença digital é entender o perfil do seu cliente ideal. Agora, então, é preciso desenhar a forma como a sua empresa vai se posicionar na internet.

Este posicionamento se baseia em um plano bem estruturado e que se alinha às metas do seu negócio. Isto é, o modo como ele quer ser conhecido no setor em que atua. Portanto, será a voz que vai usar, a fim de se comunicar com os seus clientes.

Uma estratégia para identificar o público do seu negócio

Identificar o perfil do seu cliente é muito importante, pois é a partir disso que será possível saber:

  • Onde ele está;
  • Seus gostos;
  • Problemas;
  • Necessidades.

Com isso, você vai poder se posicionar de modo mais adequado e construir o tipo de relação com ele que vai lhe trazer benefícios como o aumento das vendas.

2 – Crie conteúdo relevante

O cliente hoje está mais exigente. Por exemplo, antes de uma compra, ele faz pesquisas, busca conhecer a reputação da empresa e pede a opinião de outras pessoas.

Diante disso, produzir conteúdos relevantes é essencial para construir uma presença digital forte. Precisa ser um material rico, com informações úteis, a fim de que quem leia, possa entender mais sobre as próprias dores.

Ganhe autoridade no seu nicho de atuação

Também é importante saber compartilhar os seus conteúdos nos canais certos, ou seja, onde o seu cliente está em peso. Acima de tudo, a produção de materiais vai tornar a sua marca uma referência em seu nicho de atuação.

Com foco e técnicas de SEO, é possível até mesmo se posicionar na primeira página de resultados do Google. O que vai gerar mais visibilidade para o seu site ou blog.

3 – Ter presença digital requer a ajuda dos seus clientes

Os seus clientes são parte essencial em seu plano de construir uma forte presença online no mercado. Mas, se relacionar com eles não quer dizer apenas responder a eventuais dúvidas ou ter canais para se comunicar com eles de forma direta.

A ideia é ter conversas diárias, a fim de engajá-los cada vez mais para gerar também mais confiança. Isso, antes de mais nada, vai indicar como eles veem a sua marca. Então, quanto mais próximo for de seus clientes, melhor para o seu negócio e para eles.

Invista em um relacionamento forte com seu público

Esse laço mais forte pode ajudar a converter e reter mais clientes, o que gera mais lucros em sua empresa. Para isso, a relação precisa ser constante, ou seja, antes, durante e depois da conclusão de uma venda.

4 – Nunca esqueça de monitorar suas redes

Monitorar quer dizer se basear em análises precisas a partir de certas métricas. Isso, por sua vez, propicia:

  • Uma presença digital mais eficaz;
  • Melhor direcionamento dos recursos;
  • Tomada de decisões mais precisas;
  • Entendimento maior sobre o que o seu cliente deseja;
  • Redução de esforços desnecessários.

Ter essa noção é crucial para entender como a sua marca está posicionada nas redes sociais e o impacto que vem gerando em seus clientes. Também vai te ajudar a saber como está a visibilidade do seu negócio diante do próprio nicho em que atua.

Veja quais estratégias estão funcionando

Com esse acompanhamento, fica mais fácil saber o que está dando certo e o que precisa mudar. Também é essencial checar as ações da concorrência. A fim de avaliar como está o seu desempenho em relação a ela.

Não deixe de conferir qual o tipo de material que mais engaja os seus clientes e gera uma interação maior. Aliás, não deixe de checar também as últimas tendências do seu setor.

Construir uma presença digital forte é essencial hoje em dia

Uma presença digital forte te ajuda a se posicionar com mais autoridade e credibilidade em sua área de atuação. Isso, por sua vez, oferece a chance de atrair mais clientes.

O motivo é que com isso o seu negócio se torna mais atrativo e acessível. Afinal, será mais fácil encontrar os seus produtos e serviços. Assim, invista em suas páginas, busque uma maior interação com os clientes.

Também tenha um blog ou site com conteúdos ricos e úteis para eles. Mesmo que não tenha um e-commerce, apenas uma loja física, ter uma presença na internet é essencial para divulgar a sua marca.

Para melhorar o seu ponto de vendas, conte com a SAX e seus serviços. Já que, essa é uma das especialidades da empresa que pode agregar muito ao seu negócio e a experiência do seu cliente.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter