fbpx

Tipos de Liderança: conheça os principais e saiba como eles afetam os resultados

Tipos de Liderança: conheça os principais e saiba como eles afetam os resultados

O desempenho das equipes da sua empresa são afetados por vários fatores. Os tipos de liderança que existem, por exemplo, podem interferir na produtividade, na proatividade e até mesmo na motivação de cada colaborador.

Não adianta apenas contar com uma forte liderança ou com colaboradores excelentes. Para alcançar o sucesso em todos os processos da empresa, é preciso que os líderes tenham equipes compatíveis com seus perfis. Assim, cada pessoa pode extrair o que há de melhor em seus companheiros.

Para que você possa garantir essa coesão em sua empresa, primeiro é preciso conhecer os diferentes tipos de liderança. Por isso, separamos alguns deles a seguir. Confira!

Liderança autoritária

O líder autoritário é o clássico chefe. Ele manda e os funcionários obedecem. Não existe colaboração ou trabalho em equipe. Além disso, esse perfil de liderança ignora a opinião das pessoas e toma as decisões sozinho.

Como resultado, as pessoas temem esse líder, falam mal dele pelas costas e preferem manter distância a falar sobre alguma ideia ou problema. Elas também ignoram suas orientações — a menos que venham acompanhadas de um aviso de possível demissão.

Liderança especialista

O líder especialista é aquela pessoa que está totalmente focada na sua área de atuação. Ele não é tão bom no relacionamento interpessoal, mas tem excelência na técnica de seu trabalho e pode, facilmente, resolver os problemas mais complexos.

Em função de suas características, o líder especialista precisa de uma equipe diversificada. É necessário ter alguém apto a falar com outros setores, alguém que possa dar novas ideias e algumas pessoas focadas, também, na execução da atividade do setor.

Liderança misturada com coach

O líder coach é um estudioso. Ele busca aprender as melhores técnicas disponíveis e se aprimorar dia após dia. Além do conhecimento técnico, busca informações sobre gestão de pessoas, coach e liderança.

Ele é capaz de trabalhar com qualquer tipo de equipe, já que atua individualmente com cada colaborador. Seu objetivo é impulsionar o crescimento das pessoas, permitindo que o desempenho de toda equipe cresça constantemente.

Apesar disso, o líder coach pode aproveitar melhor seu potencial em equipes menos engessadas, prontas para enfrentarem novos desafios e dispostas a evoluir.

Liderança motivadora

Como você deve imaginar, o líder motivador é aquele mais passional (mas sem perder o foco). Ele se concentra nos sentimentos e nas percepções dos colaboradores, entendendo o que os motiva. Para ele, a motivação é uma aliada da alta produtividade.

As ações desse líder estão sempre voltadas para atingir resultados surpreendentes. Para que isso seja alcançado, essa liderança precisa trabalhar com equipes menores ou com pessoas com maior poder de reação.

É claro que todos os líderes podem ter características de mais de um dos tipos de liderança. Entretanto, sempre existirão traços que se sobressaem e você deve ter total atenção a isso. A qualidade das entregas só tende a aumentar ao colocar um bom líder em uma equipe compatível.

Gostou do conteúdo? Então aproveite a visita para conhecer também os 6 erros na gestão de Recursos Humanos que afetam os funcionários. Boa leitura e até a próxima!

[rock-convert-cta id=”10847″]

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter