fbpx

Saiba mais sobre as etapas estratégicas do cliente oculto

Saiba mais sobre as etapas estratégicas do cliente oculto

O cliente oculto é uma metodologia que visa avaliar a experiência do consumidor em relação a diversos aspectos, como o modo como ele é atendido, a organização dos produtos em uma loja, entre outros.

Essa área de atuação tem crescido muito, afinal, o perfil do consumidor atual é muito mais exigente em relação a anos atrás. Se você já atua ou deseja ser um cliente oculto de sucesso, precisa ter atenção a diversos pontos, a fim de fazer uma avaliação completa. Assim, as chances de receber convites para novas avaliações são maiores.

Pensando nisso, reunimos neste post informações importantes sobre as etapas estratégicas do cliente oculto. Continue a leitura e fique por dentro!

Trace uma espécie de roteiro para a sua avaliação

Como a própria nomenclatura evidencia, a atuação do cliente oculto é anônima. Ou seja, ninguém deve saber que você está indo a uma loja para realizar uma avaliação. Tudo deve ser feito de modo discreto.

Então, nada de levar caneta e papel para fazer anotações na frente dos funcionários. Afinal, entre as etapas estratégicas do cliente oculto está a discrição. E se você ficar com receio de esquecer de algo, basta traçar uma espécie de roteiro antes de chegar ao local.

Se você vai avaliar o atendimento de uma loja e a higiene do local, por exemplo, é possível definir os seguintes passos: chegar ao local e observar o tempo que leva para a abordagem do vendedor; nota para cordialidade (0 a 5); nota para o conhecimento do vendedor em relação ao produto/serviço oferecido (0 a 5). Em seguida: observar a higiene do chão; notar se as prateleiras tinham poeira/sujeira, etc.

Ao definir um roteiro, a avaliação fica mais organizada e você reduz as chances de se esquecer de algum aspecto avaliativo importante. Basta responder as questões que lhe são pedidas, algumas pedem respostas em textos, já outras apenas de múltipla escolha.

Uma vez que o relatório é enviado, ele passa pela análise da empresa. O processo é importante para chegar a conclusões sobre as maiores dificuldades e quais são as possíveis soluções. No final, as mudanças implementadas geram uma melhoria nos serviços e no atendimento.

As etapas estratégicas do cliente oculto envolvem a conquista do objetivo de otimização do negócio, bem como uma avaliação de acordo com algumas regras. Ao conhecer essas fases, você conseguirá entender melhor como tudo funciona!

Você já é um cliente ocultou ou está pensando em se tornar um? Acesse o nosso site e saiba mais sobre a plataforma ContaPraGente!

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter