fbpx

Sustentabilidade no varejo: algo cada vez mais presente

Sustentabilidade no varejo: algo cada vez mais presente

A sustentabilidade dentro do varejo não é mais apenas uma tendência. Acima de tudo, tornou-se uma questão de sobrevivência e reputação. Entenda, então, como aplicá-la em seu negócio, afinal, os clientes hoje em dia buscam por produtos ecologicamente corretos.

Sustentabilidade, um tema cada vez mais importante

Essa é uma pauta essencial sob o ponto de vista dos negócios e do social. O varejo, por exemplo, tem como tendências o uso de tecnologias e redução de prazos. No entanto, outras mais ganharam valor como:

  • Respeito a natureza;
  • Práticas de consumo com menor impacto no meio ambiente.

Ambas têm ocupado uma posição mais importante nas estratégias de negócios. Isso porque, as novas gerações estão mais conscientes sobre assuntos como:

  • Aquecimento global;
  • Poluição ambiental.

Com isso, cobram das marcas uma postura mais adequada. Bem como, um maior alinhamento de valores, o que indica uma pesquisa da Euclid em 2018, com os Millennials, Baby Boomers e Geração X. 

Por que esse tema é tão relevante no varejo?

A sustentabilidade no varejo não tem como foco apenas proteger o planeta, mas também é uma chance do seu negócio:

  • A longo prazo, aumentar a fidelidade;
  • Gerar mais valor;
  • Atrair clientes das novas gerações.

De acordo com a Accenture, mais da metade dos clientes aceitam pagar por itens sustentáveis. Ou seja, que possam ser reciclados ou reutilizados. Mais do que isso, 83% deles acham essencial que as empresas criem esses tipos de produtos. 

Uma questão de estratégia

Aplicar esse conceito em sua loja é vital para que o seu negócio tenha uma vida mais longa. Por isso, muitos varejistas já buscam aprimorar a sua pegada ambiental, potencial de competição e reputação por meio de certas ações práticas.

Uma mulher loira de camisa listrada e busa de frio vermelha está mostrando algo no computador para um homem de camisa xadrez e para uma mulher de cabelo preso, camisa branca e blusa de frio verde. No fundo da sala tem uma imagem com o símbolo de ecologia e eles estão definindo a estratégia a ser utilizada para aplicar a sustentabilidade em sua empresa da melhor forma

Sustentabilidade no varejo: como aplicar?

Os clientes mudaram o comportamento de consumo. Hoje em dia, eles querem comprar produtos de empresas que possuem os mesmos valores que eles. Tanto do ponto de vista ambiental quanto social. 

Por conta disso, elas precisam se esforçar e adotar ações de sustentabilidade. A partir disso, pequenos e médios varejistas estão atrás de soluções que possam diminuir os impactos de suas operações no meio ambiente. 

Existem iniciativas ideais para negócios de qualquer porte e que podem se adaptar muito bem a sua empresa. Portanto, veja algumas opções a seguir.

1- Modelos de negócios circulares

A cadeia de distribuição acontece em apenas um sentido. A matéria-prima se torna um produto, este por sua vez, é posto à venda para um futuro consumo. Nessa situação, o lixo é ignorado.

Já os negócios que investem em economia circular, buscam criar valor até mesmo no material que é descartado. Isso, de fato, aumenta a competitividade e acima de tudo, mostra que reciclar e reutilizar pode fazer parte da sua cadeia.

2 – A sustentabilidade deve ser aplicada no dia a dia do negócio

Certas ações práticas mais simples podem fazer uma grande diferença no dia a dia da sua empresa. Dessa forma, veja algumas ideias para que você possa adotar em sua loja.

Menos papel

Quem ainda faz tarefas com um grande volume de papel, deve torná-las mais digitais. Por exemplo, em sua loja, invista em notas fiscais eletrônicas e envie por e-mail aos seus clientes.

Eficiência energética

Tenha em seu comércio luzes e equipamentos que economizam energia. Assim, invista em lâmpadas de LED que são eficientes e ainda vão ajudá-lo a diminuir os custos de operação. 

Já em relação a equipamentos, se atente para o índice energético, a fim de fazer escolhas mais em prol do meio ambiente. Tanto para a sua loja quanto para o seu escritório.

Menos lixo

Não há como aplicar a sustentabilidade sem incluir a redução de lixo. Isso pode ser feito de algumas formas como:

  • Doar equipamentos que não usa mais;
  • Usar matérias-primas recicláveis;
  • Dar novos usos as folhas de papéis.

Agora, note que estes são atos simples, mas que podem diminuir o volume de resíduos do seu negócio no meio ambiente. Portanto, vale a pena adotar.

3 – Envolva os clientes

As boas práticas ambientais também devem envolver os seus clientes. A partir do momento em que se adotam medidas do ponto de vista da sustentabilidade, eles mudam a sua forma de consumo.

Diminuir o impacto ambiental nas compras dos seus clientes, coloca a sua empresa como uma aliada e não um problema. Isso porque, você os ajuda a mudarem os seus comportamentos de consumo.

Crie uma relação forte com seu público

Isso pode ser feito de algumas maneiras e acima de tudo, pode aproximar você e seus clientes. Por isso, confira algumas ideias logo abaixo.

Dê apoio a iniciativas

Busque uma aliança com ONGs de respeito e apoie as suas ações. Assim, deixe claro esse seu compromisso tanto para a sua equipe quanto para os seus clientes.

Faça doações

Doe uma parcela dos seus lucros ou converta uma parte das suas vendas para boas causas de sustentabilidade. Isso, sem dúvida, vai engajar os seus clientes e gerar mais valor a sua marca.

Campanhas

Para envolver ainda mais os seus clientes, lance campanhas em que eles possam definir o destino da doação. Ações desse tipo, de fato, podem trazer muitos prós a sua empresa.

4 – Embalagens sustentáveis

No varejo, as embalagens são um recurso necessário. No entanto, algumas geram um impacto maior no meio ambiente do que outras. Então, adotar certas ações nesse sentido é uma forma de tornar mais clara a sua intenção de proteção à natureza.

Planeje alternativas interessantes para o negócio

Use itens biodegradáveis. Portanto, substitua os plásticos, por exemplo, por materiais como papel. Além disso, invista nos 3Rs, ou seja, reduza, recicle e reuse. Deixe como segundo plano as caixas de papelão, a fim de gerar um impacto positivo nos clientes.

5 – A sustentabilidade deve ser um valor essencial dentro da empresa

Faça com que o cliente perceba que ser sustentável faz parte do valor do seu negócio. E que, acima de tudo, está presente em seu dia a dia, nas pequenas até as maiores ações. 

Para isso, transforme a sustentabilidade em parte da sua cultura. Assim, cada etapa de contato com o cliente, por exemplo, o atendimento, trará esse conceito.

A sustentabilidade pode alavancar o seu negócio

Seja parte da solução. Afinal, apostar nessa tendência oferece uma proposta de valor com muito poder diante de seus clientes. Aliás, com isso, todos saem ganhando, inclusive, o planeta.

Ainda, para melhorar a experiência do seu cliente com a sua marca, conte com a ajuda da SAX e seus serviços. Grandes empresas já fazem isso, então, não fique para trás e entre em contato para saber como ela pode auxiliá-lo.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter