fbpx

Veja como o cliente oculto pode aumentar seu ticket médio de vendas

Veja como o cliente oculto pode aumentar seu ticket médio de vendas

Na avaliação do desempenho do seu ponto de vendas, podem ser utilizadas várias métricas a depender dos objetivos do seu negócio. No entanto há algumas que são fundamentais e devem ser utilizadas sempre. O ticket médio de vendas é uma delas.

Para melhorar esses indicadores, entretanto, algumas estratégias são fundamentais, pois fazem um diagnóstico da eficiência de seus processos de vendas no geral. Quer saber mais? Acompanhe!

O que é ticket médio das vendas?

Ele é um excelente indicador da performance e se refere a quanto os clientes gastam em sua loja em cada compra. Seu cálculo é simples: basta determinar todo o faturamento por período e dividir pela quantidade de transações realizadas.

Assim, um ticket médio elevado significa que você obtém altos valores em cada uma das suas transações. As empresas devem monitorá-lo e buscar aumentá-lo em relação aos patamares anteriores. Isso ajuda a mostrar que os esforços em marketing, melhoria da relação e da experiência do cliente estão funcionando. 

Esses dados não podem ser interpretados isoladamente. Afinal, é possível que você tenha um ticket médio alto, pois seus produtos são caros. Ou seja, pode acontecer de seu ponto de venda estar colhendo um faturamento ruim, mesmo com um ticket médio bom. Da mesma forma, ele pode ser baixo, mas você ter um volume muito grande de transações diárias e isso garantir um bom volume de entradas.

Por que o cliente oculto é uma forma para ajudar a aumentar o ticket médio?

O serviço de cliente oculto funciona de uma forma bastante simples, mas muito eficiente. Você contrata uma empresa especializada nessa metodolofia e que conhece todos os melhores parâmetros de avaliação do atendimento. Elas contratam pessoas comuns que farão compras em seu PDV como se fossem clientes, que, na verdade, estão avaliando todos os critérios de qualidade e de performance. Assim, você conquista os objetivos a seguir.

Identifica oportunidades de melhoria

Os clientes ocultos farão uma análise completa e fornecerão uma visão de como o seu cliente enxerga os processos de vendas do seu negócio. Desse modo, é possível visualizar oportunidades de melhoria.

Verifica se o cliente recebe o que é prometido

No seu planejamento estratégico, as empresas expõem seus objetivos em relação à imagem que desejam ter na mente dos clientes, como produtos de altíssimo nível ou atendimento impecável. Com o cliente oculto, você saberá se entrega o que tem prometido. 

Faz avaliações qualitativas e quantitativas

Geralmente, quando avaliamos uma métrica quantitativa, não conseguimos capturar a experiência do cliente no PDV. Os clientes ocultos também devem fornecer relatórios qualitativos detalhados. Desse modo, você pode avaliar melhores estratégias para aumentar os valores gastos pelos clientes em cada venda, como promoções e melhorias no atendimento dos seus colaboradores.

Para conduzir uma boa estratégia de clientes ocultos, você precisa contar com um serviço especializado. Com ele, tem-se um conjunto de ferramentas adequados para fazer um diagnóstico completo da qualidade do seu relacionamento com o cliente no PDV. Somente assim será possível ter uma visão global do ponto de vista do seu cliente, para identificar ações que vão melhorar o seu ticket médio de vendas. 

Quer saber mais sobre os nossos serviços para otimização das vendas? Então acesse a nossa página!

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter