A importância do Database para o setor de varejo

A importância do Database para o setor de varejo

Database é uma ferramenta crucial para qualquer negócio, não seria diferente para o setor de varejo, onde muitas lojas ainda não entendem sua importância. Por isso, este artigo traz detalhes para que você possa usar na sua empresa para atrair clientes e vender mais.

O que é Database?

Database é um aglomerado de informações em um certo período de tempo que uma empresa pode usar para suas estratégias de vendas. Essa ferramenta de marketing reúne tudo aquilo que pode ser usado, por exemplo: 

  • perfil de clientes;
  • frequência de compra;
  • perguntas mais comuns.

Entre muitos outros aspectos que serão vitais para as estratégias de uma empresa. Contudo, este recurso é crucial para auxiliar no trabalho diário de um negócio, visto que irá ajudar os funcionários em um atendimento mais personalizado.

A importância dessa base de dados vai muito além das estratégias e formas de uso, pois com ela uma loja pode funcionar melhor. Ou seja, de acordo com informações que tiver em todos os aspectos, saberá quais decisões tomar e ajustar ações que não dão certo.

Database

Como funciona uma base de dados?

Uma base de dados funciona por meio de um software de gestão que armazena todas as informações de diferentes temas e finalidades. Assim, cada empresa pode usar esse recurso para guardar tudo aquilo que for pertinente. 

 

Isso é uma das várias formas de manter um negócio nos trilhos e com bons resultados, pois essa ferramenta irá ajudar nas decisões. Ou seja, terão dados concretos, sem suposições ou achismos, além de não contar com a sorte para o sucesso da empresa.

Quais os benefícios de usar o Database no setor de varejo?

A Database ajuda o setor de varejo a analisar melhor as estratégias para fazer vendas mais assertivas. Mas, muito além disso, esse recurso permite que uma empresa avalie as operações diárias e o desempenho que elas têm nos resultados do negócio.

Muitas lojas ainda não acompanham a performance dos produtos que saem de suas prateleiras, o que é um grande erro. Afinal, através deste processo, é possível coletar dados precisos, por exemplo:

  • hábitos de consumo dos clientes;
  • preferências;
  • quais itens têm um maior número de vendas;
  • a forma de pagamento que é mais comum.

Entre muitas outras informações que podem ser usadas nas estratégias de uma loja para atrair clientes e aumentar as suas vendas. Isso significa que não importa qual a forma que as pessoas fazem uma compra, elas sempre deixam dados preciosos para trás.

Atração de novos clientes para o negócio

Com a DataBase, uma empresa pode atrair novos clientes, mas para isso, é vital acompanhar de perto todas as informações obtidas. Assim, poderá aproveitar melhor as oportunidades e as tendências que os números mostram no software.

Outro aspecto importante é a análise do comportamento das pessoas que fazem uma compra. Dessa forma, poderá traçar as melhores estratégias para atrair clientes, como usar o marketing de conteúdo em blogs e sites da empresa.

O Database ajuda a antecipar tendências

Com o Database, uma empresa pode identificar as tendências através dos números que esse recurso mostra conforme o comportamento dos clientes. Assim, é possível entender como funciona melhor o mercado de varejo e seus movimentos.

Entenda que não existe uma fórmula certa ou pronta, ou seja, você deve buscar por algo que tenha a ver com o seu nicho. Dessa forma, as chances de que as suas estratégias tenham sucesso são muito maiores, pois farão mais sentido para todos os seus clientes.

Os dados podem ser coletados por diversas fontes, seja por meio do analytics do site da sua empresa, landing pages e pelas redes sociais. Entre muitas outras formas de obter essas informações, então, tire o máximo proveito delas para saber qual a melhor tendência.

Ponto de acesso único

O ponto de acesso único é mais um dos benefícios deste recurso, com isso é possível fazer o cruzamento dos dados de todos os setores. Assim, cada órgão de uma empresa alinha as informações que possuem e traça as suas estratégias em conjunto com os demais.

Isso tem como objetivo o encaixe perfeito de todos, bem como o trabalho que fazem, para não desperdiçar recursos e ter mais sucesso nas ações. Como resultado, irá gerar mais vendas para a loja e atrair muito mais clientes.

Fidelização do cliente

Com os dados que sua empresa coletar, as estratégias irão focar na satisfação do cliente para então fidelizá-los ao seu negócio. Visto que, você vai avaliar a relação deles com o empreendimento e aspectos de comportamento.

A ferramenta pode obter dados precisos como:

  • o nome de quem fez a compra;
  • gênero;
  • idade.

A partir disso, é possível fazer uma análise mais precisa sobre eles e ir bem mais a fundo para criar uma conexão com seus hábitos de consumo.

Com a avaliação que fizer sobre o perfil de clientes, poderá criar estratégias mais precisas que o farão voltar à sua loja. Ou seja, os dados são muito importantes para a sua empresa ter uma alta taxa de vendas e conseguir a fidelidade dos seus clientes.

Precificação de produtos

O Database também ajuda a sua empresa a dar o preço ideal para seus produtos. Bem como a hora certa de aumentar ou baixá-los para deixar o cliente mais satisfeito. Assim, você pode se ajustar ao mercado sem perder as suas vendas e manter o negócio.


Analisar como o seu concorrente está nesse aspecto é outra vantagem deste recurso, pois poderá entender suas intenções e aprender com eles. Ou seja, é uma chance de fazer a sua empresa se destacar das demais com as informações que tem sobre o mercado.

Como usar o Database na prática?

Na prática, o Database tem vários tipos de usos, sendo o primeiro passo a coleta de informações sobre os seus clientes. Há muitas formas que você pode conseguir esse material, pois eles sempre deixam algo por onde passam, alguns exemplos para isso são:

  • informações dos dispositivos;
  • cliques nos anúncios;
  • reconhecimento facial;
  • pelos endereços dos seus e-mails;
  • sistema operacional;
  • indicações do Google;
  • formulários que preenchem;
  • localização.

Essas são maneiras na qual poderá coletar dados para as suas estratégias, a partir daí, armazenar e organizar em um servidor, seja em nuvem ou físico. Por último, busque entender todas essas informações para saber qual a melhor forma de usar. 

Por isso, é essencial conhecer as melhores ferramentas e estratégias, para oferecer a melhor experiência para seus clientes. Conte com os serviços da SAX para alavancar o seu negócio.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter