fbpx

O marketing de conteúdo é uma boa estratégia para atrair clientes no setor do varejo?

O marketing de conteúdo é uma boa estratégia para atrair clientes no setor do varejo?

O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias hoje para aumentar a percepção da sua marca. Dessa forma, o seu varejo ganha destaque e com isso, atrai cada vez mais clientes para ele. Portanto, veja a seguir mais razões para investir nessa ideia.

Você sabe o que é marketing de conteúdo?

É uma estratégia de marketing que visa produzir conteúdos relevantes (vídeos, posts, textos e ebooks) para atrair um perfil de cliente específico. Ou seja, procura formar uma audiência segmentada. Acima de tudo é uma maneira de criar visibilidade online. 

Como esse conceito é usado no dia a dia?

Esse plano de atração de clientes faz uso de vários canais virtuais, por exemplo, redes sociais, site ou blog. De fato, o ponto mais positivo desse tipo de marketing é que ele se adapta a qualquer tipo de negócio e porte.

Além de desenvolver a sua empresa no mercado, essa estratégia é essencial por outros motivos como:

  • Estimula o cliente a se tornar fiel a sua loja;
  • Maior reconhecimento do seu varejo;
  • Atrai novos clientes e interage mais com eles;
  • Cria uma relação mais próxima com eles e gera engajamento;
  • Tipo de marketing mais acessível do ponto de vista financeiro;
  • Educa e entretém clientes.

O marketing de conteúdo oferece ainda a chance de conhecer melhor o seu cliente. A partir disso, se torna mais simples criar estratégias que terão um impacto maior sobre ele.

Na imagem temos um homem usando touca e segurando uma caneta de escrever em quadr branco interagindo com outras duas mulheres. No quadro tem alguns post it e outros desenhos com o escrito content em destaque.

Qual a real importância desse conceito para a sua empresa?

Os benefícios de uma boa estratégia estão muito claros acima. Assim, os conteúdos que produzir vão servir para chamar mais pessoas para o seu site, blog ou página na rede social. Como resultado, isso pode gerar mais vendas e expandir a sua rede de clientes.

Isso é importante, já que com o tempo, eles vão passar a reconhecê-lo como uma autoridade em seu segmento. Então, no caso dele precisar de um de seus serviços ou produtos, a sua loja estará bem na superfície da lembrança dele.

Um fator que pode destacar o seu negócio

O marketing de conteúdo é a chance que o seu varejo esperava para se destacar dos concorrentes. Bem como, se tornar mais competitivo, até mesmo em relação às lojas maiores.

Note que o mais interessante desta estratégia é que não requer grandes investimentos financeiros. Além disso, os bons resultados podem não surgir de modo imediato, mas sim a longo prazo. 

Ainda mais para os pequenos comércios, sem dúvida, esse plano de marketing pode mudar o seu negócio. A fim de torná-lo mais competitivo nos principais canais digitais.

Por que investir em marketing de conteúdo?

Os benefícios de aplicar esse marketing em sua empresa são inúmeros. De fato, investir nessa ideia hoje nem é mais uma questão de tendência. Mas, uma forma de sobreviver no concorrido mercado do varejo

Dito isso, entenda abaixo o motivo pelo qual essa estratégia é tão popular:

  • Melhora o ranqueamento da sua página no Google;
  • Negócio ganha mais alcance;
  • Menos gastos com anúncios;
  • Gera mais vendas;
  • ROI mais positivo;
  • Pode ajudar no seu plano de inbound marketing.

Ao contrário do tradicional, o marketing de conteúdo vende produtos e serviços por meio de textos, vídeos e posts nas redes sociais. Portanto, faz uso de métodos mais sutis e ricos. 

Faça parte da vida do cliente

Por meio de conteúdos relevantes e de qualidade, você pode se inserir na vida do cliente. Por exemplo, suponha que a sua loja venda produtos de limpeza. Então, os seus textos, posts e vídeos podem dar dicas sobre higienização de casas e espaços de trabalho.

É essencial esclarecer que o objetivo não é vender. Mas, oferecer um material importante e que agregue a vida de quem está lendo ou assistindo.

Com o marketing de conteúdo, o seu varejo se torna um amigo do cliente. Dessa forma, você será a primeira opção dele quando o mesmo precisar renovar o estoque de produtos de limpeza.

Acompanhe a sua jornada de compra

Pode-se dividir a jornada de compra do cliente em quatro etapas principais. Portanto, assim são elas:

  1. Aprendizado e descoberta;
  2. Reconhecimento do problema;
  3. Consideração da solução;
  4. Decisão de compra.

Entender cada uma delas é essencial para a sua criação de conteúdo. Afinal, um material voltado para a primeira fase, não pode ser igual para a terceira etapa. Sabendo disso, fica mais fácil converter um cliente em potencial em, de fato, um.

Crie uma relação sólida com seu cliente usando o marketing de conteúdo

Uma forma de criar uma relação mais forte com o cliente é por meio de conteúdos feitos para ele. Afinal, uma marca que tem esse cuidado e atenção, sem dúvida, se torna mais atrativa do que aquela que apenas quer vender a todo custo. 

Faça com que seus clientes seja embaixadores da sua marca

Um dos pontos fortes do marketing de conteúdo é a chance de evoluir na relação com o cliente, a fim de que ele se torne um defensor do seu comércio. 

Isso é possível se os seus materiais chamarem a atenção dele de tal maneira que ele se sinta bem em compartilhar com outras pessoas. Então, mesmo que ele não compre certo produto, um simples “share” pode fazer com que outros vejam e se tornem clientes.

Ganhe destaque nos buscadores como o Google

Conteúdos interessantes e com um bom volume de acessos, de fato, destacam um blog ou site no Google, o maior buscador do mundo. Mas, caso publique um material ruim ou não poste nada, a sua empresa vai dar margem para a concorrência crescer no meio digital.

Autoridade no mercado

Quem tem autoridade em sua área de atuação, sem dúvida, tem mais chances de vender. Assim, uma forma de obter isso é com o marketing de conteúdo. Afinal, os seus posts têm o poder de torná-lo uma referência em seu segmento.

O marketing de conteúdo ajuda a aumentar suas vendas

Essa não é a meta principal desse tipo de estratégia. Até porque, só é possível atingir esse objetivo depois de um tempo, já que, não acontece de imediato. Mas, saiba que é sim uma possibilidade alavancar as suas vendas na criação de bons conteúdos.

Use o marketing de conteúdo de maneira inteligente

Esse tipo de marketing é essencial para que o seu varejo cresça cada vez mais. Assim, comece a traçar um plano para colocá-lo em prática. Além disso, essa é uma das estratégias mais baratas e eficazes para atrair, bem como, fidelizar clientes.

Conte também com os serviços da SAX para dar um up em sua empresa. Afinal, grandes marcas apostam e confiam nela quando se trata de trazer melhorias em um negócio. Portanto, entre em contato o quanto antes e saiba o que ela pode fazer por você.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter