fbpx

Cliente oculto e a nova jornada de compra digital

Cliente oculto e a nova jornada de compra digital

Entenda de que forma o cliente oculto pode melhorar a experiência do cliente que tem acesso à sua empresa por meio dos canais digitais

A jornada de um cliente em um e-commerce começa antes mesmo de o usuário acessar o site. Com a evolução da tecnologia digital e das mídias sociais, o primeiro contato do cliente com sua empresa pode acontecer de diversas maneiras.

Neste artigo, você entenderá por que o cliente oculto pode ser essencial para acompanhar os processos de compra e aproximação da sua marca em diferentes contextos.

O que é jornada de compra digital?

A jornada de compra digital diz respeito aos caminhos que o cliente traça até fechar negócio com sua empresa e comprar seus produtos ou serviços. Como o próprio nome sugere, essa relação é intermediada pela internet.

Qual é o intuito? Abordar todo o processo de compra de um cliente nas plataformas digitais.

Busca no Google, navegação pelo site, pesquisas via Reclame Aqui, informações sobre produtos e serviços, escolha destes produtos, disponibilidade de entrega, frete, prazo de entrega, cumprimento do prazo de entrega e pós venda.

Ou seja, todo o processo de compra por meio de canais digitais que abrangem desde a loja virtual propriamente dita passando pela confiabilidade e facilidade do processo de compra. 

Isso significa que a jornada de compra digital não se resume ao acesso a um site, escolha de produto e preenchimento do carrinho de compras.

Antes do cliente finalizar o pedido e inserir os dados do cartão de crédito, há um longo caminho percorrido.

O que facilita a  conclusão da jornada de compra digital?

Para conseguir que essa jornada seja finalizada com sucesso, é importante compreender em que etapa seu cliente está se relacionando empresa e quais são as razões para que isso ocorra. Confira quais são elas:

Aproximação:   Pessoas compram valores. O cliente quer interagir com sua marca e por meio de uma relação horizontal. Suas publicações nas redes sociais e sites devem focar na necessidade do cliente.

Conhecimento do público: Ao conhecer as expectativas do seu público, você saberá guiá-lo até a finalização da compra. As necessidades dos clientes mudam de acordo com tempo e circunstâncias e é necessário acompanhar esse movimento.

Mapeamento completo: Que métricas você utiliza para mapear o contato do cliente com sua marca? Investir em marketing digital vai te ajudar a encontrar essa resposta com mais assertividade.

Informações coerentes: O site do seu e-commerce une a vitrine e o atendimento de um vendedor em um mesmo lugar. Ele deve contar com clareza e descrição adequada dos produtos para que o cliente confie em sua marca.

Múltiplas formas de pagamento: Apesar de o cartão de crédito ser a forma mais comum de pagamento, ele não é o único. Portanto, disponibilize outras opções, como boletos e transferência, por exemplo.

Como o cliente oculto pode ajudar a obter sucesso com as vendas digitais

Você saberá oferecer ótimas experiências para seus clientes se  contar com as estratégias disponibilizadas pela SAX. Nossa trajetória tem sido construída pelo objetivo de melhorar a credibilidade da sua empresa.

Graças à metodologia de Cliente Oculto, podemos te ajudar a encontrar as melhores soluções de aperfeiçoamento de processos, sem que seja necessário usar abordagens invasivas.

A atuação como Cliente Oculto é feita por pessoas comuns,  de diferentes idades e perfis. Com um roteiro elaborado de acordo com as necessidades de sua empresa, elas se comportam como clientes e passam a analisar as categorias determinadas.

A ideia é fornecer um relatório completo que traduz a percepção do cliente em diferentes contextos, como acesso ao site, descrição de produtos, canais de atendimento, chatbot, pós-venda, entre outros.

Com os dados obtidos, você será capaz de compreender o que precisa ser melhorado e aperfeiçoado para que seja possível atender a demanda com mais assertividade. Isso promove autonomia, visibilidade, credibilidade, e, claro, aumento de lucro.

Gostou de conhecer a importância de acompanhar a jornada de compra online? Conte com a SAX para dar espaço e criar uma relação horizontal com quem exerce papel fundamental para o seu sucesso: seu cliente.

 

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter