fbpx

Marketing de Causa e os seus benefícios no varejo

Marketing de Causa e os seus benefícios no varejo

O Marketing de Causa é, acima de tudo, uma estratégia de negócios e não uma questão de filantropia. Assim, é uma ação que as empresas fazem não só para ter bons lucros, mas também para contribuir com um mundo mais justo para todos e criar uma proposta de valor

Você sabe o que é Marketing de Causa?

É uma estratégia usada por muitas marcas e empresas que criam ações, a fim de contribuir para um mundo melhor ou para dar mais visibilidade a uma causa em específico. Assim, uma parte dos lucros é em prol disso.

 

No geral, as organizações são conhecidas por abraçar causas sociais e ambientais. Ou seja, a maioria delas tem como objetivo ajudar pessoas que estão em desigualdade no país. No entanto, cabe à empresa definir a “bandeira” que irá levantar.

Os clientes buscam por marcas solidárias

Ao ajudar a sociedade, o Marketing de Causa acaba por atrair novos clientes que apoiam essa ação. Uma prova disso é um estudo da Accenture apontou que 83% dos clientes brasileiros querem comprar com marcas que acreditam nas mesmas causas que eles.

Como o Marketing de Causa surgiu?

O conceito surgiu em 1983 quando a American Express ajudou na reforma da Estátua da Liberdade, símbolo ícone dos EUA. Nessa época, para contribuir:

 

  • U$ 0,01 foi doado a cada transação;
  • Enquanto se convertia um dólar a cada nova emissão de cartão.

 

A iniciativa, de fato, deu muito certo e em apenas quatro meses levantou o total de 1,7 milhões de dólares. Além disso, a emissão de cartões de crédito teve um aumento de 45%. A partir disso, o Marketing de Causa ganhou espaço e relevância no cenário dos negócios.

Qual é o passo a passo para implantar o Marketing de Causa em uma empresa?

Para criar uma estratégia bem-sucedida, é necessário seguir alguns passos. Dessa forma, confira quais são eles logo abaixo e em seguida, veja detalhes de como aplicá-los em seu negócio:

 

  1. Alinhe uma causa à sua marca;
  2. Seja transparente;
  3. Faça a divulgação;
  4. Não pense apenas nas arrecadações financeiras.

 

Jovem casal de voluntários sorrindo feliz dando caixa com brinquedos para doar no centro de caridade. Marketing de causa e seus benefícios.

1 – Como alinhar uma causa à marca?

Acima de tudo, é essencial escolher uma causa que tenha significado para você e com a qual queira lutar. Além disso, ela precisa ter valor para os seus clientes, afinal, é preciso que eles se envolvam com ela. Além disso, é necessário considerar também:

 

  • A sua área de atuação;
  • O seu produto ou serviço;
  • Marca.

 

Com tudo isso bem alinhado, o seu cliente vai confiar que a sua empresa, de fato, acredita naquela causa e por isso, compensa comprar de você.

2 – Investir na transparência é essencial?

Não adianta aplicar o Marketing de Causa se não houver uma comunicação aberta e clara com os seus clientes. Assim, é essencial explicar tudo sobre a sua ação, por exemplo:

 

  • Quanto do seu lucro será revertido para a causa em questão;
  • O destino final desse valor;
  • Como o cliente pode contribuir para o sucesso dessa iniciativa.

 

Caso seja possível, mostre depois a real aplicação desse dinheiro. Pois esse tipo de estratégia requer transparência total em todas as etapas, do início ao fim. 

3 – O Marketing de Causa precisa de divulgação?

Como o cliente é parte essencial da sua estratégia, é importante que divulgue a campanha para que eles a conheçam e se identifiquem com ela. Mas, aqui vai um ponto de atenção.

 

É preciso vincular nas mídias adequadas. Por isso, há canais de comunicação ideais para o seu Marketing de Causa, por exemplo, as redes sociais. Afinal, são nelas que grande parte dos seus clientes estão presentes.

 

Já em relação a forma de divulgação, vale a pena investir em fotos e vídeos que englobe todo o período da campanha. A fim de que o cliente acompanhe cada etapa da iniciativa.

4 – Arrecadação de dinheiro é o mais importante?

Entenda que o propósito principal do Marketing de Causa não é o financeiro. Até porque, há diversos modos de lutar por uma causa. Por exemplo, aplicar a coleta seletiva em sua empresa ou oferecer chances de emprego para pessoas desempregadas da sua região.

 

Mesmo que o cliente não compre o seu produto ou adquira o seu serviço, a sua marca, por meio dessa iniciativa, vai se manter forte e confiável no mercado. Pois foi criada uma identificação com a sua empresa, ou seja, uma empatia.

Conte com os seus clientes e parceiros

Para ter sucesso no Marketing de Causa é necessário a ajuda de todos, não só do ponto de vista financeiro. Portanto, dê abertura para que eles façam sugestões e participem da maneira que se sintam confortáveis em atuar.

Você conhece algum case de sucesso de grandes marcas no Marketing de Causa?

Algumas grandes empresas praticam esse tipo de iniciativa e de forma bem-sucedida. Assim, veja alguns casos reais para se inspirar.

McDonald’s

A rede de fast food lançou o McDia Feliz, que é uma data em que todo o lucro da venda de hambúrgueres Big Mac da marca é doado para o combate ao câncer infantil.

Ambev

O Marketing de Causa da empresa é a sua água mineral, Ama. Aqui, todo o lucro das vendas destina-se a projetos de água potável. 

 

Em menos de um ano desde a sua estreia, a Ambev acumulou um milhão de reais. No próprio site da marca, aliás, os clientes podem visualizar a arrecadação ao vivo.

Hering

A rede lançou uma camiseta com a frase: “O câncer de mama no alvo da moda”. Assim, o seu Marketing de Causa tem como parceria a IBCC e a instituição recebeu o lucro das vendas.

 

No seu primeiro ano, eles venderam mais de 400 mil unidades, o que gerou um total de mais de dois milhões de reais para a causa.

Confie nos serviços da SAX

Seja qual for a sua iniciativa, se for bem planejada, saiba que o Marketing de Causa tem tudo para ser um sucesso. Afinal, o fator humano para Customer Experience é muito importante.

 

Os clientes hoje buscam por empresas mais humanas, que levam menos em conta o aspecto financeiro. Assim, mais do que um produto de qualidade e acessível, é essencial que a sua reputação seja bem vista. 

 

Para ajudá-lo nisso, isto é, melhorar nos pontos que precisa para crescer como empresa, conte com a SAX e suas métricas de CX. 

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter