fbpx

Vendedor proativo: entenda as diferenças e características deste profissional

Vendedor proativo: entenda as diferenças e características deste profissional

Você é um vendedor passivo, reativo ou proativo? Leia com atenção para descobrir

A rotina de quem trabalha com vendas, em alguns momentos, pode ser cansativa e gerar desmotivação. Com o tempo, a tendência é que a frustração, a apatia e o comodismo interfiram no cumprimento de metas e na rentabilidade da empresa.

Para evitar que isso aconteça, é fundamental que você saiba reconhecer e compartilhar com seus colaboradores as principais características de um vendedor proativo. Confira as informações a seguir e descubra quais são elas.

O que é proatividade

A proatividade está relacionada à capacidade de uma pessoa resolver problemas antes que eles aconteçam. O vendedor proativo, portanto, é capaz de evitar situações negativas para a empresa por meio de ações eficazes.

O contrário de proatividade é a passividade, que se trata da incapacidade de tomar decisões e resolver problemas sem a ajuda ou ordem de uma pessoa. Um vendedor passivo não faz as coisas por si mesmo e espera que os outros ajam em seu lugar.

Além do vendedor proativo e passivo, existe aquele que pode ser reativo. Nesse caso, estamos nos referindo a pessoas que atuam dentro de um padrão recorrente, que fazem exatamente o que tem que ser feito, nem mais, nem menos.

Com essas informações, já podemos compreender a necessidade de contar com profissionais proativos em uma empresa. Ao contrário do que se possa imaginar, não se trata de um dom, mas de algo que pode ser desenvolvido por qualquer pessoa.

Características um vendedor proativo?

Ter iniciativa é uma das principais habilidades de um vendedor proativo. Isso implica em ir além das demandas que são passadas e ampliar a percepção do que pode ser feito para colaborar com o bom andamento do negócio.

O raciocínio rápido é outro elemento que destaca o perfil do vendedor proativo. Isso pode ser alcançado quando a pessoa se encontra diante de desafios que a tiram de sua zona de conforto. Além disso, a proatividade implica nos seguintes aspectos:

Autoconfiança: Acreditar em si mesmo é fundamental para alcançar resultados positivos. A autoconfiança acontece quando o profissional é valorizado e suas qualidades são exaltadas.

Capacidade para solucionar problemas: O vendedor proativo não se lamenta por algo que deu errado. É mais importante focar na solução e, caso seja ele o responsável pelo erro, saberá reconhecê-lo com tranquilidade.

Criação de oportunidades: A proatividade pressupõe capacidade de agir para que as metas sejam alcançadas. Nesse contexto, o vendedor busca espontaneamente por estratégias que beneficiam a organização a curto, médio e longo prazo.

O que fazer para ser um vendedor proativo?

Como já mencionamos, ser vendedor proativo está ao alcance de toda pessoa que deseja focar no seu desempenho e nos resultados satisfatórios do seu comportamento. Se você pretende se destacar nesse cenário, precisa considerar os seguintes elementos:

Receptividade aos clientes: Estude sobre o serviço/produto e pessoas que os consomem. Antecipe a necessidade do seu cliente para oferecer o que ele realmente deseja e necessita.

Atualização profissional: Realize cursos, participe de eventos e mantenha contato com quem trabalha no mesmo ramo que você. Isso tende a agregar valor à sua atuação profissional.

Cooperação: Ser vendedor proativo é ter senso de coletividade. Se envolva positivamente com sua equipe e esteja disposto a aprender e a ensinar o que você sabe.  O trabalho colaborativo promove resultados satisfatórios para todos.imagem de vendedores fechando negócio e tratando bem aos clientes

Atitudes diárias que um vendedor proativo deve tomar

Evite esperar pelos outros para executar suas atividades, principalmente se você sabe que pode resolvê-las sozinho. Caso se sinta seguro em tomar iniciativas, siga em frente. O importante é inovar e uma dose de ousadia sempre é bem-vinda.

Além disso, para ampliar sua desenvoltura como vendedor proativo, procure eliminar distrações que podem prejudicar seu desempenho. Não deixe para fazer as coisas em cima da hora, antecipe-se.

Identificou um problema? Se sabe resolver, não transfira responsabilidades. Errou? Aceite, reconheça mude os hábitos que causaram a falha. A autopercepção é fundamental para o aumento da proatividade.

Sempre que iniciar o dia de trabalho, identifique quais são as tarefas que precisam de mais atenção e as execute primeiro. Essa atitude está relacionada à criação de um plano eficaz.

Comece fazendo o que é urgente ou que demanda mais foco. Caso se depare com algo novo, recolha todas as informações necessárias para o bom andamento das atividades. Por fim, avalie o que funciona e o que não funciona e tente corrigir da próxima vez.

Ser vendedor proativo também é não desperdiçar tempo com coisas desnecessárias ou que não devem ser feitas por você. Identifique os limites do que é ou não é de sua competência para evitar sobrecarga.

Como saber se estou me saindo bem como vendedor proativo?

Como você notou, a proatividade é um exercício e uma habilidade que pode gerar boas oportunidades de crescimento profissional. Não é à toa que conhecer como se dá a experiência do cliente é fundamental para a avaliação do vendedor proativo.  

A SAX pode te ajudar a descobrir como anda sua atuação com vendas. Por meio da métrica de Cliente Oculto, nós apresentamos relatórios detalhados a respeito da experiência vivenciada por nossos clientes ocultos mediante pontos predefinidos.

Com essas informações em mãos, será possível lidar melhor com planejamento e ter uma visão crítica mais eficaz do que pode ser mantido ou melhorado. Pronto para otimizar seus processos e se destacar como vendedor proativo? Conte com a gente!

 

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter