fbpx

Marketing de relacionamento, porque a sua empresa precisa desta ferramenta

Marketing de relacionamento, porque a sua empresa precisa desta ferramenta

Criar ações que incentivem o retorno de clientes é uma das estratégias de marketing de relacionamento nas quais você precisa investir

Diante de um mercado altamente competitivo, investir em marketing de relacionamento deve ser encarado como necessidade e diferencial. Se você ainda não deu a devida importância para isso, é importante considerar a leitura deste artigo. 

Descubra agora como conquistar espaço de visibilidade por meio da atração e fidelização de clientes. 

O que é marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento é uma das estratégias que auxiliam na aproximação da sua empresa com o público.  Em linhas gerais, ele garante que a percepção de sua marca contribua com a vida das pessoas em vários aspectos.

As ações que visam a disseminação da marca, prospecção, fidelização e criação de autoridade no mercado lidam diretamente com o marketing de relacionamento. Quem não gostaria que os clientes fossem verdadeiros defensores e divulgadores da sua marca?

Esse é o sonho de toda empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Claro que o caminho percorrido para que ele se torne realidade não é fácil, mas também não é impossível. Basta você ter foco, planejamento e se atentar para as informações a seguir. 

cliente em destaque com sorriso no rosto porque está sendo bem atendido pelo vendedor que o atendeu.

Veja também: Feedback do cliente: entenda a  importância e como coletar

Estratégias que fazem parte do marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento se vale de uma série de estratégias que oferecem vantagens para a empresa e para os clientes. Dentre elas, as principais são a construção e disseminação da marca, criação de autoridade no mercado e fidelização.

Além disso, fazem parte desse campo o contato com o público em diferentes canais e comunicação de acordo com o Perfil do Cliente Ideal (ICP). A automação de marketing digital e de conteúdo também pode se aliar ao marketing de relacionamento

Quais são as particularidades do marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento objetiva fazer com que sua empresa se torne referência no mercado. Para que isso seja possível, é fundamental promover boas experiências para o público por meio de ações bem estruturadas. 

Portanto, o marketing de relacionamento não deve ser estruturado com foco apenas no aumento do volume de vendas. Mais do que clientes, você deve ser capaz de conquistar fãs e isso não se resume ao bom atendimento. 

Por que o marketing de relacionamento é importante para sua empresa?

Vários são os benefícios gerados pelo marketing de relacionamento. Neste artigo, nós vamos mencionar os 3 mais importantes para que você conheça e identifique se está ou não aderindo a eles. 

Aumento do LTV

O Lifetime Value é uma das métricas que auxiliam a manter o cliente em contato com sua empresa por um longo tempo. Essa permanência garante que ele “devolva” o valor que você gastou com sua aquisição. 

Dessa forma, o marketing de relacionamento deve ser usado como estratégia que promove o aumento da vida útil do cliente. Em outras palavras, você conquistará a fidelidade das pessoas, que podem recomendar sua marca e te ajudar a reduzir o seu CAC (Custo de Aquisição de Cliente). 

Impulsionamento orgânico nas vendas

Os investimentos que você faz para conquistar novos clientes podem ser reduzidos eliminar se você fizer um bom trabalho focado em relacionamento. O ideal é que o marketing boca a boca impulsione suas vendas. 

Com a diminuição dos custos com anúncios de mídia paga, por exemplo, você pode usar as receitas para melhorar alguns setores de sua empresa, como a modernização de equipamentos e contratação de novos colaboradores.. Não deixe de tomar as decisões considerando que essa melhoria também deve favorecer o seu cliente. 

veja agora: Saiba como avaliar a qualidade de atendimento da sua empresa

Alinhamento organizacional

O objetivo de proporcionar boas experiências aos clientes permite que todos os departamentos de sua empresa estejam em sinergia. Em outras palavras, o trabalho em equipe gera qualidade, produtividade e a consequente satisfação do público. 

Como aplicar o marketing de relacionamento na minha empresa?

O primeiro passo para aplicar o marketing de relacionamento na sua empresa é fazer uma pesquisa detalhada do seu público. Considere faixa etária, gênero, localização, entre outros fatores. Além disso, considere os seguintes elementos:

Mapeamento da satisfação: Descubra o que faz com que as pessoas comprem de você e não de seu concorrente. Nesse caso, é importante investir em estratégias de pós-venda. Com isso, você descobrirá o que poderá fazer com que elas retornem a você.

Vamos supor que o ponto forte de sua empresa é entrega rápida de determinado produto. Essa informação pode servir como diretriz para você aprimorar as políticas de frete, como a gratuidade, por exemplo, usá-las como diferencial para que o cliente retorne por outros motivos.

Vendedor atendendo a cliente de forma empática. Os dois estão vistos de lateral e parecem satisfeitos um com o outro

As redes sociais se tornaram uma ferramenta poderosa para aproximar clientes e empresas. Por isso, é importante que elas saibam utilizar bem esse meio para se relacionarem com os clientes.

Produção de conteúdo: Sua empresa deve ter algo de bom a dizer aos usuários das redes sociais. Estas não podem ser utilizadas como vitrines dos seus produtos, mas como espaços que educam, geram valor e consolidam sua marca. 

O ideal é você contratar uma agência especializada em marketing de conteúdo para lidar com essa abordagem. Ela saberá encontrar o equilíbrio perfeito entre sua empresa e seu público. 

Programas de fidelização: Ofereça benefícios para que seu cliente sempre prefira escolher o seu produto ou serviço. Um exemplo é promover um sistema de pontuação a cada real gasto e permitir a troca desses pontos por produtos ou descontos. 

Ferramentas CRM: As ferramentas CRM vão te ajudar a monitorar e entregar soluções de acordo com os problemas e perfis dos seus clientes.

Invista em avaliação constante

Uma vez implementada a estratégia de marketing de relacionamento, é importante que você avalie quais são os resultados de cada ação promovida por sua empresa. Para isso, existem diversas métricas das quais você pode ser valer. 

Exemplos delas são o Cliente Oculto, Satisfação de Clientes, Net Promoter Score (NPS), entre outras. Essas estratégias são capazes de te auxiliar com recursos avaliativos que se aproximam ao máximo de dados reais.

 Lembre-se de que o objetivo é manter relacionamento saudável, positivo e duradouro com seu cliente. Portanto, não perca de vista as diretrizes éticas em relação ao público interno e externo de sua empresa.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter