fbpx

A produção de conteúdo em vídeo é uma das tendências do varejo?

A produção de conteúdo em vídeo é uma das tendências do varejo?

A produção de conteúdo em formato de vídeo nas redes sociais se tornou uma tendência não só no setor de varejo. Mas para todas as empresas que buscam uma relação mais próxima com os seus clientes, a fim de venderem os seus produtos ou serviços de forma mais humanizada.

Qual a importância da produção de conteúdo em vídeo?

Nos últimos anos, o vídeo marketing ganhou mais destaque no mercado e diante de tamanho sucesso, empresas de diferentes segmentos descobriram o potencial do audiovisual para os clientes.

Com isso, as marcas começaram a aplicar estratégias inusitadas e inovadoras para chamar a atenção do seu público. Isso porque, esse formato é capaz de se conectar mais com os clientes. Aliás, para as redes sociais, é possível segmentar ainda melhor a sua produção de conteúdo.

Existem muitos benefícios ao investir na produção de conteúdo em vídeo?

Criar conteúdo audiovisual oferece diversas vantagens, não é à toa que grandes marcas investem nessa estratégia como:

  • Coca-Cola;
  • Airbnb;
  • Nike;
  • Ambev;
  • O Boticário.

Para quem deseja investir nessa ideia, a fim de gerar bons resultados e em pouco tempo, apresentamos abaixo todos os benefícios que uma empresa pode obter com a produção de conteúdo em vídeo.

Mais engajamento

60% das pessoas preferem assistir a um vídeo do que ler um texto, de acordo com a PAGEWIZ. Mesmo para os leitores assíduos, a perspectiva de clicar em um conteúdo audiovisual é mais atrativo e pode ser mais rico em informações.

É um meio mais imediato tanto para tomar uma decisão quanto para resolver um problema. Ainda mais que o cliente hoje se guia pela opção que oferece mais praticidade.

Ranqueamento

A produção de conteúdo é algo bem valorizado pelo Google e com o formato em vídeo isso não é diferente. O buscador já aprimorou os seus algoritmos para identificar quais audiovisuais possuem mais qualidade e assim, colocá-los no topo das pesquisas.

Saiba que as chances de ranquear se tornam ainda maiores quando o conteúdo gera engajamento. Isso, então, vai estimular o tráfego orgânico para o seu e-commerce, sua página, seu perfil.

Conversão

A melhor maneira de converter clientes com o uso de vídeo é investindo em uma técnica chamada storytelling. Essa tática de convencimento é muito usada por marcas como Heineken, Dove e Itaú.

Esse recurso faz uso de personagens e trilha sonora para contar uma história. A partir disso, busca criar uma identificação bem mais profunda com o cliente do que aconteceria com um texto.

Para gerar a conversão, a aplicação de uma narrativa se faz necessária e uma boa estratégia é fazer um vídeo animado, que oferece diversas possibilidades para desenvolver algo atrativo.

Também vale apostar na produção de conteúdo explicativo, ou seja, que fale dos seus produtos ou serviços, sobre a sua loja ou um texto feito no seu blog. Acima de tudo, use a criatividade e a imaginação.

A produção de conteúdo em vídeo ajuda a educar o cliente

Imagine acessar uma página na web sobre um tema que você deseja aprender e dar de cara com um conteúdo em vídeo pronto para o seu consumo. Sem dúvida, chama a atenção e é um meio mais dinâmico de obter conhecimento do que a leitura de um texto.

Nesse sentido, o marketing digital tem como uma de suas maiores vantagens educar o cliente. Este, por sua vez, através de diferentes formatos de conteúdo, se converte e fideliza.

Vale adicionar ainda que ele pode chegar a se tornar até mesmo um promotor da sua marca. Afinal, o boca a boca ainda é um tipo de marketing que tem a sua utilidade.

 

A produção de conteúdo explicativo em vídeo é um dos que mais chamam a atenção do cliente. Imagem de freepik no Freepik

Aumento do ROI

A produção de conteúdo em vídeo gera um bom ROI, de acordo com 83% das empresas que usam essa estratégia, o que indica um estudo da Dreamgrow.

Diante disso, mesmo que haja um gasto inicial para fazer boas criações, com profissionais de excelência, processos detalhados e com um roteiro bem escrito, haverá um bom retorno sobre o seu investimento.

Saiba ainda que é possível poupar um pouco nos custos, afinal, há diversos softwares de edição hoje capazes de converter uma simples gravação em uma produção digna, que deixa pouco a desejar em comparação às filmagens profissionais.

No final, o que mais conta é todo o conjunto da obra, ou seja, se a mensagem do conteúdo foi transmitida de modo criativo e claro para os clientes.

É possível trabalhar a produção de conteúdo em vídeo de várias maneiras

O apelo visual na produção de conteúdo em vídeo é bem grande, por isso, mais do que investir em criatividade, deve-se variar nos estilos audiovisuais, sejam eles tutoriais, webinars, vlogs ou animações. A fim de atrair a atenção do cliente e gerar engajamento.

Mais do que tudo, inclua um diferencial em cada material. Por fim, veja a seguir alguns tipos mais populares para ser bem-sucedido nessa estratégia de marketing de conteúdo em vídeo.

Tutoriais

A maioria dos clientes já assistiram um vídeo de tutorial pelo menos uma vez na vida. Hoje em dia, aliás, esse tipo de conteúdo equivale a um curso completo, algo que só seria possível de aprender ao se inscrever em uma instituição renomada e não pela internet.