fbpx

Como obter vantagem competitiva no setor varejista?

Como obter vantagem competitiva no setor varejista?

Pode-se entender como vantagem competitiva o diferencial de um negócio. Isso, aliás, é um detalhe que toda empresa deve possuir, inclusive, as de menor porte. Afinal, é esse aspecto que faz com que as pessoas reconheçam uma marca no mercado e a valorizem.

O que é vantagem competitiva?

A vantagem competitiva é a aptidão de um negócio em disponibilizar produtos ou serviços da mais alta qualidade aos seus clientes ou com valores mais acessíveis do que os seus concorrentes.

Nesse sentido, é todo um conjunto de habilidades que gera mais valor a empresa e as suas entregas, tornando-a uma referência em seu mercado de atuação. 

A longo prazo, essa vantagem torna a posição da sua loja mais sólida em seu setor, fazendo com que a sua marca feche mais vendas do que a concorrência. Na prática, portanto, esse diferencial pode surgir de várias maneiras como:

  • um novo detalhe sobre um produto;
  • o modo como o seu supply chain foi projetado.

Para criar uma vantagem em seu negócio, a combinação de uma série de qualidades são necessárias, por exemplo:

  • valor de marca;
  • melhor custo-benefício;
  • qualidade dos produtos ou serviços;
  • venda de itens exclusivos;
  • capacitação dos funcionários;
  • sortimento diversificado.

Outro aspecto que contribui nesse sentido é investir sempre em um ótimo atendimento e na melhor experiência do cliente possível. Todos os tópicos acima, seja em separado ou em conjunto, se apresentam como vantagens competitivas em seu varejo.

Venda de produtos exclusivos

Apostar na exclusividade também é uma grande vantagem competitiva e tem o poder de colocar o seu negócio em destaque. Então, se você vende um produto ou disponibiliza um serviço pouco comum em sua região, isso pode se tornar o diferencial da sua marca.  

Nesse sentido, o cliente vai direto a sua loja, pois saberá que lá vai encontrar o que procura e que não está disponível em nenhum outro lugar nas proximidades.

Capacitação dos funcionários

Motivar e capacitar os seus funcionários pode ser uma vantagem competitiva em seu negócio. Isso porque, pode ajudar a melhorar a experiência do cliente em sua loja, ainda mais ao investir em um atendimento diferenciado.

Para saber se os seus funcionários estão dando o máximo de si nesse aspecto, conte com o serviço de Cliente Oculto da SAX. A empresa envia uma pessoa para checar o seu ponto de venda em diversas áreas, principalmente, o atendimento.

Ao tirar suas conclusões, um relatório completo chegará até você com tudo o que a sua empresa tem como ponto forte e fraco. A partir disso, basta implantar as melhorias necessárias.

Essa é uma ótima opção para avaliar se o seu quadro de pessoal oferece respostas com foco nas demandas dos clientes, bem como, analisa se a sua equipe, acima de tudo, se compromete com a satisfação deles.

Sortimento diversificado

Para garantir a sua vantagem competitiva e assim, se tornar uma referência no mercado, investir em um sortimento de produtos versátil pode ser a resposta. Além disso, tal prática permite atrair novos clientes ao oferecer itens diversos em sua área de atuação.

Isso não quer dizer que você deva transformar a sua loja em um supermercado, mas sempre tente agregar algo novo e que tenha relação com a identidade da sua marca.

Obtenha vantagem competitiva e alavanque seu negócio

Adicionar uma vantagem competitiva ao seu negócio pode gerar impactos bem positivos em suas vendas e no desempenho da sua empresa. Isso porque, permite que você ocupe um espaço mais sólido e maior no mercado, além de conquistar a confiança dos clientes.

Também é um diferencial aprimorar os seus processos internos, o que vai ajudar a reduzir falhas em sua operação, ampliando os seus resultados diante da concorrência. Saiba que isso é possível com a auditoria de PDV da SAX que vai colocar a sua marca em evidência no setor.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter