fbpx

7 livros para quem quer dominar o setor varejista

7 livros para quem quer dominar o setor varejista

O setor varejista está sempre em constante mudança e evolução. Para quem atua nesse meio, precisa estar pronto para atender às novas demandas que surgem. Então, nada melhor do que contar com livros sobre varejo que geram muitos aprendizados e lições.

Quais os melhores livros para quem quer dominar o setor varejista?

Existem algumas obras voltadas para o setor varejista que podem ajudá-lo de diversas maneiras, dentre eles, A Loja de Tudo e a Bíblia de Vendas. Ambos e tantos outros títulos podem:

  • servir de inspiração;
  • estimular a criatividade;
  • agregar novos aprendizados.

Em uma área em constante mudança como o varejo, ter insights poderosos pode ser o que faltava para que o seu comércio ou loja tenha o destaque que merece nesse meio. Para quem atua neste setor, precisa sempre trazer novas soluções e ideias para o mercado.

Nesse sentido, há sete leituras logo abaixo que merecem um lugar especial em sua mesa ou cabeceira, a fim de incentivar o seu desenvolvimento cognitivo e o tipo de pensamento que todo varejista de sucesso precisa ter para ser bem-sucedido. 

1- Arroz, feijão e varejo

O primeiro dos livros para dominar o setor varejista é essa obra brasileira do autor Caio Camargo. Assim, essa leitura traz em suas páginas como é a rotina de um varejista no Brasil.

Você vai notar que os capítulos não estão conectados entre si, então, é possível ler na ordem que quiser. Desse modo, o livro foca na realidade deste setor e assim, traz:

  • dicas de gestão;
  • entrevistas;
  • dados;
  • notícias;
  • artigos.

O Arroz, Feijão e Varejo, acima de tudo, é um relato que guia o comerciante ou lojista rumo ao sucesso em seus negócios, ao abordar o que mais importa para a sobrevivência de um empreendimento.

2- Gestão de marketing no varejo

Não há como se destacar no setor varejista sem o marketing. Afinal, sem ele, a concorrência vai se sobressair e seu negócio vai correr grandes riscos de fracassar.

Com isso em mente, Cláudia Buhamra Abreu Romero criou essa obra sobre gestão no varejo repleta de:

  • conceitos sobre marketing;
  • orientações;
  • práticas;
  • dicas.

Mesmo que você não saiba nada sobre marketing ou tenha uma ampla noção sobre o assunto, essa leitura serve para ambos os públicos, já que traz uma abordagem bem direta e clara.

3 – A Loja de Tudo é um bom livro sobre o setor varejista?

Um dos melhores livros da área e que traz lições valiosas para o setor varejista é a A Loja de Tudo. Essa obra relata a história do maior e-commerce do mundo, a Amazon. Assim, conta como Jeff Bezos desenvolveu essa gigante que se tornou um ícone no mercado.

Com bom humor, o autor indica o caminho ideal para que você se torne o melhor vendedor. Isso por meio de dicas e teorias que Gitomer traz sobre o processo de vendas. Então, é um título que não pode faltar na rotina de leitura de quem deseja vender mais.

No decorrer das páginas, o autor também expõe os maiores fracassos em relação às vendas. Bem como, as principais razões para essas falhas. Enfim, é uma obra indispensável para fazer a sua loja ou comércio chegar ao topo no setor varejista.

Há livros que podem ajudar a reduzir custos em seu negócio, algo essencial para quem atua no setor varejista. Imagem de prostooleh no Freepik

5 – Gestão de custos no comércio varejista

Este é um livro nacional de Rodney Wernke e que traz uma abordagem mais técnica sobre as seguintes temáticas:

  • gestão do varejo no Brasil;
  • diminuição de custos.

Apesar disso, tem uma linguagem bem acessível e o autor se empenhou em desenvolver em suas páginas, por exemplo:

  • cases reais;
  • atividades de fixação;
  • modelos de planilhas para aplicar o conteúdo de modo prático.

Para um aprendizado bem mais completo, aliás, o escritor adicionou textos com uma escrita muito simples, a fim de facilitar a leitura e o entendimento da obra Gestão de Custos no Comércio Varejista.

6 – Clientividade, como oferecer o que seu cliente quer

O foco no cliente é essencial para quem atua no setor varejista e a obra de César Souza evidencia isso em suas páginas. Assim, ele traz definições cruciais para essa área.

A partir disso, ele chama a atenção de lojistas e comerciantes para que criem estratégias colocando o cliente no centro de todo o negócio. Com uma escrita leve e dinâmica, então, o autor oferece em suas páginas:

  • cases de sucesso;
  • ideias inovadoras e ousadas;
  • exemplos do dia a dia.

Essa é uma obra para aqueles que desejam saber como conquistar os clientes e torná-los fiéis à sua marca. Acima de tudo, mostra como fazer isso de modo rentável e constante.

7- As Faces do Varejo é um dos melhores livros sobre o setor varejista?

Um livro que traz em cada capítulo nomes de peso do setor varejista e que muito contribuíram com suas ideias para que esse mercado se tornasse a importante indústria que é hoje. 

Essa, portanto, é uma obra com diversos autores focada na experiência de cada um no varejo, além de seus muitos desafios e claro, conquistas.

Vale a pena investir no setor varejista?

O setor de varejo é um dos pilares da economia do Brasil, um dos mercados mais dinâmicos e sólidos. Responsável, aliás, por gerar empregos e por uma boa parte das riquezas produzidas no país.

Investir nesse meio requer aprender e se atualizar de modo constante, tendo o cliente como o centro de todas as ações do varejista. Portanto, contar com livros e empresas como a SAX – empresa especializada em métricas de CX para o setor de varejo, faz com que o sucesso nessa área se torne realidade.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter