fbpx

4 dicas para otimizar seu ponto de venda e lucrar mais

4 dicas para otimizar seu ponto de venda e lucrar mais

Dentre as ações implantadas pelos gestores, é fundamental investir na otimização do ponto de venda (PDV). Afinal de contas, esse é o local de acesso entre o cliente e os produtos/serviços oferecidos. Por isso separamos dicas para otimizar pontos de venda.

Empresas do segmento varejista empenham-se constantemente para aumentar as vendas e conquistar resultados que não apenas permitam a sua sobrevivência, como também estimulem o crescimento do seu negócio.

Em razão disso, mostraremos neste post 4 dicas para otimizar pontos de venda e vender mais. Confira!

1. Estude o perfil do seu público

Analise sempre o perfil de seus clientes, bem como seus hábitos de consumo. Quem são eles? Onde estão? O que procuram? Que época do ano eles mais compram de você? Como se comportam? Quais são suas necessidades? Encontrar as respostas para essas perguntas ajudará a descobrir o que precisa ser melhorado e o que pode ser feito para conquistar mais clientes.

2. Treine sua equipe

Capacitar sua equipe é fundamental para entregar uma experiência do cliente memorável no ponto de venda. Vendedores mal treinados, desinteressados, intrometidos ou que não sabem como os produtos funcionam estão entre as maiores reclamações dos compradores.

Para evitar esse tipo de constrangimento, passe para seus atendentes o conceito e os valores da marca. Estimular a franqueza e a transparência na comunicação também é imprescindível para fazer os clientes se sentirem mais à vontade.

Oferecer cursos, palestras e treinamentos pode ser uma excelente ideia, pois seus funcionários aprenderão métodos de persuasão e aptidões (know-how) específicas para o cargo e segmento do negócio.

Importante! Não se esqueça de auditar os atendentes periodicamente para detectar o que está funcionando e o que deve ser melhorado para garantir um atendimento certeiro e, ao mesmo tempo, empático.

3. Crie um ambiente convidativo

As características visuais de um PDV são essenciais para chamar a atenção de novos clientes para dentro da loja. É importante certificar-se de que o clima do ambiente em geral está cativante.

Aqui, vale considerar não somente as formas de atrair as pessoas para o seu estabelecimento, mas também as estratégias para mantê-las no interior durante a maior quantidade de tempo possível. Veja algumas recomendações:

  • utilize combinações de cores atrativas e suaves;
  • evite colocar placas e fachadas em excesso no interior da loja;
  • mantenha um aroma agradável;
  • zele pela iluminação, limpeza e organização do ambiente;
  • controle a temperatura do ar-condicionado de acordo com a estação do ano.

4. Destaque os itens em promoção

Quem é que não gosta de promoções? Não é à toa que o varejo se utiliza desse tipo de estratégia sempre que deseja melhorar os resultados ou evitar prejuízos vendendo mercadorias paradas no estoque.

Portanto, não é necessário ir muito além da busca por maneiras de expor melhor os produtos quando existem promoções em seu ponto de venda. Se possível, coloque esses itens nas vitrines, ilhas ou nas gôndolas da entrada. Utilize artifícios para valorizá-los, investindo em uma identidade visual criativa. Assim, você conseguirá evidenciar o melhor do seu produto!

E então, o que achou das nossas dicas para otimizar seu ponto de venda e lucrar mais? Se elas forem colocadas em prática, você certamente terá mais chances de liderar o mercado no qual está inserido. Portanto, não perca tempo e comece já a correr atrás de melhorias!

Gostou deste post? Aproveite que você chegou até aqui e entenda a importância do engajamento dos funcionários!

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter