fbpx

O que é ESG e quais os benefícios de aplicar na empresa?

O que é ESG e quais os benefícios de aplicar na empresa?

O ESG é um dos temas atuais mais em pauta e que também fez parte da NRF 2022, a maior feira sobre varejo do mundo. Assim, a cobrança é que as empresas invistam em ações que tenham como foco o aspecto ambiental, social e de governança.

O que é ESG?

83% dos brasileiros compram de marcas alinhadas com seus valores pessoais, de acordo com a Accenture Strategy. Portanto, é cada vez mais essencial que as empresas tenham um forte posicionamento sobre os conceitos acima e eis que surge o ESG.

 

Ele é como uma extensão da sustentabilidade. Ou seja, se sustenta frente aos aspectos de governança, ambientais e sociais. Assim, a empresa precisa gerar lucro, no entanto, deve se manter sustentável a longo prazo.

 

De forma simples, cada organização deve criar uma relação de equilíbrio entre consumo e meio ambiente, levando em conta ainda o lado governamental e social.

Quais são os benefícios do ESG no varejo?

Entender as vantagens de aplicar o ESG é o primeiro passo para tornar o seu negócio cada vez mais sustentável e bem visto pelos clientes. Assim, como ele se baseia em um tripé, o mesmo vale para os benefícios:

 

  1. Ambiental;
  2. Social;
  3. Governança.

1 – Você sabe quais são as vantagens ambientais do ESG?

Antes de tudo, saiba que os benefícios obtidos aqui acontecem por meio de ações bem simples e que não vão impactar nos lucros da sua empresa e nem representar grandes gastos. Dessa forma, o que a sua empresa pode fazer é:

 

  • Fazer a reciclagem dos resíduos (lixo) que o seu negócio gera;
  • Reciclar as embalagens do seu comércio;
  • Incentivar o uso de sacolas retornáveis;
  • Criar pontos de coleta para óleos de cozinha, bem como itens eletrônicos.

 

Com apenas essas ações simples de ESG, já é possível gerar grandes resultados como mostrar ao cliente que a sua empresa é eco friendly e que possui inteligência competitiva

É possível fazer mais pelo meio ambiente

Para ir mais a frente, considere investir na mudança de infraestrutura do seu negócio, tornando-o mais sustentável por meio do uso de energia solar. 

 

Reaproveite também a água da chuva para limpar espaços que possuem uma circulação maior de clientes e funcionários. De fato, essas atitudes têm um impacto muito positivo do ponto de vista ambiental. 

ESG ou governança social ambiental. Conceito de desenvolver um plano de investimento de conservação da natureza.

2 – Quais os benefícios sociais do ESG?

A maior vantagem aqui é olhar para os seus próprios funcionários. De acordo com o IDV, cerca de um quarto dos trabalhadores CLT do Brasil estão presentes no setor do varejo. Ou seja, ele é, portanto, a porta de entrada para muitos no mercado de trabalho.

 

É essencial, então, que a empresa coloque o seu pessoal como prioridade, não só os clientes. Assim, é importante fazer com que ele se sinta parte de algo maior, bem como:

 

  • Oferecer uma remuneração justa;
  • Proporcionar um ambiente de trabalho agradável;
  • Fazer com que o colaborador se sinta respeitado e ouvido.

 

São essas ações de imensa importância que fazem com que o S do ESG seja aplicado de modo eficiente no varejo brasileiro. 

3 – O que esperar da governança no ESG?

A vantagem da governança no varejo tem relação direta com as boas práticas de gestão. Dessa maneira, o principal aqui é criar uma missão e valores bem firmes para a sua empresa, com o intuito de fazer a diferença na comunidade em que está inserido. 

 

Saiba ainda que a aplicação do G no ESG diz respeito também a criação de um setor consultivo em seu negócio, a fim de gerar mais transparência.

 

Isso ajuda também a dar uma visão mais estratégica à organização. Pois a presença e o modo de ver imparcial de terceiros pode ser uma atitude bem positiva.

Casas Bahia é um exemplo de ESG?

A dona da marca junto com a Pangeia criou um projeto que tem como iniciativa uma loja sustentável tanto no site da Casas Bahia quanto em seu app. 

 

Por lá, o cliente encontra itens de vários departamentos como acessórios, cuidados pessoais, alimentação, bem como utensílios. Assim, todos têm em comum a produção por meio de práticas sustentáveis desenvolvidos por:

 

  • Tribos da Amazônia;
  • Artesãos;
  • Fabricantes;
  • Cooperativas florestais e rurais.

 

Outro diferencial é a entrega das mercadorias que são com transações zero carbono. Dessa forma, a compensação é automática com o objetivo de ajudar na preservação da maior floresta do mundo.  

 

Uma outra iniciativa da rede é o “1% pelo Planeta”. A missão aqui é converter parte das vendas em ações de ESG.

 

Ou seja, a cada compra, 1% dos lucros são reservados e depois repassados a comunidades florestais e rurais, a fim de melhorar a qualidade de vida do seu povo e gerar renda.

Starbucks também investe no ESG?

No ponto de vista S da sigla, isto é, o aspecto social, a rede cuida de seus funcionários. Isso porque, investe no treinamento de seus colaboradores e oferece vários benefícios de trabalho bem vantajosos.

 

Já o lado ambiental, a empresa vem se esforçando em criar chás e cafés de origem ética por meio de práticas de agricultura sustentável. Aliás, outras iniciativas que tem atraído a atenção dos clientes são:

 

  • Descontos em copos reutilizáveis;
  • Uso de recipientes recicláveis.

 

Por último, o G do ESG que também é firme, já que a administração cumpre com os seus objetivos, tanto os de operação quanto os financeiros. 

ESG foi pauta da NRF 2022

A maior feira do mundo abordou esse e outros temas, bem como tendências no varejo em 2022. Assim, pautas como diversidade, inclusão e meio ambiente foram bem discutidas, junto de sistema B e capitalismo consciente. 

 

Dito isso, houve uma cobrança maior para que as empresas pratiquem o ESG invés de apenas falar sobre o assunto. Afinal, é esse tipo de postura que o perfil do cliente de hoje e a geração Z exigem do varejo.

Aplique o ESG em sua empresa e conte com a SAX

De início, investir nessa iniciativa não requer grandes investimentos. Como citado aqui, pequenas ações já fazem a diferença. No entanto, não faça apenas para promover a empresa como amiga do meio ambiente.

 

Isso porque, o cliente é capaz de identificar quando uma iniciativa não é real. Por isso, alinhe os seus valores de acordo com o ESG e comece a mudança.

 

Saiba ainda que você pode contar com os serviços da SAX para expandir o seu negócio e oferecer a melhor e mais autêntica experiência do cliente.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter