fbpx

Conheça as tendências no varejo em 2022 e ganhe destaque no mercado

Conheça as tendências no varejo em 2022 e ganhe destaque no mercado

Conhecer as tendências no varejo em 2022 é essencial para você se planejar para o próximo ano. Esse setor é o que mais cresce, no entanto, é também o mais competitivo, o que obriga os varejistas a estar à frente das mudanças para aplicá-las em seus negócios.

O novo cenário das vendas no varejo

Não se pode negar as fortes mudanças que as vendas no varejo tiveram nos últimos anos. Assim, de um lado, houve um aumento acelerado no comércio virtual, tanto no Brasil quanto no exterior.

Agora, com a maioria das pessoas já vacinadas e a queda nos casos de COVID-19, aos poucos o comércio físico está se aquecendo.

Segundo a Euromonitor, em seu estudo “Future of Retail 2021”, antes da pandemia, quase 70% das vendas de bens e serviços vinham de lojas físicas.

Já durante a crise, dois a cada 10 clientes começaram a se aventurar no mundo das compras online pela primeira vez. 

As tendências no varejo em 2022 é que o comércio presencial mantenha a liderança. No entanto, a prospecção para 2025, é que essa taxa de 70% possa cair para 58%. Enquanto o e-commerce deve crescer cerca de 42% nos cinco anos seguintes.

Em resumo, há espaço para ambos no mercado e o maior beneficiado disso são os clientes que, afinal, terão mais escolhas. 

Conheça as principais tendências no varejo em 2022

Veja a seguir cinco transformações nesse setor para o próximo ano. Assim, é possível criar estratégias para aumentar as vendas da sua marca.

1 – Sustentabilidade estará em alta em 2022

Esse, sem dúvida, será um dos grandes diferenciais competitivos no ano seguinte. Isso porque, empresas que se colocam a favor do meio ambiente e colaboram por meio de ações sustentáveis, chamam a atenção dos clientes.

De acordo com a Union+Webster, 87% deles preferem comprar produtos de empresas sustentáveis. Aliás, 70% dos clientes estão dispostos a pagar um valor mais alto por isso.

A preocupação com a preservação ambiental tem aumentado a ponto de influenciar cada vez mais o perfil de consumo dos clientes. Por isso, é essencial que o varejo se adeque a essa exigência para se manter no mercado.

É hora de repensar a forma como as suas embalagens são feitas, bem como o uso dos recursos naturais como água e energia elétrica. 

Faz parte de uma das tendências no varejo em 2022, criar medidas efetivas em prol do meio ambiente e evitar ações consideradas como greenwashing.

2 – Presença cada vez maior dos idosos no varejo

Tudo indica que a terceira idade terá uma participação mais ativa no mercado de consumo. Isso porque, a longevidade no Brasil está com uma média de 80 anos. 

Junto a isso, o cuidado com a saúde está cada vez maior, o que leva os acima de 60 anos a ficarem mais ativos do ponto de vista financeiro.

De acordo com o IBGE, os idosos representam cerca de 14% da população brasileira. Além disso, equivale a 20% do consumo no varejo. Aliás, é a faixa de idade que mais vai crescer dentro de 20 anos.

Com isso, não é surpresa que uma das tendências no varejo em 2022 seja a criação de estratégias voltadas para o atendimento aos clientes da terceira idade.

3 – Jornadas mistas 

Nos dois últimos anos, as vendas nos e-commerces predominaram no mercado. No entanto, a expectativa para os próximos meses é a retomada dos pontos físicos.

Uma mudança que vai acontecer é em relação aos celulares. Isso porque, eles estarão cada vez mais presentes dentro das lojas. Afinal, o objetivo aqui é dar ao cliente o máximo de comodidade e com isso:

  • As entregas serão mais rápidas;
  • Com direito a retirada na loja;
  • E rastreamentos dos pedidos em tempo real.

Logo, uma das tendências no varejo em 2022 é pensar diferente, unindo o online e o offline.

Os varejistas devem oferecer aos seus clientes o melhor do que há em ambos os mundos e promover cada vez mais a interação entre eles.

Marketing de realidade aumentada. Uma mão segurando um smartphone usa o aplicativo RA para verificar as informações. Principais tendências no varejo em 2022.

4 – Uma das tendências no varejo em 2022 é o Phygital

Sabe-se que o comércio físico e o digital têm grande influência um sobre o outro. Assim, para um melhor atendimento, é essencial estar presente em vários canais diferentes. Ou seja, deixar a escolha toda para o cliente.

O mercado, no entanto, se encaminha para uma nova tendência, o phygital. Ele ultrapassa o conceito de omnicanalidade, oferecendo mais do que um atendimento físico e online, mas sim uma ligação entre ambos.

É uma maneira de dar ao cliente uma jornada de compra com mais fluidez, o que torna a experiência dele muito melhor.

Mais do que nunca, é necessário enxergar o comércio de forma completa, isto é, com uma visão 360º. 

5 – Gestão integrada é uma das tendências no varejo em 2022

É muito importante ter um negócio bem estruturado e organizado. Sem dúvida, isso agrega muito valor à sua empresa.

Do contrário, pode trazer muitos prejuízos a sua marca. Por isso, é essencial se manter a par de tudo, por exemplo:

  • Você conhece o seu volume de vendas mensal?
  • Quais mercadorias tiveram uma saída maior?
  • Por que algumas compras não foram concluídas?

É fundamental saber a resposta para todas essas questões. Então, caso não saiba, aplique uma gestão integrada e automatizada em seu negócio agora mesmo.

Logo, essa é uma das tendências no varejo em 2022 que mostra qual empresa tem um perfil visionário e empreendedor e portanto, merece o devido destaque no mercado.

Prepare-se para conquistar o mercado em 2022

Antes, o varejo era dominado pelo ambiente físico. Com a pandemia, os e-commerces mostraram o seu valor e conquistaram os clientes. Para o próximo ano, fica claro que o melhor mesmo é interligar esses dois mundos. 

Fazer uso dos recursos virtuais para tornar as ofertas mais personalizadas, ter uma relação mais próxima com o cliente e inovar no comércio são as estratégias ideais. 

Todas as tendências no varejo em 2022 aqui apresentadas mostram o que é preciso para se certificar que o seu negócio permaneça sólido e competitivo neste setor.

Para contribuir com a sua evolução, conte com os serviços da SAX. Com ela, você terá uma visão mais objetiva sobre o seu atendimento ao cliente e processos operacionais. Ganhe destaque no mercado ao entender a real necessidade dos seus clientes com a SAX.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter