fbpx

Fidelizar uma marca: Como fazer e ganhar ainda mais Fãs

Fidelizar uma marca: Como fazer e ganhar ainda mais Fãs

A experiência e o posicionamento são chaves para transformar o relacionamento com o cliente

A grande referência do marketing, Philip Kotler, já dizia “Conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual”. Ou seja, a fidelização de marca faz bem para o sucesso e para o lucro dos negócios. 

Traçar boas estratégias com esse objetivo para a retenção de clientes é obrigatório e algumas marcas já fazem isso muito bem. 

Bons exemplos de fidelização de marcas

O caso mais emblemático talvez seja a Apple. Dificilmente um cliente que já passou por experiências de compra de um iPhone, um MacBook ou um iPad, trocará de marca na próxima compra, pois são dispositivos que oferecem uma ótima usabilidade e experiência ao cliente, além do design, da tecnologia de ponta, do status social e da excelência do atendimento tanto no momento da compra como no pós-venda.

Nas Américas, a Nike domina o mercado esportivo; na Europa, é a Adidas a favorita. São ambos casos de empresas que desenvolvem relacionamentos profundos e duradouros com os clientes que vão desde as redes sociais até o patrocínio dos eventos que mais amamos acompanhar, como a Copa do Mundo. 

Aqui mesmo no Brasil, temos mais um bom exemplo de fidelização de marca. A startup Samba Tech, que distribui e gerencia vídeos online em toda a América Latina, garantiu clientes de peso, como Globo, Samsung e SBT ao focar na experiência B2B. O cliente é tão importante para a startup que, na sede, há um trono em homenagem a ele.

No geral, o resultado é que, ao invés de clientes, a marca ganha embaixadores que admiram. Ou seja, eles aguardam as novidades e se orgulham de tudo que a empresa faz. Eles ainda propagam suas ideias para a comunidade a que pertencem. 

Para saber como fidelizar uma marca – a sua marca – e obter clientes cativos, descubra o que é preciso fazer: 

Entenda a dor de seu cliente

Como a fintech Nubank ficou posicionada por duas vezes seguidas em primeiro lugar na versão brasileira do ranking World’s Best Banks, da revista Forbes com o instituto de pesquisa Statista? 

Estudando seus clientes. 

A empresa sempre buscou entender as queixas que os clientes apresentavam em relação aos bancos tradicionais e trabalhou para resolvê-las na era digital, em uma operação centrada em User Experience (UX). 

Entre as soluções adotadas para a fidelização de marca, desde a sua fundação, a fintech facilita o controle financeiro, evita a cobrança de tarifas e realiza um atendimento informal, tudo para deixar o cliente mais seguro e satisfeito. 

Conveniência > preço

O estudo “Engajamento na era do ‘sempre conectado’”, da Verint com a Opinium Research, mostrou que para 84% dos brasileiros, a conveniência é um fator importante para a escolha, e para 59% deles, ela chega a ser mais importante que o preço. 

O comércio eletrônico conquistou os brasileiros. Com ele, é possível adquirir todo tipo de produto e/ou serviço com apenas alguns cliques. Quando vão a uma loja física, o cliente deseja uma conveniência parecida. 

As Lojas Pernambucanas, por exemplo, aderiram ao Clique e Retire para que aqueles que não tem como receber a entrega possam ir até a loja mais próxima para retirar a compra. Na loja, há totens para realizar as compras no e-commerce, que também pode ser feita no formato de venda assistida, com auxílio dos vendedores. 

No mesmo ramo de atuação, a Amaro também oferece o máximo de conveniência aos compradores. Todo o site é pensado para facilitar a experiência de compra, mas o destaque fica por conta da logística, que tem entregas ágeis e troca ou devolução com retirada garantida na porta de casa.  

 Mãos de mulher usando telefone inteligente escolher o símbolo do sorriso do rosto do ícone. Experiência no atendimento ao cliente e conceito de pesquisa de satisfação empresarial.

Seja lembrado

O Instituto de Pesquisa & Data Analytics Croma Insights, em parceria com a Toluna, plataforma de pesquisas remuneradas, criou um ranking com as marcas mais lembradas na pandemia

Para os consumidores, a que mais tem se posicionado positivamente no período é o Itaú. No entanto, eles promoveram mensagens de apoio e alternativas para os pequenos e médios empresários. E, ainda, investiu R$ 1 bi para um fundo de combate ao coronavírus.

Ambev e Magalu também foram lembradas, em segundo e terceiro lugar, respectivamente. As companhias ganharam ainda mais projeção com a fabricação e doação de álcool gel e abertura de vagas para autônomos.

A lembrança é muito importante para as marcas e, o momento decisivo em que vivemos contribui para sua perpetuação. 

Impacto positivo

O cliente está de olho na atuação socioambiental das empresas, e elas estão tomando atitudes condizentes para fidelizar a marca entre os clientes. 

O Pão de Açúcar identificou que 96% de seus clientes consideram o bem-estar animal importante e 63% são preferência para marcas ou empresas que se comprometem com o tema.

Não foi à toa que o GPA começou a levantar debates sobre protocolos em prol do bem-estar dos animais. Hoje, ao ir ao mercado, o cliente se depara com ovos de galinhas criadas livres de gaiolas e pode rastrear e monitorar a procedência da carne adquirida pelos frigoríficos fornecedores da rede.  

Deu para perceber que o trabalho começa com a experiência do cliente e termina com o posicionamento da empresa?! Com essas estratégias, será possível construir um elo profundo com o cliente, que vai fidelizar uma marca como resultado – e o melhor, sem gastar mais. 

Agora que você já sabe a importância da fidelização de marca, basta colocar as dicas acima em prática e erguer a sua empresa. Por isso, conte com os estudos da SAX para decolar nas vendas!

 

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter