Descubra como uma boa liderança influência de forma direta no sucesso de um negócio

Descubra como uma boa liderança influência de forma direta no sucesso de um negócio

Uma boa liderança é capaz de maximizar a eficiência no local de trabalho e contribui ainda para alcançar os objetivos da empresa. Portanto, entenda o que caracteriza um líder e como essa figura de autoridade pode ajudar no sucesso de um negócio.

As características de uma boa liderança

Ser um bom líder não é apenas uma questão de talento, apesar de facilitar o processo. Mas, vai muito além disso. Afinal, é um conjunto de soft skills que é possível exercer e treinar no dia a dia, como:

 

  1. Empatia;
  2. Comunicação estratégica;
  3. Visão crítica.

 

Tudo isso contribui para uma liderança democrática dentro da sua empresa. A partir disso, os benefícios são visíveis, como você verá mais adiante.

1 – Empatia no ambiente de trabalho

Um líder é capaz de entender a si mesmo e aos outros. Portanto, consegue identificar as próprias emoções e compreender de que maneira afetam as suas atitudes.

 

Ter uma noção sobre a motivação por trás de cada ação, de fato, é essencial para manter um ambiente harmônico no espaço de trabalho, bem como, entre a equipe. 

 

A empatia não é saber apenas reconhecer os sentimentos das outras pessoas. Mas sim, entendê-los como se fossem seus. Para isso, entretanto, é importante se colocar no lugar do outro.

 

Essa característica, sem dúvida, é crucial em uma boa liderança. No entanto, não se pode deixar de lado o aspecto racional que é vital quando se trata de cuidar de um negócio. Por isso, tenha empatia, só não permita que ela o domine.

Empresários bem-sucedidos dão cinco uns aos outros. Grande equipe pronta para ir. O conceito de trabalho em equipe. Uma boa liderança influencia de forma direta no sucesso de um negócio.

2 – Comunicação estratégica

Essa é a base para qualquer cargo de comando. Assim, saber se comunicar é essencial, tanto de forma individual quanto em reuniões, por exemplo. Isso porque, ajuda a:

 

  • Motivar a equipe a continuar se desenvolvendo;
  • Coordenar as funções de cada funcionário;
  • Mediar conflitos.

 

Sem essa característica, fica difícil liderar um grande número de colaboradores. Mas, é importante não confundir bom comunicador com aquela pessoa que conversa com todos no trabalho.

 

É saber, antes de tudo, se expressar de forma objetiva e clara. Além disso, para treinar essa habilidade, basta interagir mais com a equipe e refletir se todos entendem o que você diz ou de que modo é possível melhorar isso.

3 – Visão crítica

Aquele líder que tem uma visão crítica é capaz de tomar decisões mais objetivas e equilibradas. Afinal, quando se trata de uma empresa, é essencial que um gestor analise e pondere todas as situações, a fim de evitar ações que possam prejudicar toda a equipe.

Por que uma boa liderança é essencial para o sucesso de um negócio?

O líder tem um papel crucial nos processos de qualquer negócio, independente do setor. Isso porque, ele é aquele que veste a camisa da empresa como ninguém e inspira outros a fazer o mesmo. 

 

Como está muito ligado à parte de gestão de pessoas, também é ele que ensina sobre a cultura do negócio, bem como, os seus valores e visão. Estes, de fato, devem estar sempre alinhados com os objetivos de todos.

 

Mesmo que não atue de forma prática no dia a dia de todos os setores, é sua função entender como cada um deles funciona e seus processos. Afinal, é o líder que representa uma organização e cabe a ele garantir que tudo ali está fluindo para gerar bons resultados. 

O que um bom líder é capaz de fazer por uma empresa?

Note que o desempenho de um negócio e de uma equipe se reflete em números e estatísticas. Para isso, então, é essencial a presença de uma liderança transformacional, pois só ela é capaz de:

 

  • Motivar a equipe;
  • Conquistar autoridade;
  • Mediar conflitos;
  • Gerar uma boa comunicação;
  • Reconhecer talentos dentro da empresa.

 

Veja nos tópicos a seguir, cada um desses aspectos positivos que apenas um bom líder pode gerar dentro de um espaço de trabalho. 

Uma boa liderança motiva a sua equipe

Perceba que um time de funcionários engajados é um reflexo direto de boas doses de motivação. Um líder que peca nesse quesito e acaba por exigir, bem como, controlar demais tudo, vai ter como retorno uma equipe com baixo desempenho.

Seja um bom ouvinte

Faz parte de suas funções saber ouvir os seus colaboradores no dia a dia. Com isso, é possível conhecer mais sobre cada um deles, seus pontos fortes e fracos. Nesse sentido, essa figura de poder pode estimular as qualidades e ajudar a superar as dificuldades.

 

Um bom líder é um facilitador e não um fiscal. Dessa forma, a equipe pode se inspirar nele e isso traz resultados positivos como o aumento da produtividade.

A conquista de autoridade é resultado de uma boa liderança

Saiba que aquele que tem autoridade diante de um grupo de funcionários tem como função direcioná-los rumo a uma meta em comum. Assim, líderes reais têm essa noção e atuam para conquistar a equipe por meio do respeito e não do medo.

Mediação de conflitos

Outro ponto positivo de uma liderança de qualidade é que ela é capaz de lidar com quaisquer conflitos que possam surgir no local de trabalho. 

 

Eventuais confrontos são normais, afinal, as pessoas têm visões de mundo diferentes, além de experiências diversas. Por isso, um líder de autoridade e respeito é tão essencial.

 

Aquele que está sempre aberto para ouvir os seus liderados, é procurado por eles e a partir disso, ele pode se inteirar de cada situação e mediá-las da melhor maneira, sem que isso chegue a afetar o ambiente de trabalho de modo negativo.

Diálogo faz parte de uma liderança de sucesso

Um bom líder, mais do que um comunicador eficaz, precisa ser um ouvinte atento. Assim, dar abertura para que a equipe dê feedbacks e exponha dificuldades, favorece um diálogo amigável dentro da empresa. Isso, por sua vez, gera lealdade.

Identificação de talentos

Uma liderança atenta conhece cada membro do seu time. Portanto, sabe de cor quais são os seus pontos fortes e de que forma pode estimulá-los a colocá-los em prática.

 

Mais do que identificar talentos, é preciso também reconhecê-los e mostrar gratidão pelos seus esforços. É uma simples palavra de afirmação que muitos colaboradores esperam de seus líderes para se sentirem valorizados e oferecer desempenhos cada vez melhores.

Uma boa liderança faz toda a diferença

Agora você já sabe como é essencial o papel de um líder no local de trabalho. Junto a isso, é preciso investir em outras áreas da sua empresa, a fim de vê-la crescer cada vez mais.

 

Para isso, conte com a SAX e seus serviços de Cliente Oculto, bem como, de Auditoria de PDV. A fim de oferecer aos seus clientes uma rica experiência de compra e a sua equipe de vendas, a motivação para criar bons planos de ação.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter