fbpx

A importância do mix de produtos

A importância do mix de produtos

Todo varejo precisa de um mix de produtos para que o negócio possa crescer cada vez mais no mercado. Aliás, essa variedade de opções na loja serve não só para otimizar o ponto de venda, mas para gerar interesse no cliente e a sua consequente fidelização. 

Qual a importância do mix de produtos?

O que vem à mente quando se trata de mix de produtos, sem dúvida, é o termo variedade. Mas, essa seleção não deve ser feita de forma aleatória, cada negócio deve escolher os itens de modo:

  • estratégico;
  • criterioso.

Nesse contexto, o seu mix deve deixar claro qual é a identidade da sua loja e sempre com o intuito de fidelizar os clientes. Também é a sua chance de aumentar os lucros no seu varejo.

Isso acontece porque, mesmo que uma certa mercadoria tenha baixa saída em seu negócio, ao uni-la a outra com uma alta procura, você garante o seu ROI. Essa é uma ideia bem interessante, ainda mais ao levar em conta a sazonalidade.

Quem tem uma sorveteria, por exemplo, sofre com menos vendas e clientes no inverno. Mas, ao aplicar o mix de itens, pode balancear essa ausência de demanda ao oferecer sobremesas quentes ou cafés, por exemplo.

Histórico de vendas

O seu registro de vendas será um guia essencial para definir quais serão os itens certos para o mix de produtos da sua loja. Portanto, cheque esse histórico, avalie os dados e busque identificar certos padrões, como:

  • mercadorias que possuem uma baixa saída;
  • se existe um produto que favorece a compra de outro;
  • épocas em que um determinado item é menos vendido.

A resposta para cada tópico acima é o que vai ajudá-lo na escolha dos produtos. Aliás, é vital que essa análise aconteça de tempos em tempos para facilitar até mesmo na tomada de decisão nos negócios.

Concorrência impacta no mix de produtos?

A concorrência impacta não só no mix de produtos, mas na sua presença no setor do varejo. Afinal, os comerciantes e lojistas estão sempre se esforçando para firmar o seu posto neste mercado.

Nesse sentido, você precisa estar sempre atento às táticas que eles usam para se estabelecer neste meio de forma bem-sucedida. Isso, por sua vez, não quer dizer que tenha que copiá-los, mas sim analisar as ações deles de modo crítico para saber:

  • qual abordagem da concorrência está funcionando;
  • estratégias que fracassaram;
  • identificar lacunas no mercado que eles não preencheram.

Por último, saiba que mais do que entender quais resultados eles alcançaram com sucesso, é válido descobrir as razões que levaram a isso.

Persona

Antes de criar o mix de produtos, leve em conta tudo o que sabe sobre a sua persona. Isso porque, é esse saber que vai guiá-lo na escolha ideal dos itens e será responsável pelo o seu sucesso ou fracasso. Nesse sentido, se questione a respeito de:

  • o cliente precisa dessa novidade?
  • há opções superiores à sua no varejo?
  • ele pode pagar o preço que você impôs?

Todas essas perguntas, aliás, podem ser respondidas por meio de uma pesquisa de mercado. Assim, com o resultado dela vai poder, enfim, fazer a melhor escolha de itens para a sua persona.

Vale a pena investir em um mix de produtos?

O mix de produtos precisa ser coerente com o seu varejo. Além disso, cheque com frequência se o mercado e os seus clientes são receptivos a ele, bem como, se o negócio está tendo um bom retorno com ele.

Invista também na auditoria do seu PDV com a SAX. Afinal, essa análise junto de uma ampla variedade de itens, tem o poder de fazer a sua empresa deslanchar ao reduzir falhas em todos os processos e operações.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter