fbpx

Auditoria de PDV. Porque a sua empresa deve fazer uma o quanto antes

Auditoria de PDV. Porque a sua empresa deve fazer uma o quanto antes

Entenda por que a Auditoria de PDV é importante e descubra como os processos de avaliação periódica interferem na credibilidade do seu negócio

A Auditoria de PDV é um dos processos mais eficazes para avaliar uma série de quesitos de estabelecimentos comerciais físicos. 

Considerando que ela conta com ótimas ferramentas para resolver questões importantes da sua empresa, selecionamos as principais informações a respeito de sua realização. Leia com atenção e descubra como implementá-la corretamente.

O que é Auditoria de PDV

O termo Auditoria de PDV diz respeito a um processo sistemático de verificação de execução de marca, ou seja, o produto – marca – precisa estar no local correto para que os clientes possam encontrá-lo com facilidade, o material promocional precisa estar exposto corretamente para ajudar na decisão de compra e a loja precisa estar visualmente padronizada e sinalizada para ajudar os clientes a identificar a marca e a encontrar o que precisa. 

Não é à toa que sua contratação representa grande avanço, principalmente em direção à excelência corporativa

Por outro lado, a auditoria de PDV é um verdadeiro desafio, já que implica, na maioria dos casos, em mudanças na forma de execução de processos.

imagem de uma atendente sorrindo satisfeita em seu ambiente de trabalho

Como esse tipo auditoria é realizado

A realização da Auditoria de PDV depende dos objetivos de cada empresa. Basicamente, ela é classificada como interna e externa. Na interna, um funcionário do próprio estabelecimento é designado para avaliar determinado contexto.

Já a auditoria externa é realizada por um avaliador independente. Ele, portanto, não tem vínculo com a organização e tem um olhar mais isento e neutro.

Qual é a importância da Auditoria de PDV?

A realização da Auditoria de PDV pode ser feita tanto por estabelecimentos e redes de varejo quanto por fabricantes de bens de consumo. Existem uma série de motivos que justificam a adesão a esse tipo de processo.

A auditoria de PDV serve para garantir a perfeita execução de um ponto de venda, de uma marca. É uma checagem de ambientação (layout, planograma), merchandising, promoções, nível de estoque (ruptura) e preços de produtos. 

Principais benefícios 

Um de seus diferenciais é o acesso a dados reais e confiáveis a respeito da percepção do cliente. 

Com essa metodologia, você terá acesso a uma série de relatórios sobre a categoria do negócio que pretende avaliar. Eles são criados por profissionais especializados, que coletam os dados e compilam em forma de documento. A auditoria de PDV pode ser realizada de maneira aberta ou oculta. Isso vai depender do objetivo da empresa.

Quando recorrer à Auditoria de PDV?

Alguns gestores recorrem à auditoria de PDV apenas quando o estabelecimento está passando por uma crise, seja ela financeira ou funcional. No entanto, se o seu objetivo é se destacar no nicho em que atua, é importante adotá-la antes de chegar a esse ponto.

Lembre-se de que o ideal é sempre reduzir custos. Afinal, evitar um problema é muito mais tranquilo do que investir em processos para sua resolução. 

imagem com um balão de vendas em um ponto de venda pdv

Ao investir nesses processos, você será capaz de identificar rotinas não cumpridas e colaboradores que não estão se comportando de acordo com as exigências do papel que exercem.

Além disso, é possível controlar problemas internos antes que eles prejudiquem a produtividade e a rentabilidade do seu estabelecimento ou da sua marca. 

Após identificar os detalhes que você pretende avaliar, será possível estabelecer planos e estratégias para evitar problemas maiores e otimizar as atividades do seu negócio. Conte com a SAX para reinventar sua empresa e apostar na segurança e eficácia do seu estabelecimento. 

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter