fbpx

Torne o seu negócio Phygital, integre o mundo físico ao digital

Torne o seu negócio Phygital, integre o mundo físico ao digital

O Phygital busca fundir o varejo físico e online, a fim de oferecer novas experiências ao cliente e à sua forma de consumo. Dessa maneira, essa é uma integração tecnológica que veio mudar o modo de fazer negócios nos dias de hoje. Portanto, entenda a sua importância.

E então, o que é Phygital?

A ideia é unir o mundo físico com o virtual para que ambos ofereçam uma melhor experiência ao cliente. Ou seja, é um conceito que veio quebrar a barreira entre os dois mundos.

Isso acontece porque, hoje em dia, é isso que os clientes querem, integrar ambos os meios para tornar cada vez mais interessante a sua jornada de compra dentro do varejo.

Com as inovações da tecnologia mais avançadas, o meio físico e digital se alteram quase que sem perceber. Essa fusão, de fato, já é visível em atividades do dia a dia. Os clientes não querem que uma determinada ação seja exclusiva de um mundo ou de outro.

A partir disso, as empresas passaram a aderir aos mais diversos canais de atendimento. Isso, sem dúvida, gerou mais conforto e satisfação ao cliente. O que, na verdade, trouxe pontos a favor dos negócios que investiram no Phygital.

Quais tecnologias são usadas nesse cenário?

Sabe-se que a tecnologia veio para agregar valor. Portanto, é uma grande aliada quando se fala em melhorar a experiência do cliente. Por isso, conhecer os principais recursos que oferecem a integração do meio físico com o digital é essencial.

Internet das coisas

Essa é uma das formas de integrar o meio digital e físico a partir da tecnologia. Com ela, é possível conectar diversos eletrônicos funcionais e uma maior conexão entre eles, a fim de que os dados fiquem compartilhados em nuvem.

Realidade aumentada

Outra tecnologia do Phygital é a realidade aumentada. Ela dá abertura para que itens digitais tenham acesso ao mundo real. Por exemplo, as óticas fazem uso desse recurso para que o cliente veja qual armação mais combina com o rosto dele.

Inteligência artificial

Com a Inteligência Artificial, uma empresa reúne dados de valor sobre o comportamento humano. A partir disso, pode-se entregar soluções mais de acordo com o perfil do cliente.

Wearables

Os óculos e relógios inteligentes são soluções usadas para dar informações sobre saúde (já que apura esse tipo de detalhe). Bem como, oferece também dados aos clientes. 

Um homem negro de camisa xadrez vermelha e calça jeans está deitado em uma poltrona carregando um notebook no seu colo. Ele está usando um óculos de inteligência artificial para realizar uma compra em um negócio phygital

Como aplicar ações de Phygital na sua empresa?

Muitos varejistas ainda pensam que integrar o mundo físico ao digital parece algo do futuro apenas. Entretanto, várias empresas usam essa tecnologia e tem obtido bons resultados, são elas:

  • DriveThru.art;
  • Carrefour;
  • Amazon Go.

Aplique o Phygital em suas estratégias comerciais para ter mais sucesso em seus negócios. Antes de saber como, entenda que não é preciso fazer um investimento maciço para tornar a sua empresa mais integrada.

Dito isso, veja os três primeiros passos que se deve tomar, a fim de quebrar as barreiras e juntar o meio físico e o digital em sua empresa. 

Primeiro, conheça o seu público

Os clientes estão cada vez mais exigentes. Antes, por exemplo, entregar bons resultados era o suficiente. Hoje em dia, vai além disso e logo, requer também:

  • Oferecer uma experiência diferente;
  • Bom atendimento;
  • Ações criativas.

Isso só é possível ao saber quem é, de fato, o seu cliente. Acima de tudo, conheça quem é ele e o seu perfil de comportamento. A partir disso, será possível saber onde eles preferem comprar, bem como, de que forma querem ser atendidos.

Com essa informação, então, fica mais simples definir quais ferramentas de Phygital você pode agregar em seu negócio, a fim de gerar resultados melhores para os seus clientes.

O Phygital e a importância dos canais de comunicação

As pessoas possuem seus próprios desejos e singularidades. Por isso, saber atender e engajar os clientes de forma distinta é essencial. Assim, um indivíduo pode preferir ver as notícias do dia pelo jornal, enquanto outro busca se inteirar de tudo pelas redes sociais.

Nos dois meios, a intenção é a mesma, no entanto, a interação acontece de modo diferente. Por isso, torna-se fundamental dominar vários tipos de canais de comunicação, a fim de que o cliente tenha opções.

Para definir os ideais para atrair, converter e interagir com os clientes, antes de tudo, precisa conhecer o público-alvo. Existem, inclusive, diversos canais capazes de interligar o meio offline e online.

Omnichannel

Para entender, confira um exemplo prático. Suponha que um cliente faça uma reclamação sobre uma loja nas redes sociais. Mas, sem obter uma solução, ele tenta resolver via telefone.

Ainda não satisfeito, ele vai até o comércio pessoalmente para conversar com o gerente. Assim, precisa haver uma conexão entre esses diferentes canais.

O atendimento precisa ter continuidade e isso só será possível se as informações estiverem visíveis desde o primeiro momento, quando o cliente expôs o caso por ligação ou frente ao gerente.

A ideia é não ter que ficar repetindo todos os fatos nas três ações. Portanto, o omnichannel no Phygital deseja colocar o cliente como o foco de tudo, a fim de tornar a sua jornada única.

Empresas que já usam ações de Phygital

Note que a comprovação do sucesso da integração entre meio físico e digital fica claro quando grandes empresas do mercado a incluem em seus negócios. Dessa forma, confira alguns exemplos a seguir.

Amazon go

Uma das iniciativas dessa gigante do varejo é o seu self-checkout para pagamento de produtos. Dessa forma, não é necessário ter um atendente presente no caixa, o próprio cliente lida com todo o processo de forma simples e prática.

DriveThru.art

Por meio de uma exposição, o cliente observava obras de arte em suspenso enquanto percorria os espaços de dentro do carro. Portanto, funcionava como um modelo de drive-thru.

Ao entrar na exposição, o cliente podia checar todas as informações via QR Code e todos os detalhes das obras eram transmitidas pelo celular por áudio.

Carrefour

A rede inaugurou as primeiras lojas sem funcionários. Portanto, uma experiência Phygital completa. Por meio do app do Carrefour, o cliente escaneia os produtos, adicionando-os em um carrinho virtual.

Depois é só pagar pelo aplicativo do cartão de crédito e utilizar o QR Code na saída do local. Ainda, há um canal via WhatsApp para tirar dúvidas em tempo real.

Vale a pena aplicar o Phygital hoje em dia?

Ele já é uma realidade no varejo, portanto, basta o seu negócio se adaptar a essa inovação. De fato, existem várias formas de unir esses dois mundos e as vantagens disso são muitas.

Para ajudar a melhorar a experiência do seu cliente, conte também com os serviços da SAX. Afinal, grandes marcas já confiam em sua expertise, então, dê esse importante passo para o seu sucesso.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter