fbpx

Como a inteligência artificial contribui para o aumento das vendas?

Como a inteligência artificial contribui para o aumento das vendas?

A inteligência artificial já faz parte do dia a dia de muitas empresas e de diferentes setores, inclusive, o de varejo. Assim, essa tecnologia torna-se cada vez mais essencial para quem deseja se manter relevante no mercado, reduzir custos e gerar mais vendas.

Como funciona a inteligência artificial?

O que é inteligência artificial já é de conhecimento geral. Mas, em resumo, é uma tecnologia que imita o saber humano, a fim de executar atividades com base nos dados que coleta.

 

Dito isso, ela tem sido muito útil nos processos manuais e estratégicos do varejo, por exemplo. Veja, então, como funciona e se aplica o IA neste setor.

Estoque

O seu papel aqui é mapear os itens que mais vendem segundo os seus tipos, cores e tamanhos. Além disso, a IA também é usada para o inventário do estoque e ajuda a localizar os produtos, o que serve para otimizar a logística.

 

Uma marca que já viu o potencial disso e já a aplica em sua empresa é o Grupo Pão de Açúcar.

Preferências do cliente

Melhorar a experiência de compra do cliente é um dos focos da inteligência artificial. Isso, aliás, acontece tanto no varejo físico quanto no virtual.

 

Algumas lojas, por exemplo, contam com um histórico de compra. A partir disso, é possível dar dicas e descontos de acordo com o gosto de cada cliente. Dessa forma, quem faz uso dessa estratégia são Spotify, Netflix e Amazon.

Conceito de transformação digital. Engenharia de Sistemas. Código binário. Programação. Inteligência artificial no varejo ajuda no aumento de vendas.

Essa ferramenta é capaz de aumentar as vendas do seu negócio

A inteligência artificial caracteriza-se por automatizar processos. Ou seja, certas tarefas feitas por um trabalhador, podem ser realizadas pela IA.

 

Isso não quer dizer que substitui o capital humano, já que um funcionário será necessário para lidar com outras funções. Mas, sim, oferece uma maior otimização de tempo em algumas situações comuns do dia a dia.

 

Note, então, que aplicar esse tipo de tecnologia é uma chance maior de captar clientes e garantir a sua satisfação. Grandes empresas já têm investido em IA para aumentar os lucros como:

 

  • Google;
  • Magazine Luiza;
  • L’Oréal;
  • Microsoft;
  • American Express.

 

Entenda como fazer uso da IA a favor do seu varejo, a fim de potencializar as suas vendas e claro, ter ganhos maiores.

Preço do produto com inteligência artificial

Não há como negar que o avanço da tecnologia é uma vantagem para este setor. Assim, um deles é usar a IA para definir o preço de uma mercadoria. 

 

A partir disso, é possível informar o máximo de desconto caso o cliente solicite. Isso, sem dúvida, aumenta as vendas e evita impactos negativos em seu negócio, como a desistência de uma compra. Portanto, gera mais lucros.

 

Essa tecnologia também pode se aplicar em outras áreas como na contratação de serviços. Isso porque, ela tem uma alta precisão para verificar diferentes elementos.

 

Segundo a startup Preço Certo, 9 a cada 10 varejistas ficavam com o orçamento no vermelho por não saber precificar os seus itens. Portanto, fazer uso da IA nesse quesito é uma questão até mesmo de sobrevivência. 

Cálculo do lead scoring com essa tecnologia

A pontuação de leads dá prioridade aos clientes que têm mais chances de fechar negócios. Por meio da inteligência artificial, ele se define com base nos clientes que a loja já possui, por exemplo.

 

Com os dados já existentes, a máquina aprende de forma contínua a aprimorar o lead scoring. 

A importância da pontuação de leads

Fazer esse processo de modo manual é até possível. Mas, se acontecer do scoring não atualizar, o colaborador pode errar na hora da venda.

 

No caso da IA, tudo é feito de modo automático e contínuo. Ou seja, os dados sempre vão estar de acordo com as vendas à medida em que forem acontecendo. O benefício disso é a chance de distribuir melhor os clientes em sua equipe de vendas

Fazer previsões de vendas já é uma realidade

Esse é outro ponto positivo de usar a inteligência artificial em seu varejo. Isso porque, a IA gera, armazena e gerencia vários dados e a partir disso, prevê o número de vendas que é possível de se alcançar.

 

Para um negócio que presta serviços, por exemplo, graças a essa tecnologia, dá para se estimar a quantidade de contratações em um período de tempo. Além disso, também informa:

 

  • As novas tendências do mercado;
  • O comportamento do cliente.

 

Isso é essencial para que um gestor possa ter previsões mais reais, a fim de se planejar melhor e ter maior controle sobre a empresa.

 

Com isso, é possível ter um desempenho mais eficaz nas vendas e sucesso. Tudo devido ao uso da IA e a transformação digital.

A inteligência artificial ajuda a analisar o desempenho dos vendedores

Mais do que analisar um potencial cliente e a hora certa de fazer uma venda, a IA ainda ajuda a avaliar a sua equipe. Afinal, não é fácil indicar como um bom vendedor deve ser, já que, há vários fatores a se levar em conta, por exemplo:

 

  • O quão eficaz ele é;
  • Quantas vendas ele faz por mês;
  • A proporção entre o número de clientes que recebe e quantos negócios fecha. 

 

Tudo isso é bem difícil de analisar. Mas, não para um algoritmo capaz de verificar vários dados. Com o uso da inteligência artificial, o vendedor recebe mérito dentro do time de modo mais justo e não só no volume de vendas que faz.

São diversas possibilidades para a sua empresa

Aqui você viu o que é inteligência artificial. No entanto, as possibilidades dentro do varejo são quase ilimitadas com essa tecnologia. 

 

O uso da IA na área de vendas não é uma novidade, várias empresas de grande porte, aliás, já utilizam essa estratégia, como visto acima. Inclusive, para ir além do que só aumentar as vendas, mas para reduzir custos e otimizar tempo.

 

Mais do que investir em tecnologia, de fato, é essencial considerar também outros setores do seu varejo, como o atendimento ao cliente. E nesse aspecto a SAX pode lhe ajudar, já que é uma especialista na área.

 

Diversas grandes empresas confiam em seu trabalho de Cliente Oculto e Auditoria em PDV. Então, entre em contato e tenha mais clareza sobre as melhores métricas de CX  para alavancar o seu negócio.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter