Padronização de processos: entenda o que é e qual a sua importância

Padronização de processos: entenda o que é e qual a sua importância

A padronização de processos é uma daquelas soluções que a maioria das empresas procura para potencializar as suas operações, mesmo que ainda não saiba exatamente como fazer isso. Afinal, criar uma visão estratégica dos processos é a única forma de garantir a tão cobiçada excelência operacional.

Quer saber mais? Neste artigo apresentamos uma visão geral sobre a padronização de processos, ressaltando os benefícios que isso traz para a sua empresa no varejo. Continue com a gente e confira!

O que é a padronização de processos?

De forma bem resumida, podemos afirmar que a padronização de processos é a ação de organizar e até mesmo formalizar as atividades de uma empresa. Assim, é possível criar um padrão único a ser seguido por todos os seus colaboradores, evitando que eles estejam desalinhados.  

Os processos de uma empresa são executados por várias pessoas, em diferentes momentos. Com a padronização, é possível que cada funcionário entenda o que é esperado dele em suas atividades e como elas podem impactar no sistema como um todo.

Qual é a sua importância para o varejo?

A padronização de processos traz diversos benefícios para um negócio. Dentre eles, a maior vantagem percebida é a criação de um modelo detalhado de trabalho, que cria um protocolo de atendimento e fluxo de execução das mais diversas atividades.  

Outro ponto importante da padronização é que ela ajuda a delegar atividades de forma direta, possibilitando a identificação do responsável e dos participantes de cada etapa dos processos da sua empresa.

Além disso, esse formato de trabalho melhora a distribuição de recursos, diminui as falhas, aumenta a produtividade, engaja os funcionários, diminui os custos e gera mais transparência às atividades em geral.  

Como padronizar os processos do seu negócio?

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre a padronização de processos, deve estar se perguntando como funciona na prática e de que forma pode ser aplicada na sua empresa, não é mesmo?

Mas antes de tudo, é preciso ter sempre em mente qual é o seu objetivo com essa prática. Por que padronizar as atividades do seu negócio? Após responder essa pergunta, listamos um passo a passo que pode ajudar:

Faça um mapeamento de processos

mapeamento de processos é o primeiro passo para a padronização. A partir dele você vai conseguir identificar como o trabalho realmente é feito dentro da empresa e, assim, definir quais são os pontos que exigem melhorias.

Implemente as mudanças necessárias

Depois de mapear e analisar os pontos que precisam de ajustes, essa é a etapa de tirar as ideias do papel e começar a aplicar as mudanças necessárias.

E, para que isso funcione corretamente, é essencial manter todos os colaboradores engajados e bem informados sobre tudo o que está acontecendo e os impactos dessas transformações.

Use a tecnologia a seu favor

Existem centenas de ferramentas que podem ser usadas no processo de padronização do seu negócio. Plataformas de relacionamento com os clientes ocultos como as oferecidas pela SAX, por exemplo, unem tecnologia e informações estratégicas para monitorar o funcionamento das empresas na prática.

Para que a sua padronização de processos se torne ainda mais eficiente, é muito importante realizar também uma auditoria de PDV. Isso ajuda a identificar as falhas e aponta as melhores soluções de acordo com o ponto de vista dos clientes.

Ainda tem dúvidas sobre padronização de processos? Entre em contato com a gente e descubra como essa solução pode revolucionar a sua empresa na prática.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter