fbpx

Como usar o Cliente Oculto para medir a efetividade dos treinamentos

Como usar o Cliente Oculto para medir a efetividade dos treinamentos

Ao contrário do que você possa imaginar, o Cliente Oculto pode te ajudar nos bastidores da suas vendas

Treinamento com cliente oculto. Você sabia que é possível usar a metodologia de Cliente Oculto em várias situações? Essa estratégia pode ser usada em estabelecimentos físicos, e-commerce, análise da concorrência e até mesmo para validar treinamentos.

Para descobrir como o cliente oculto pode participar dos treinamentos da sua empresa, leia as informações a seguir com bastante atenção. Conheça como se dá sua participação e entenda quais são os critérios que podem ser analisados.

Como o cliente oculto participa dos treinamentos?

O treinamento de colaboradores demanda alto investimento de dinheiro, tempo e contratação de profissionais capacitados. Mesmo assim, nem sempre é possível saber como os colaboradores estão assimilando o aprendizado de forma esperada.

É aí que entra o Cliente Oculto. Ele atua fazendo testes com a equipe treinada para entender se todos os processos de aprendizado foram realmente colocados em prática. Você pode treinar a sua equipe e o Cliente Oculto vai avaliar se as pessoas acompanharam direito o treinamento e se estão colocando em prática o que fora ensinado. 

Veja também um guia completo sobre o cliente oculto e como contratar

O que o cliente oculto pode avaliar durante o treinamento de colaboradores?

A metodologia de Cliente Oculto foi criada para avaliar situações reais. Isso quer dizer que as informações coletadas e enviadas para você em formato de relatório completo vão te ajudar a avaliar se o treinamento foi efetivo.

É possível obter uma série de respostas, dependendo das necessidades e dos objetivos da empresa. Você pode descobrir, por exemplo, que pontos os colaboradores não compreenderam a respeito de determinado assunto.

A gestão de atendimento e vendas precisa ser estratégica para atender às expectativas e necessidades dos clientes. O treinamento de colaboradores que atuam nesse setor deve contar com ações que aprimorem e reforcem as soluções de diferentes demandas.

Nesse cenário, o cliente oculto, ao ser integrado no treinamento, poderá identificar padrões de estímulo e resposta. A obtenção desses dados poderá ser traduzida em ações que estimulem o engajamento, não só da equipe, mas também dos clientes.

Como é a atuação do cliente oculto na prática?

É importante que você defina quais são os objetivos ao contratar esse tipo de serviço. Informe à nossa equipe de consultoria quais são os resultados que você espera.

Essas informações são fundamentais para que a gente consiga acessar nosso banco de dados e colocar à sua disposição o perfil de cliente oculto que esteja coerente com as suas necessidades.

Além desses, existem outros pontos que podem ser avaliados pelo cliente oculto com relação a absorção do treinamento por parte dos seus colaboradores. A SAX está à sua disposição para melhorar os processos de atendimento ao cliente da sua empresa.

Como sabemos que isso demanda um caminho que se inicia antes mesmo do primeiro atendimento, podemos te ajudar a diagnosticar a qualidade e habilidade técnica dos profissionais e colaboradores que lidarão diariamente com seus clientes. 

 

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter