fbpx

Como o business intelligence pode impactar o setor do varejo?

Como o business intelligence pode impactar o setor do varejo?

O Business Intelligence no varejo tem muitas utilidades vitais. Dentre elas, por exemplo, ajuda a monitorar o seu estoque, faz previsões de vendas e acima de tudo, permite entender o comportamento do cliente. Veja, portanto, os impactos do BI neste setor.

Você sabe o que é business intelligence?

O BI é um conjunto de técnicas e estratégias que as empresas aplicam, a fim de coletar e avaliar dados. O intuito, então, é que essas informações concretas, sem achismos ou palpites, orientem de forma mais assertiva suas tomadas de decisões.

De acordo com a tradução de Business Intelligence, isso permite uma maior inteligência nos negócios. Nesse sentido, as informações são adquiridas a partir de qualquer sistema e desse modo, ficam armazenadas em um banco de dados da própria empresa.

 

Como o business intelligence impacta o varejo?

O Business Intelligence permite que os varejistas organizem, analisem e contextualizem os dados gerados em seu varejo. Isso chega como um diferencial, o que é essencial em um setor cada vez mais acirrado.

Nesse sentido, o BI exibe relatórios, métricas de desempenho e tendências, tudo com o propósito de oferecer informações sólidas que guie um negócio na melhor direção possível.

Mais do que isso, os supermercados, por exemplo, podem se beneficiar disso para tornar as suas operações mais lucrativas e com menos perda, já que o BI:

  • identifica pontos de atrito;
  • otimiza processos;
  • torna melhor o dia a dia de operação.

Por último, tudo isso, no geral, torna mais fácil descobrir novas chances de ter um desempenho superior e acima de tudo, alavancar o seu varejo.

 

O Business Intelligence pode ajudar nos setores de marketing, estoque e cadeia de suprimentos de um varejo. Imagem de rawpixel.com no Freepik

Setor de marketing

O Business Intelligence pode agregar muito ao marketing no varejo, já que ele vai ajudar a sua equipe a entender melhor como os seus clientes interagem nas suas lojas físicas e no e-commerce.

A partir disso, será possível fazer mudanças para que a experiência de compra deles com o seu varejo seja cada vez mais positiva. Decisões mais eficazes podem ser tomadas apenas com base no comportamento do seu cliente.

O marketing, como se sabe, é uma das áreas que mais fazem uso de dados, afinal, eles são essenciais para criar as estratégias mais assertivas. Então, ter um sistema de BI ao seu favor para analisar o perfil de compra dos seus clientes é vital.

Graças a ele, será possível analisar ainda:

  • interesses;
  • preferências;
  • atitudes.

Todos esses insights concretos permitem que os membros do seu time criativo lance campanhas e anúncios de marketing nas plataformas ideais para alcançar o seu cliente da maneira mais certeira possível.

O business intelligence ajuda na cadeia de suprimentos?

As cadeias de suprimentos estão cada vez mais difíceis de se acompanhar, ainda mais com a crescente inclusão de produtos nos portfólios das empresas. Então, mais uma vez, o Business Intelligence chega para fazer a diferença.

Com ele, o varejista pode visualizar os dados em tempo real, a fim de modificar os preços ou ainda, alterar ofertas e promoções, além de checar o que precisa de reposição urgente para acionar os seus fornecedores o quanto antes.

Estoque

O BI pode ajudar a equilibrar todas as informações sobre o seu estoque. Isso porque, faz a análise de dados sobre o que é mais vendido, com o intuito de que se prepare para fazer reposições mais frequentes.

A partir disso, há uma economia de custos, já que o varejista não fará aquisições em excesso de produtos que possuem baixa saída. Assim, nada ficará encalhado na prateleira e nem no seu armazém.

Também é possível usar o Business Intelligence para gerar equilíbrio entre o seu estoque físico e o virtual. Desse modo, ele pode ainda sugerir opções de entrega mais econômicas como a retirada na loja.

Business intelligence x manuseio de dados operacionais

Criar uma experiência mais consistente ao cliente, independente do canal, é possível para uma empresa no varejo, ainda mais ao ter acesso aos dados de operação, graças ao BI.

O varejista terá insights poderosos sobre as ações operacionais do dia a dia de seu negócio. Isso, por sua vez, permitirá que ele identifique os principais problemas, seja na área de logística ou de suprimentos, a fim de reduzir os atritos.

Vale a pena aplicar o business intelligence no setor de varejo?

O Business Intelligence pode ajudá-lo a tomar as melhores decisões para a sua loja. Afinal, ter acesso aos dados em tempo real vai fazer com que tenha mais segurança para investir em ações mais assertivas.

Dentre as vantagens do BI em seu negócio, pode-se destacar ainda:

  • captura de dados mais precisa;
  • acesso ao histórico do seu estoque e dos fornecedores;
  • gestão das informações em tempo real;
  • visualização de gráficos e relatórios dinâmicos.

Todo varejista que não fica atento ao desempenho da própria empresa e toma decisões com base em palpites, fica sujeito a sofrer prejuízos em seu faturamento.

O Business Intelligence, então, chegou para mudar essa realidade e tornar mais fácil o dia a dia das suas operações. Invista nesse sistema para aumentar a sua margem de lucros e ganhar destaque neste setor.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter