fbpx

As principais tendências de marketing no varejo

As principais tendências de marketing no varejo

O marketing no varejo passou por muitas transformações para se adaptar aos impactos da transformação digital no setor de varejo. Diante disso, estar atento às novas tecnologias é essencial para aumentar a presença nesse meio e assim alavancar as vendas. 

Qual a importância do marketing no varejo?

O marketing no varejo tem um papel fundamental para os negócios, porque é responsável pela atração de novos clientes. No entanto, não fica limitado apenas a esse aspecto, uma vez que também se dedica a:

  • melhorar a experiência do cliente;
  • trabalhar a identidade de marca;
  • entender as demandas do mercado;
  • criar um bom relacionamento com os clientes.

Logo, essa é uma área que merece atenção, pois quando alinhada com a área de vendas é capaz de melhorar os resultados de uma empresa. Afinal, a partir das métricas de marketing, é possível tomar decisões mais assertivas sobre o futuro do negócio.

Existem grandes tendências de marketing no varejo?

A necessidade de ter uma presença digital foi a principal tendência recente no marketing no varejo. Afinal, seja em uma loja online ou um estabelecimento físico, é essencial ter uma divulgação no meio virtual, que pode ser:

  • um site ou blog da empresa;
  • perfil nas redes sociais.

Com a evolução tecnológica, surgiram novas formas de se conectar com os clientes, bem como, soluções para otimizar o trabalho e oferecer uma experiência de compra mais inclusiva.

Na sequência, confira 5 dessas tendências, que devem estar cada vez mais presentes na realidade do varejo para se adaptar.

https://www.youtube.com/watch?v=1ZD6bSIuQoM

1- Aplicativos x marketing no varejo

O uso mais amplo dos aparelhos de celular fez com que os aplicativos se tornassem parte da rotina das pessoas. Nesse sentido, são utilizados para diversos fins, como acessar as redes sociais, trocas de mensagens e mais recentemente para realizar compras.

Mesmo as grandes plataformas como Facebook, Instagram e Whatsapp hoje contam com recursos para anunciar e vender itens no próprio perfil. Além disso, muitos lojistas investiram na criação de apps próprios para facilitar o dia-a-dia dos clientes.

Nesse contexto, é possível fazer as compras no mercado, escolher itens e programar a entrega, por exemplo, sem precisar sair de casa. 

2- Wearables

O termo faz referência aos dispositivos vestíveis, como é o caso dos smartwatches ou relógios inteligentes. Tais aparelhos têm diversas funções, como conectar o usuário às suas redes sociais, além de permitir realizar pagamentos por aproximação. 

Essa tecnologia já é bastante presente nos ramos da telemedicina, bem como, nos esportes e também no ramo da moda. 

No contexto do marketing de varejo, é preciso ficar atento para identificar como isso poderá impactar na relação com os clientes. 

Uma das formas de utilizar esse tipo de recurso, é o envio de notificações com base na geolocalização, por exemplo, uma vez que o aparelho permite fazer pesquisas na internet.

O uso de dispositivos móveis mudou a forma como se faz o marketing no varejo. Imagem de cottonbro studio no Pexels

O uso de dispositivos móveis mudou a forma como se faz o marketing no varejo. Imagem de cottonbro studio no Pexels

3- Experiência 5.0 é uma das grandes tendências de marketing no varejo

Esse conceito abrange toda a jornada de compra do cliente, que começa muito antes da finalização da transação. Dessa forma, é preciso pensar de forma integrada todas as etapas desse processo, o que inclui:

  • conhecer bem o perfil do cliente e as expectativas com o produto;
  • oferecer soluções cada vez mais personalizadas;
  • prestar um atendimento de excelência, inclusive no pós venda;
  • aplicar pesquisas de satisfação, a fim de ter uma melhoria contínua.

Essas ações melhoram a percepção dos clientes a respeito da empresa, o que leva à fidelização dessa clientela. Como resultado, além de atingir mais vendas, quem compra acaba agindo como promotor da marca ao indicar a conhecidos.

4- Realidade virtual

Essa é outra tecnologia que impacta na forma como os clientes se relacionam no momento da compra, uma vez que permite uma experiência imersiva, mesmo à distância. 

A partir dela, é possível que a pessoa navegue em uma loja, por exemplo, para escolher os itens que deseja adquirir. Com a chegada do Metaverso, essa promete ser uma das tendências futuras para o varejo.

Tanto é que grandes magazines já se anteciparam e criaram os seus ambientes virtuais, na expectativa de nos próximos anos poder realizar vendas no universo virtual de uma forma ainda mais próxima dos clientes.

5- Softwares e ferramentas de gestão

Nesse aspecto, a inovação impacta a forma como se planeja o marketing no varejo, por meio do uso de ferramentas de automação. Esse tipo de solução, além de otimizar a rotina e permitir aumentar as vendas ainda fornece dados importantes para:

  • identificar novas oportunidades de negócio;
  • avaliar os resultados;
  • obter dados sobre o perfil dos clientes, bem como, hábitos de consumo.

A partir dessas informações, fica mais fácil tomar decisões como investir em novos produtos ou ainda retirar do mercado aqueles que já não têm uma boa saída. Ainda, pode-se avaliar como está o desempenho de cada área e assim poder focar nas ações de melhoria.

Com isso, também é possível melhorar o atendimento aos clientes, ao incluir ferramentas como chats e integração para pagamento online. Dessa forma, a empresa ganha agilidade e consegue atender mais pessoas sem aumentar a estrutura física.

https://www.youtube.com/watch?v=XLpZ9xynMxQ

As tendências de marketing no varejo ajudam a vender mais?

Estar atento às tendências do marketing no varejo é uma das formas de conseguir alcançar mais vendas. Afinal, para ter bons resultados, é essencial estar presente nos canais onde os clientes estão, bem como, entender como se comportam.

O mesmo ocorreu quando surgiu a internet e à medida que se tornou mais popular, muitos negócios saíram à frente ao iniciar sua operação no ambiente digital. Aliás, hoje é difícil pensar em alguma empresa que não tenha ao menos um perfil ou site para divulgação.

No mercado atual, mais do que apenas anunciar produtos, é preciso oferecer aos clientes uma experiência cada vez mais completa. Diante disso, as novas tendências no consumo apontam para o mesmo ponto, por meio de:

  • maior interação;
  • proximidade e humanização da marca;
  • criação de soluções personalizadas, com base no uso da inteligência artificial.

Logo, para se manter competitivo é essencial buscar conhecer o que há de novo e investir em novas formas de se conectar e se relacionar com os clientes.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter