fbpx

Canais de venda no varejo: quais os principais?

Canais de venda no varejo: quais os principais?

Escolher bem os canais de venda para um comércio é um dos pontos que vai definir o sucesso de um negócio. Afinal, devem ser adequados ao perfil do cliente que espera atingir, o que exige uma análise de dados prévia para se planejar.

O que são canais de venda?

Trata-se do local, seja ele físico ou digital, onde os produtos serão postos à venda, ou seja, o meio pelo qual o público terá acesso a eles. A definição dos canais de venda vai depender de uma série de aspectos, dentre eles:

  • tipo de produto;
  • nível de atuação da empresa, se é regional ou nacional;
  • perfil do cliente, o que inclui idade e situação socioeconômica, por exemplo;
  • branding da empresa.

Essa escolha vai impactar ainda nas demais ações da empresa, tais como o marketing, bem como, a decoração e escolha do espaço no caso de um estabelecimento físico.

Nesse contexto, é preciso ter consciência acerca dos objetivos do negócio, a fim de evitar gastos e investimentos que não gerem retorno. 

Como os canais de venda podem ajudar no crescimento do varejo?

Para aumentar as vendas no varejo, é preciso marcar presença onde os clientes estão. Por isso, trabalhar com diversos canais de venda pode ser uma forma de ampliar o alcance de um negócio e assim fazer com que atinja um faturamento maior.

Uma loja física, por exemplo, que decide iniciar a operação em um marketplace ou criar seu e-commerce próprio pode fazer com que mais pessoas conheçam o seu produto. Também pode oferecer uma facilidade para os clientes já assíduos que não possam se deslocar.

Nesse cenário, pode combinar ainda essas medidas com o envio de e-mail marketing para os leads cadastrados. Dessa forma, consegue chegar até o seu público por diversos meios e assim garantir vendas recorrentes.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter