fbpx

Vendas online aumentam durante a quarentena. E-commerces não podem perder o controle

Vendas online aumentam durante a quarentena. E-commerces não podem perder o controle

Aproveite os fluxos do mercado digital para impulsionar suas vendas e oferecer boas experiências para seus clientes 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Comércio Eletrônico, durante a quarentena, as vendas pela internet cresceram, aproximadamente, 30%.  E os dados não param por aí.

Entre os brasileiros que passaram a fazer compras, 82% afirmaram, em pesquisa realizada pela Kantar Thermometer, que continuarão esse modelo de consumo. Esses números nos convidam a refletir sobre os rumos que as vendas online tomaram.

Se você já atuava no setor de e-commerce ou aderiu a esse sistema por conta da pandemia, é importante avaliar as diretrizes de seu negócio. Nesse artigo, compartilharemos as medidas que devem ser tomadas para manter o controle das vendas. 

 Mulher que compra on-line com o laptop em casa na sala de estar. Mulher de compras on-line. Mulher feliz, compras on-line com cartão de crédito e computador tablet.

Veja agora: como a inteligência competitiva atua nos resultados da empresa

Como a pandemia atual tem impactado a relação das pessoas com o consumo?

Quem tem loja física precisou fechar as portas do estabelecimento para evitar a propagação da COVID-19. Apesar de ser uma medida de extrema importância para a garantia da saúde coletiva, esse fato interferiu consideravelmente no faturamento das empresas.

A solução para muitos vendedores tem sido o investimento em e-commerce. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, esse formato de venda demanda uma série de ações para que ele seja realmente eficaz.

Por outro lado, quem já vinha trabalhando nesse formato, também foi pego de surpresa. Sem a opção de comprar produtos em lojas físicas, grande parte dos clientes aderiram às compras online.

Independente da situação de cada estabelecimento antes da pandemia, uma coisa é certa: as vendas online passarão por grandes mudanças. Nesse cenário, a pergunta é: você está preparado para elas? Para responder essa pergunta, considere os tópicos a seguir.

Identifique os erros e corrija-os de forma rápida

As vendas online não fazem parte do mesmo contexto das vendas físicas. Como você já sabe, o alcance da internet é bem maior, por isso, você deve considerar um planejamento que se adeque a esse formato.

O primeiro passo é identificar o que está e o que não está dando certo. Comece pelos erros. Eles sempre promovem grandes ensinamentos. Listamos os mais comuns para que você saiba avaliar com mais eficácia:

Falta de controle de estoque: Não há nada mais desagradável do que adquirir um produto e ter a compra cancelada porque ele simplesmente esgotou. Para evitar que isso aconteça, instale um bom sistema de controle de estoque.

Demora na entrega: É natural que os produtos comprados durante a pandemia demorem mais para ser entregues em comparação a um cenário de normalidade. Por isso, não prometa ao seu cliente o que não conseguirá cumprir. Trabalhe com prazos reais.

Descrição incompleta de produtos: Esse é outro erro que você não pode cometer se quiser que as vendas online sejam um sucesso. Informe ao cliente as dimensões do produto, tipo de material, entre outros elementos.

Falta de opções de pagamento: Apesar de o cartão de crédito ser a forma de pagamento mais utilizada, nem todo mundo adere a ela. Por isso, possibilite que seu cliente possa pagar com boleto, por exemplo. Há também as novas maneiras de pagamento: pagseguro, picpay, mercado pago, whatsapp, entre outros. 

Existem outros erros de vendas online que não devem ser cometidos. Os que mencionamos aqui estão diretamente relacionados à satisfação do cliente e, consequentemente, à lucratividade do seu negócio.

Como manter o controle de vendas online?

Para garantir que as vendas online sejam lucrativas, é importante que você invista em inovação, independente do tamanho do seu negócio. Inovar é criar maneiras eficazes para lidar com problemas e encontrar soluções rápidas.

Além de produtos, seus clientes devem ter contato com atendimentos e serviços de qualidade. E isso passa pela apresentação do seu site, canais de comunicação e pós-venda. Por isso, é importante você considerar os seguintes itens:

WhatsApp Business: Essa é uma ferramenta que ajuda no processo de comunicação com seu cliente. Em tempos de coronavírus, ela é uma ótima alternativa para garantir as vendas online com mais precisão. 

Diversidade de fornecedores:  Se você contar com um único fornecedor e ele não puder repor seu estoque, você corre risco de perder vendas online. É importante que sua empresa tenha mais do que um fornecedor por produto e categoria. 

Reorganização de estoque: Se o orçamento de sua empresa permitir, amplie o estoque de produtos fundamentais. Isso evita atraso na reposição e garante que as vendas não fiquem paradas. 

Política de devolução: De acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem direito de arrependimento da compra. No prazo de 7dias do recebimento do produto, ele poderá devolvê-lo sem prejuízo algum. 

Satisfação do cliente: Manter o cliente satisfeito deve ser um dos seus principais objetivos. Portanto, não hesite em resolver o problema dele da melhor maneira possível. 

Veja como escolher a melhor empresa de cliente oculto para o seu negócio

Definição de logística: A logística do envio e da entrega deve levar em conta os seguintes processos: estoque de produtos, envio de pedidos para a transportadora, rastreamento e controle de entrega. 

Como você percebeu, as vendas online demandam uma série de medidas que determinam seu sucesso. Não deixe de investir em marketing digital e tecnologia da informação para otimizar seu negócio. 

A lucratividade é sempre possível, contanto que você reconheça que é necessário investir em infraestrutura. Não esqueça que também é possível realizar uma auditoria de operações para entender que pontos você pode melhorar. 

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter