fbpx

5 impactos do comércio eletrônico no setor de varejo

5 impactos do comércio eletrônico no setor de varejo

Conhecer o impacto do comércio eletrônico no varejo é essencial para quem deseja ter sucesso em suas vendas online. Aliás, para o varejista que quer lucrar mais em seu negócio, marcar presença no meio digital é o primeiro passo para conquistar esse objetivo.

O que é o comércio eletrônico?

Este é um tipo de compra e venda de serviços e produtos na web. Portanto, neste modelo, o cliente acessa o endereço eletrônico de um marketplace, loja virtual ou a página de uma empresa nas redes sociais e a partir disso:

  1. busca e seleciona o que deseja adquirir;
  2. opta por um meio de pagamento (cartão de crédito, boleto ou pix);
  3. escolhe uma opção de envio para ter o produto entregue em sua casa.

No comércio eletrônico, as mercadorias são divulgadas em páginas que funcionam como uma vitrine virtual do seu negócio. Nelas, é essencial conter boas imagens dos produtos, além de descrições detalhadas com todas as características e dados técnicos completos.

 

A comparação de produtos e preços

O comércio eletrônico e as vendas online estão cada vez mais competitivas, acima de tudo, em relação aos preços. Afinal, os clientes estão sempre atentos às promoções e estão à procura das melhores ofertas.

Nesse caso, a loja virtual que oferece as condições mais atrativas tende a se destacar no varejo e por sua vez, ganha mais visibilidade no setor e, sem dúvida, atrai novos clientes.

Quais os impactos na competitividade do varejo?

A competitividade de valores nos e-commerces é algo que chama a atenção dos clientes. Isso porque, muitas vezes, o custo de um item gera mais atração quando vendido de forma online do que em uma unidade física.

O varejista que recorre às vendas na internet, então, acaba não só por ter um maior faturamento, mas também ganha força competitiva no mercado.

Todo cliente que compara preços de produtos já viu uma mesma mercadoria ser mais acessível no meio online do que no físico. Isso acontece porque neste primeiro, há menos gastos com manutenção.

Nesse sentido, um dos impactos de um e-commerce no varejo, sem dúvida, é o aumento da competitividade neste setor. O que é interesse, antes de tudo, para os clientes.

Qual o futuro do varejo com o avanço do comércio eletrônico?

Grandes marcas como Magazine Luiza e Natura mostraram que o comércio eletrônico não é só uma tendência que ganhou força no período da pandemia. Afinal, é o futuro do varejo.

O seu comércio ou franquia não pode ficar para trás se desejar elevar os seus lucros. Já que, as vendas virtuais se tornaram indispensáveis e os clientes já estão mais do que acostumados a elas. 

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter