fbpx

Gestão de pessoas: entenda a sua importância dentro do setor do varejo

Gestão de pessoas: entenda a sua importância dentro do setor do varejo

Um trabalho de gestão de pessoas eficaz é essencial para a sobrevivência de qualquer negócio, em especial, na área do varejo. Afinal, o capital humano sempre será parte vital da empresa. Portanto, saiba como aplicar esse conceito em sua loja para motivar a sua equipe.

O que é gestão de pessoas?

É a parte responsável por administrar o quadro de funcionários de um negócio. Para isso, faz uso de técnicas de RH, a fim de conciliar os objetivos de cada colaborador com as metas da empresa.

Um processo de extrema importância

Ter uma estratégia de gestão de pessoal é essencial, pois por meio de um bom e eficaz plano será possível:

  • Dar suporte a loja para que ela possa atingir todas as suas metas de negócios;
  • Criar uma relação mais positiva entre equipe e liderança;
  • Garantir que haja funcionários talentosos e engajados.

Para que isso se torne uma realidade, os responsáveis pela gestão de pessoas devem estar em total sintonia com a equipe. A fim de atingir esse objetivo, torna-se indispensável criar ações de:

  • Engajamento;
  • Motivação;
  • Desenvolvimento.

A partir disso, então, a gerência pode desenvolver um bom plano estratégico para a empresa. Daí tem início o processo de colocar essas ideias em ação. 

Como fazer um bom trabalho na empresa?

Até aqui, foi possível ter uma noção sobre a importância de uma boa gestão. Afinal, por meio dela a empresa consegue investir no capital humano e dar o devido valor a ele.

Para isso, no entanto, antes de tudo é preciso identificar as necessidades de cada colaborador e também do próprio negócio. Feito isso, crie estratégias para que o crescimento e evolução de toda a equipe se torne uma realidade.

Foque nos pilares desse conceito

São cinco os pilares do processo de gestão de pessoas. Dessa forma, conhecê-los a fundo é essencial, a fim de que o seu plano estratégico atue de modo mais eficaz.

Um grupo de pessoas está sentado em uma mesa conversando e rindo enquanto trabalham. O time está unido e engajado mostrando a eficácia da estratégia de Gestão de Pessoas

Os pilares da gestão de pessoas

Não há dúvidas de que um quadro de colaboradores bem gerido e motivado pode alavancar qualquer comércio. Dito isso, tenha como base os cinco pilares da gestão:

  1. Comunicação efetiva;
  2. Motivação;
  3. Reconhecimento de competências;
  4. Trabalho em equipe;
  5. Desenvolvimento e treinamento. 

Hoje em dia, tornou-se um diferencial competitivo no mercado, uma empresa que investe em seu pessoal. Então, comece a fazer isso o quanto antes, a partir desses cinco pontos de partida abaixo.

1 – Comunicação efetiva

Muitos ambientes de trabalho ainda fracassam quando se trata de ter uma comunicação mais clara. Mas, saiba que isso é essencial e não é à toa que este é o primeiro pilar de uma boa gestão de pessoas

O gestor deve saber se comunicar de modo transparente e com total segurança, a fim de eliminar qualquer “ruído” que possa interferir nas relações entre equipe e empresa.

Aprenda a falar e a ouvir

Um local que promove uma comunicação inclusiva, tende a deixar os seus funcionários mais seguros. Estes, por sua vez, se sentem dispostos a expor suas ideias para fazer a organização crescer.

Mais do que saber como falar, os gestores também precisam ouvir com atenção. Já que, uma das causas para uma equipe desmotivada é quando eles se sentem sem voz. Bem como, quando não há uma escuta atenta por parte dos líderes.

2 – A gestão de pessoas e a motivação

É um fato que uma equipe motivada é muito mais produtiva. Isso porque, absorvem de modo mais fácil as suas funções e além disso, o clima no ambiente de trabalho é mais harmonioso.

A falta de motivação acontece por vários motivos, dentre eles:

  • Gerência inflexível;
  • Ausência de propósito na empresa;
  • Cultura organizacional ruim.

Dito isso, ao aplicar uma gestão de pessoas mais efetiva em seu negócio, não se esqueça de lutar contra todos esses fatores. Aliás, analise se a desmotivação é um sentimento que todos compartilham ou se é uma questão individual.

Saiba tirar o melhor de sua equipe

Para obter o melhor desempenho da equipe é essencial engajá-la. Afinal, você não quer perder os seus talentos para a concorrência. Por isso, algumas dicas são:

  • Conheça os seus funcionários;
  • Invista em um processo seletivo eficaz;
  • Crie metas;
  • Dê feedbacks frequentes;
  • Pratique a igualdade de condições no trabalho.

Como a motivação é um sentimento pessoal, busque conhecer o seu time de modo individual, a fim de saber a melhor maneira de estimular cada um deles.

3 – Treinamento e desenvolvimento

A melhor forma de dar valor ao seu capital humano é investir nele. Ou seja, capacitar a sua equipe. Assim, desenvolva esses talentos de modo contínuo e aproveite os benefícios. Afinal, isso pode gerar resultados bem satisfatórios para a sua empresa.

Sempre busque otimizar seu time

É papel da gestão de pessoas aplicar treinos constantes para que cada profissional cresça cada vez mais. Aliás, aprender nunca é demais e vai ajudar a tornar o seu time mais feliz, além de produtivo no trabalho.

4 – Gestão de pessoas e o trabalho em equipe

Uma empresa é um só organismo e possui um único objetivo para todos. Por isso, todos devem se unir e atuar em conjunto para atingir as metas em comum. Algumas maneiras de fazer isso são:

  • Criar grupos de trabalho;
  • Tenha um software para compartilhar tarefas;
  • Atividades fora do expediente;
  • Reuniões de acompanhamento.

Isso vai aproximar todo o quadro de funcionários e estreitar as relações. Sem dúvida, só há ganhos em um ambiente saudável e agradável onde todos têm o mesmo foco: o sucesso.

Todo o time em sintonia

A união e a cooperação de cada colaborador é essencial para potencializar os resultados. Afinal, todos ali querem evoluir e também fazer o negócio crescer.

5 – Reconhecimento de competências

Busque identificar os pontos fortes e fracos de cada funcionário, a fim de montar a melhor equipe possível. Mais do que isso, dê a cada um deles meios para aprimorar onde precisam. 

Não se esqueça de oferecer feedbacks, bem como, coletar retornos também para saber onde a empresa deixa a desejar. Aliar esses dois pontos ajuda na gestão de pessoas.

A gestão de pessoas é essencial para o sucesso da sua empresa

Esse é um processo que tem ganhado cada vez mais atenção nas empresas. Isso porque, deu para notar que uma equipe motivada e satisfeita gera resultados muito melhores para um negócio.

Chega até mesmo a ser um diferencial no mercado. Então, invista em seu capital humano e também em seus clientes. Para entender se essa relação colaborador-cliente está acontecendo da maneira correta, conte com a ajuda da SAX e dos seus serviços para ter mais sucesso em suas vendas.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter