Comunicação interna no varejo: entenda a importância para o seu negócio

Comunicação interna no varejo: entenda a importância para o seu negócio

Uma boa comunicação interna é essencial em qualquer negócio. Assim, quando se trata do varejo, a importância é ainda maior. Tanto que esse assunto foi pauta na NRF 2022. Por isso, entenda como o modo de se comunicar pode refletir no seu volume de vendas.

Saiba que uma comunicação interna falha afeta o seu cliente

Em grandes empresas, a forma de se comunicar acontece no modo “top down”. Ou seja, do nível mais alto de poder para o mais baixo. Dessa forma, as informações são enviadas para as lojas por meio do e-mail do gerente de cada unidade, em geral.

 

Com isso, não são todos os funcionários que têm acesso aos dados e parte deles não podem estar no mesmo espaço na hora de ouvir as atualizações. Portanto, aí já surge a primeira falha na comunicação interna.

 

Isso pode resultar em informações pouco precisas ou até falsas. Em especial no varejo, colaboradores mal informados afetam de modo direto a experiência do cliente em sua loja. 

 

Quem atua no setor há mais tempo sabe que uma jornada de compra ruim faz com que o cliente volte o olhar para outro comércio. 

Comunicação digital pode ser a solução

A chegada das novas tecnologias estão aí para ajudá-lo a:

 

  • Dialogar melhor com os seus colaboradores;
  • Melhorar a experiência de compra do cliente.

 

Dito isso, adote-as em seu negócio. Uma forma prática é fazer uso dos smartphones. O alcance das informações é mais rápido e melhor distribuído. 

 

Em um negócio tão disperso como o varejo, sem uma comunicação digital, não vai haver sincronia em sua equipe, o que vai afastar os clientes.

Empresários discutindo enquanto usam tablet digital no escritório. Pessoas trabalhando uma boa comunicação interna.

Quais são os principais erros na comunicação interna do varejo?

Existe um quase consenso de que as empresas costumam falhar na sua relação com a própria equipe. Isso, por sua vez, gera insatisfação.

 

Segundo uma pesquisa da WorkJam, 46% dos negócios não têm uma via de comunicação direta com os colaboradores que estão na linha de frente. Outros 40%, não conseguem divulgar informações para os funcionários que não estão no escritório. 

 

Há, portanto, muitas falhas que ainda acontecem no setor de varejo no que diz respeito à comunicação interna. Dentre as consequências, pode deixar os trabalhadores inseguros e atrasar tarefas do dia a dia. Assim, os principais erros são:

 

  • Falta de integrar canais acessíveis;
  • Comunicação fora de sincronia;
  • Falta de investimento para um diálogo segmentado;
  • Baixa empatia com a equipe;
  • Pouca transparência entre colaboradores e empresa.

Inovação em todas as áreas

O momento atual exige que o varejista inove não só em sua loja ou no seu atendimento ao cliente. Mas também em sua cultura organizacional. Aliás, isso não deveria ser um problema, já que a inovação é a palavra-chave deste setor.

Empresários discutindo enquanto usam tablet digital no escritório, alinhando sobre como ter uma boa comunicação interna para melhores resultados.

As vantagens de uma boa comunicação interna

Manter a transparência e criar um diálogo com os seus funcionários trazem diversos benefícios ao seu negócio, por exemplo:

 

  • Equipes mais engajadas;
  • Redução de custos;
  • Menos falhas durante as tarefas do dia a dia.

 

Junto a isso, vale mencionar a maior motivação dos empregados, ainda mais em momentos de crise. Bem como, o fortalecimento da cultura organizacional da empresa.

 

Busque criar uma relação mais saudável e humana com os seus gestores e colaboradores. Pois quando se atinge essa meta, todos ganham e o reflexo disso se mostra no próprio local de trabalho. Assim, veja outras vantagens da CI logo abaixo.

1- Evita-se “ruídos”

Quando há um bom diálogo dentro da empresa, um dos benefícios é a divulgação correta das informações relevantes. Isso é essencial, ainda mais quando se trata de lançar um novo produto ou serviço.

Equipe mais alinhada

O que influencia na experiência do cliente de forma muito ruim é um funcionário que não sabe responder uma dúvida ou que passa uma informação errada sobre uma certa mercadoria.

 

Uma boa comunicação interna pode evitar isso. Assim, busque criar:

 

  • Materiais online;
  • Tutoriais em vídeos;
  • Jogos interativos.

 

Tudo isso para que a sua equipe esteja 100% alinhada com a empresa e tudo o que ela oferece ao cliente. Além disso, esse tipo de ação pode incentivar o colaborador a vender mais e melhor.

2- Comunicação interna em tempo real

O setor do varejo passa por mudanças a todo momento. Assim, a cada mês há uma nova data especial, lançamentos de produtos e ofertas para atrair a atenção do cliente. 

 

Dito isso, se torna essencial criar uma forma de se comunicar com toda a equipe em tempo real. Dessa forma, o vendedor que está em um atendimento, pode sempre entrar em contato com outro colaborador para oferecer uma venda à prova de falhas.

3 – Funcionários motivados são mais produtivos

Uma equipe de pessoas motivadas se torna 50% mais produtiva. Dessa forma, investir no Employee Experience, por exemplo, é crucial e traz benefícios para toda a companhia.

 

Isso porque, um colaborador motivado se sente parte da empresa e entende que contribui para os bons resultados obtidos. Assim, trabalham com mais dedicação e foco.

 

Esse estímulo precisa chegar a todos, desde o funcionário que cuida do estoque, até aquele que emite as NFs, bem como os vendedores que atendem os clientes. 

4- Processos de vendas mais eficientes

Toda empresa precisa criar processos, a fim de operar com menos desperdício de tempo e dinheiro. Então, quando se trata da parte de vendas, isso se torna ainda mais vital.

 

A comunicação interna pode ser aplicada nesta área, em especial, para:

 

  • Garantir que todos os documentos que se exige sejam solicitados;
  • Que todos os contratos sigam o padrão da empresa;
  • Faturas emitidas estejam de acordo.

 

Uma forma de fazer isso é por meio de um canal online e interativo. Dessa forma, o gerente de cada loja pode, por exemplo, criar um quiz com a equipe para testar o saber deles sobre determinado produto ou processo. 

Conheça a SAX e saiba como ela pode ajudar o seu varejo

A CI é uma parte essencial para oferecer uma melhor experiência ao seu cliente. No entanto, há outros elementos que tornam a jornada de compra dele mais positiva.

 

Para agregá-los ao seu varejo, conte com a assessoria de uma empresa especialista, como a SAX. A fim de ajudá-lo nisso, a SAX conta com serviços de Cliente Oculto

 

A SAX entende que cada experiência é única e a partir dela, a reputação da sua empresa é colocada à prova. Então, garanta a melhor comunicação e o maior engajamento do seu time e ofereça um atendimento personalizado com o melhor que o seu cliente pode ter.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter