fbpx

NRF 2022: Quais são as principais tendências nesse evento?

NRF 2022: Quais são as principais tendências nesse evento?

A NRF 2022 é o evento mais grandioso do mundo, afinal, recebe os maiores varejistas e empresários do mercado. Assim, eles discutem tendências, estratégias e o impacto da tecnologia no varejo. Portanto, descubra alguns detalhes sobre a sua última edição.

O que é o Retail ‘s Big Show (NRF)?

É, de fato, o maior evento sobre varejo do mundo e acontece todo ano em Nova York. Dessa forma, o primeiro NRF ocorreu em 1911. Hoje em dia, essa mistura de trade show e conferência é o mais aguardado pelos varejistas e grandes empresários.

 

Reúnem-se neste evento milhares de comércios de pequeno e médio porte, bem como gigantes como Best Buy, Amazon e Walmart. A NRF 2022 é a sua 110ª edição e contou com a participação de 25 mil membros entre os dias 16 e 18 de janeiro. 

 

O encontro deste ano, portanto, teve como foco os desafios de um mundo pós-pandemia. Além disso, trouxe como destaque as novas tendências no varejo em 2022.

Quando e onde aconteceu a NRF 2022?

O evento aconteceu no Jacob Javits Convention Center, um grandioso espaço com mais de 310 mil m² de extensão. Como a edição de 2021 ocorreu online, a expectativa para a NRF 2022 foi enorme.

 

Devido a chegada da variante Ômicron, o número de participantes presentes foi reduzido. No entanto, o suficiente para lançar diferentes tendências para o futuro do setor varejista.

Quais as principais tendências da NRF 2022 para o varejo?

A Federação Nacional Norte Americana de Varejo (NRF) trouxe várias novidades para o futuro desse setor. Assim, esse evento exclusivo contou com grandes líderes do mercado atual, a fim de discutir:

 

  • Os desafios de hoje;
  • As expectativas para o amanhã;
  • Soluções para o futuro.

 

A seguir, você confere os quatro tópicos que tiveram maior destaque na maior feira de varejo do mundo.

1 – O que é Social Commerce?

Essa é uma das principais tendências que surgiram na NRF 2022. Então, esse conceito abrange a união do e-commerce e sua expansão com a forte presença dos clientes nas redes sociais. 

 

A expectativa, portanto, é que os influencers ganhem um destaque especial no ramo do comércio eletrônico. Dessa forma, com isso, é possível atingir bons resultados em mídias sociais como:

 

  • Twitter;
  • Instagram;
  • Facebook;
  • YouTube;
  • Tik Tok.

Live commerce foi outro tópico presente na NRF 2022

Essa, de fato, é uma ideia que já existe há algum tempo, mas que ainda não atingiu todo o seu potencial. Portanto, o live commerce nada mais é do que a venda de mercadorias por meio de transmissões ao vivo nas principais plataformas digitais.

 

Para quem não se lembra, o canal Shoptime é uma espécie de precursora desse conceito. Aliás, empresas como Marisa, Dafiti e Tok&Stok já estão lucrando com esse formato.

2 – Quick Commerce já é uma realidade no varejo?

Um outro ponto bastante relevante que ganhou destaque na NRF 2022 é sobre a velocidade de entrega das compras virtuais. Dessa maneira, a expectativa para o varejo é o Quick Commerce.

 

Esse termo tem como ideia central agilizar o recebimento dos produtos por meio de uma entrega rápida e processos mais ágeis. Ou seja, satisfazer o cliente que não quer mais esperar para que as mercadorias cheguem até ele.

 

Um exemplo prático disso é a Amazon que realiza entregas no mesmo dia que o cliente efetuou a compra. Já no Brasil, pode-se citar o Mercado Livre que segue o mesmo contexto para algumas regiões do país para aquisições até às 11 da manhã.

 

Para aplicar essa modalidade, no entanto, é essencial contar com uma estrutura e processos de logística inovadores, bem como eficazes.

Jovem mulher assinando na mesa digital para entrega em domicílio. Uma das tendências do NRF 2002, setores do varejo.

3 – O que a NRF 2022 abordou sobre Realidade Aumentada?

A expectativa é que esse tipo de tecnologia permita integrar o comércio físico com o digital e assim, oferecer novas experiências dentro do setor para o cliente.

 

Nesta 110ª edição da NRF, a empresa Expivi exibiu inovações em 3D em que é possível ver de forma completa as mercadorias presentes em um e-commerce, por exemplo.

 

A ideia é que a Realidade Aumentada (RA) seja aplicada na loja online, bem como nos pontos de venda. Com isso, o cliente terá uma jornada de compra mais imersiva no catálogo de itens da empresa.

4 – Quais as novas aplicações da Automação Avançada no varejo após a NRF 2022?

O emprego de tecnologias no varejo já é uma realidade. Assim, ela chega para otimizar processos e agilizar etapas dentro desse setor que contava antes com muitos trabalhos manuais. 

 

Na mais recente edição da NRF, no entanto, surgiram mais algumas tendências que prometem inovar ainda mais a parte logística desse mercado. 

 

Um claro exemplo disso são os robôs que executam as suas tarefas lado a lado com os funcionários da loja. Dessa forma, eles atuam em:

 

  • Centros de distribuição;
  • Armazéns.

 

Também já é uma realidade os robôs que fazem o transporte de entregas de curtas distâncias. Assim, quem implantou essa prática é a FedEx. Além disso, há ainda:

 

  • Sistemas de automação para armazéns;
  • Robôs que atuam na limpeza de galpões.

Mulher sorridente recebendo um pacote de entregador em casa. Tendência do setor do varejo, NRF 2022.

Então quais são os impactos da NRF 2022 para o futuro do setor varejista?

Todas as tendências acima e algumas outras, sem dúvida, vão afetar tanto o comércio físico quanto o virtual. Dessa forma, é papel do varejista se preparar para oferecer ao cliente uma jornada de compra completa.

 

É essencial unir esforços para disponibilizar uma experiência do cliente de acordo com os novos hábitos de compra do mundo pós-pandemia. Além disso, as barreiras entre o mundo digital e físico não mais existem.

 

A NRF 2022 mostrou que inovar é preciso, mas de forma personalizada. Assim, é importante integrar os diferentes canais de vendas, bem como comunicação com os clientes, tanto os offline quanto os online.

 

Para ir de encontro às expectativas do mercado, é fundamental:

 

Como colocar em prática as lições da maior feira de varejo do mundo?

Para agregar os conceitos abordados na NRF 2022 em seu negócio, antes de tudo, é essencial considerar as suas necessidades. Além disso, busque adaptar as tendências do evento a sua realidade.

 

Não é imprescindível aplicar todas as tecnologias, mas sim aquelas que podem gerar o máximo de valor a sua empresa. Assim, como primeiro passo, tenha como foco oferecer uma experiência de compra personalizada ao seu cliente.

 

Reflita sobre o que é preciso para dar a ele mais conforto e agilidade na jornada de compra. Aliás, tenha também várias formas de pagamento disponíveis.

Entre em contato com a SAX para mantê-lo atualizado sobres as tendências de mercado

A SAX, sem dúvida, pode te ajudar a ter uma visão mais objetiva sobre a sua empresa. Tanto em relação ao atendimento ao cliente, quanto nos seus processos de operação. Então, conte com ela e descubra como se aprimorar para crescer ainda mais.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter