fbpx

Gestão de projetos: a importância disso no varejo

Gestão de projetos: a importância disso no varejo

A gestão de projetos dentro de uma empresa é essencial, mas não é um processo simples de executar. No entanto, é vital para quem deseja transformar uma ideia em realidade. Diante disso, conheça as vantagens disso e quais erros evitar durante a implantação.

E então, o que é gestão de projetos?

São técnicas impostas durante a criação de atividades, a fim de atingir determinados objetivos. Dessa forma, é um tipo de metodologia que transforma estratégias em resultados.

Quando se trata de negócios, por exemplo, o gerenciamento é uma base essencial para uma empresa que deseja crescer e ter sucesso em seus projetos.

Um conceito cada vez mais importante hoje em dia

Investir nesse conceito é muito importante no varejo ou em qualquer outro setor que se atue, visto que:

  • Reduz as chances de fracassos;
  • Garante bons resultados;
  • Maior controle sobre todas as etapas.

Com isso, pode-se gerenciar projetos de um modo eficaz. Isto é, atingindo as suas metas e otimizando recursos. Isso é essencial em um mercado cada vez mais competitivo, com novos negócios surgindo a todo momento.

Também é fundamental quando se pensa que as pessoas estão cada vez mais exigentes e a jornada do cliente se torna essencial. Então, uma boa gestão de projetos se faz necessária para melhorar o desempenho de uma empresa.

Quais as vantagens da gestão de projetos?

Entenda os principais prós que esse conceito pode gerar ao seu negócio. Dentre eles, os de maior destaque são o maior engajamento que se tem na equipe, bem como, a redução de alguns custos.

Uma mulher de roupa social preta e coque está em pé apresentando a gestão de projetos que ela elaborou para guiar a sua equipe de trabalho

Maior redução de custos

Uma das funções de uma gestão de projetos é planejar e monitorar as despesas. Dessa forma, é o gestor, por meio de um gerenciamento de custos eficaz que avalia se tal gasto, de fato, é necessário.

Este responsável também analisa se é possível economizar ao aproveitar certas chances. Portanto, esse é o primeiro benefício de gerir as ideias da sua empresa.

O planejamento ajuda nesse processo

Após prever e calcular as despesas, sem dúvida, você vai notar que fica mais simples seguir o orçamento definido logo no início do projeto. Isso porque, a partir disso, as consequências de cada gasto ficam mais claras.

Engajamento dos funcionários

A gestão também tem como papel organizar times e funções. Isso faz com que a equipe saiba de modo mais claro o impacto que o trabalho de cada um deles causa no desempenho da empresa.

Isso influencia até mesmo na forma de interagir dos funcionários. Afinal, eles passam a perceber como cada etapa do projeto afeta de modo direto a fase seguinte. Também contribui na relação entre colaborador e gestor.

Diante disso, todos se sentem mais essenciais no resultado final do projeto, logo, há um engajamento maior. A partir disso, o time fica mais motivado a entregar tudo de si, a fim de criar um produto de sucesso.

Gestão de projetos e a otimização de prazos

Aquele que lidera a gestão de projetos tem diversas funções. Portanto, uma delas é o de ajudar a criar um cronograma para a sua implantação. Ou seja, isso significa:

  • Estabelecer prazos para iniciar cada fase;
  • Bem como, para entregar os resultados.

Todo projeto está sujeito a mudanças, logo, sempre surgem novidades que não se consegue prever. Então, o cronograma precisa ser flexível, acima de tudo. Assim, ele pode alterar as datas caso aconteça algum tipo de imprevisto.

O gestor e sua equipe devem cuidar para que os atrasos sejam pequenos e poucos, a fim de não gerar insatisfação no cliente. 

Um cronograma bem definido

Mesmo que esteja completo, o cronograma deve se manter sempre muito atual. Isso porque, qualquer informação pode ser relevante e afetar a precisão do mesmo. Portanto, não o deixe de lado.

Ele é a sua principal ferramenta para checar o status do projeto e é o que vai ajudá-lo a entregar um resultado final de muita qualidade para a empresa e seu cliente.

Capacidade de prever riscos

Todo projeto está suscetível a mudanças que ninguém é capaz de prever, não importa o quão bem planejado ele seja. Portanto, também faz parte do trabalho de um gestor calcular eventuais riscos e criar formas de superá-los caso surjam.

Esse tipo de análise, aliás, pode ser feito a partir de projetos anteriores, a fim de que seja possível saber o que o seu negócio já fez e deu certo, bem como, o que requer melhorias.

O gerenciamento de riscos, então, é uma das funções mais importantes de um líder de gestão, portanto, não pode ser deixado de lado de forma alguma.

Gestão de projetos e a satisfação dos clientes

Esse é o principal objetivo de uma gestão de projetos. Assim, todo o trabalho do seu time é direcionado, a fim de garantir que o cliente tenha as suas expectativas atingidas.

Isso só é possível ao ter uma equipe engajada, entregar o produto no prazo, respeitando o orçamento e usando os recursos disponíveis da melhor maneira possível. Como resultado, tem-se um cliente satisfeito.

Erros que sua empresa não deve cometer na gestão de projetos

Todo plano possui chances de erros. No entanto, alguns deles podem ser evitados. Dessa maneira, veja três deles de antemão e descubra como não cair em nenhum deles.

Deixar a comunicação de lado

A interação entre a equipe é essencial para o sucesso da gestão de projetos. Portanto, torna-se fundamental que o seu time dê e receba feedbacks constantes. Também é válido sugerir novas ideias para diminuir a chance de erros.

Para isso, faça reuniões com certa frequência entre todos os envolvidos no plano. Bem como, invista em outros canais de comunicação como grupo no Telegram ou WhatsApp.

Querer investir em muitos projetos de uma vez

É possível criar diversos projetos ao mesmo tempo. No entanto, é quase impossível que tal ação não afete de modo negativo a qualidade deles. Além disso, uma alta demanda pode provocar estresse na equipe.

Junto a isso, existe o fato de que eles podem levar um prazo maior para serem finalizados. O que pode gerar atraso e por sua vez, deixar os clientes insatisfeitos.

Não planejar cada passo do projeto

Cada fase do projeto deve ser bem definida. Assim, faça um escopo claro, mas tenha em mente que no decorrer dele será preciso fazer mudanças pontuais. Logo, seja flexível.

Sua empresa ainda mais bem sucedida no mercado

Uma gestão de projetos eficaz gera muitos benefícios e dá a certeza de que entregará um resultado final de qualidade. Dessa forma, a satisfação do cliente estará garantida.

Dito isso, conte também com a SAX em seu varejo por meio de seus serviços de Cliente Oculto e Auditoria de PDV. Afinal, oferecer a melhor experiência de compra ao cliente é a base de qualquer negócio.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter