fbpx

A gestão integrada é uma tendência no varejo?

A gestão integrada é uma tendência no varejo?

Um software de gestão integrada contribui para otimizar processos, reduzir custos e tomar decisões mais assertivas em uma empresa. Então, entenda o seu conceito e como aplicar esse tipo de ferramenta no seu negócio, a fim de obter os melhores resultados.

O que é gestão integrada?

A gestão integrada refere-se ao uso de um software que permite encontrar todos os dados de uma loja em uma única aplicação. É uma solução tecnológica que facilita o trabalho de gestores, já que é possível acessar informações de todos os setores da empresa:

  • financeiro;
  • operacional;
  • comercial;
  • estoque;
  • comunicação.

Com isso, a gestão de projetos pode ser feita com uma visão mais ampla sobre todas as atividades do negócio. Uma das vantagens de se usar um sistema de gestão para empresas é que cada setor não é visto de forma isolada.

O funcionamento de todas as áreas, em uma ferramenta como essa, pode ser visto como uma cadeia. Ou seja, as atividades de um influenciam nas de outros. Assim, isso quer dizer que as falhas em um processo podem causar problemas em outro.

Quando o gestor tem acesso ao controle operacional de forma ampla, ele pode tomar decisões mais precisas em várias áreas. 

Qual a importância desse tipo de gestão?

A gestão integrada é crucial tanto para grandes quanto pequenas empresas, pois é um fator que afeta o desempenho de forma positiva. Em síntese, ao adotar essa ferramenta, é possível:

  • reduzir a burocracia;
  • otimizar processos;
  • evitar desperdícios;
  • tarefas feitas de modo mais ágil.

Vale destacar que ter esse tipo de software também contribui para que os gestores façam análises quase instantâneas. Afinal, isso é importante para o contexto de uma empresa que precisa crescer em um mercado tão rápido.

Com esse sistema, é possível analisar todos os setores da empresa e corrigir falhas de modo muito mais ágil. Além disso, pode-se avaliar desde o desempenho de um colaborador até de um setor completo.

Quais os benefícios da gestão integrada para um negócio?

A gestão integrada contribui de diversas formas para um negócio, uma delas é o aumento da produtividade. Afinal, com a otimização de processos é possível poder contar com os seguintes benefícios:

  • redução de custos;
  • controle de processos operacionais;
  • processos mais ágeis;
  • aumento de vendas.

A gestão de empresas se torna ainda mais assertiva, já que pode-se acessar dados de todos os setores de modo constante e avaliar as falhas e acertos. Aliás, a redução de custos ocorre porque não é preciso adquirir outras ferramentas.

Por sua vez, quando as falhas podem ser percebidas desde o início, também se torna mais fácil intervir antes que haja um prejuízo maior. Portanto, a gestão integrada é uma das principais tendências para o varejo.

Gestão integrada

Uma gestão integrada permite acessar todos os dados de uma empresa auxiliando numa melhor tomada de decisão.

Tomada de decisão

Antes de tudo, um dos principais benefícios do gerenciamento integrado de lojas é poder tomar decisões mais assertivas. Isso ocorre porque os gestores podem acessar vários dados e:

  • gerar relatórios;
  • acompanhar estatísticas;
  • monitorar o desempenho.

Na prática, pode-se usar esse conhecimento para contratar vendedores com perfis parecidos com os que produzem mais. Também é possível controlar o estoque mais de perto e definir produtos cruciais para adquirir nos próximos meses.

Com acesso a tudo isso, o gestor pode decidir ações com base em dados e não em suposições. Assim, a empresa pode crescer mais, adquirir clientes, ter uma boa gestão logística e realizar promoções.

As decisões estratégicas são, portanto, essenciais para que cada setor do seu negócio funcione com uma boa performance. 

Produtividade

A gestão integrada permite que se tenha uma visão ampla de vários processos. Então, ao observar como funciona cada setor, é possível entender como eles se articulam e apontar caminhos para otimizar o tempo de trabalho, além da produção em cada área.

As metas, por sua vez, podem ser não apenas planejadas com maior precisão, mas também cumpridas. Isso porque, a liderança pode observar quais são as necessidades reais de cada setor para que eles funcionem como deveriam.

Quando se adota um sistema como esse, pode-se dizer que todos os processos internos se tornam mais transparentes para o seu time. Dessa forma, cada um consegue entender como seu trabalho pode afetar o de outras pessoas.

A gestão integrada ajuda na otimização de processos?

É um fato que a gestão integrada contribui para agilizar vários processos, porque o software pode realizar algumas tarefas de modo automático. Assim, a equipe não precisa perder tempo em atividades de rotina que não exigem criatividade.

Outro motivo para isso é que pode-se corrigir erros de modo muito mais prático, o que evita que a sua equipe tenha que recomeçar tudo do zero. Um efeito direto disso é a redução de alguns custos, já que perder um trabalho e iniciá-lo de novo gera novas despesas.

Como aplicar a gestão integrada em uma empresa?

Para aplicar a gestão integrada em sua empresa, é preciso analisar quais são as opções de softwares disponíveis no mercado. Mas, essa avaliação precisa ser criteriosa, já que se trata de um investimento para o seu negócio, então, considere os seguintes pontos:

  • opinião de outros clientes;
  • cases de sucesso;
  • reputação do fornecedor;
  • custos de curto a longo prazo;
  • posicionamento do fornecedor no mercado.

Vale destacar ainda que é preciso analisar como o sistema de gestão será implementado na sua empresa. Deve-se avaliar, portanto, como o seu time aceitará o uso do software e se está disposto a aprender todas as suas funções do dia a dia.

Nesse cenário, é preciso engajar o seu time e inserir essa nova visão de gestão na cultura da empresa. Para que isso ocorra, busque a opinião de pessoas de vários setores e ouça as suas sugestões de melhorias.

Cuidados importantes

Ao buscar uma solução de software em gestão, também é muito importante que se planeje bem todo o processo de implementação. Isso porque, realizar grandes alterações no padrão, não treinar as equipes e não detalhar processos são motivos para o fracasso.

Vale a pena investir em gestão integrada no setor de varejo?

Ter um sistema integrado favorece as decisões, produtividade e agilidade de processos. Portanto, é uma ótima escolha para negócios do setor de varejo. 

Fique atento aos cuidados na hora de pesquisar a solução ideal para sua empresa, bem como em preparar o seu time para atuar com essa ferramenta. Além disso, conte com a SAX para identificar melhorias em sua rede de lojas, em especial, nos processos operacionais e no atendimento ao cliente.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter