fbpx

Tendências para o varejo: conheça as sete principais para 2023

Tendências para o varejo: conheça as sete principais para 2023

As tendências para o varejo mudam conforme o comportamento do cliente se molda ao mercado. Por isso, quem deseja construir uma marca forte tem que entender o que esperar do futuro na presença digital e física, a fim de se preparar para oferecer boas experiências a seus clientes.

Quais são as 7 tendências para o varejo em 2023?

O primeiro passo para melhorar o seu volume de vendas é buscar melhorias constantes. Dessa forma, o seu objetivo, além de acompanhar os novos rumos do setor, é estar sempre apto a se adaptar a elas. A seguir estão as 7 principais tendências para o varejo em 2023 para que a sua empresa entenda como agir para aprimorar o seu negócio. Bem como, conseguir se destacar no mercado e conquistar cada vez mais vendas.

É crucial colocar todas as retail trends em ação de um modo conjunto para ter mais chances de sucesso no seu setor. Portanto, veja a seguir os detalhes de cada uma dessas tendências e entenda porque elas podem fazer a diferença em seu negócio. 

Acompanhar as tendências para o varejo é a melhor forma de se destacar no mercado. Imagem de Tirachard Kumtanom em Pexels.

Uma mulher morena, de cabelo castanho escuro cacheado, que está preso e um coque, está usando uma blusa laranja de manga comprida e um óculos de grau. Ela está sentada em uma mesa, mexendo no notebook. Ela está sorrindo porque descobriu as principais tendências para o varejo em 2023 e vai utilizá-las em seu negócio

1- Uso das redes sociais para vendas

Hoje em dia, as redes sociais são uma grande ferramenta para as marcas que desejam se aproximar de seu cliente. Por isso, é um jeito muito prático de ampliar os resultados da sua empresa, já que te ajuda a criar uma boa imagem e dispor de ofertas exclusivas aos seus seguidores, assim:

  • Permite uma grande interação;
  • Abre portas para o Metaverso;
  • Cria novas chances de e-commerce.

Atualmente essa é a principal das tendências para o varejo, uma vez que a comunidade online cresce a cada minuto e se expande para novos canais. Portanto, estar presente nesses ambientes é uma obrigação para as marcas.

Expansão dos canais de vendas

Uma boa estratégia de vendas é identificar os canais mais utilizados pelos seus clientes e se inserir neles. Então, é crucial estar nas redes sociais em que eles estão e conseguir gerir bem a sua presença para que ela resulte em bons dados.

2- Processo de compra mais tecnológico

O e-commerce é uma das tendências para o varejo mais efetivas e ainda deve crescer mais nos próximos anos. Isso porque, o hábito de compras online se tornou algo comum na rotina das pessoas, assim, para ofertar uma boa experiência para o cliente é preciso:

  • Pensar em um layout prático e simples para a interação;
  • Ofertar meios distintos de pagar;
  • Aproveitar a tecnologia para exibir melhor os seus produtos e serviços. 

A técnica é ideal para que seja mais fácil vender online, o que torna o comércio dinâmico. Dessa forma, essa é uma indústria que deve crescer ainda mais nos próximos anos e é crucial se fazer presente nesse universo. 

3- Omnichannel, uma das tendências para o varejo

O uso do Omnichannel permite aos varejistas integrar a sua loja online. Portanto, é uma ferramenta onde os clientes podem pesquisar de modo virtual e comprar no local físico. Isso permite que se ofereça uma experiência completa onde ambos ambientes se comuniquem. Então, é bom investir para que haja a transição perfeita entre os dois meios. 

4- Chatbots são umas das tendências para o varejo?

Outra das tendências para o varejo mais comuns é usar chatbots para oferecer um bom atendimento. Isso porque, são práticos e oferecem vários benefícios a empresa, como os que estão logo a seguir:

  • Oferecer um atendimento rápido e qualificado;
  • Interagir com os clientes em canais distintos;
  • Economizar recursos;
  • Iniciar o atendimento a qualquer hora.

Eles servem para responder às perguntas, envolver o cliente, dar suporte e muito mais. Por isso, é uma prática muito simples e eficaz para os negócios, além de ser uma das tendências para o varejo mais potentes.

5- Horários de funcionamento mais flexíveis

Ao se trabalhar com e-commerce é preciso manter o site em funcionamento o tempo todo. Dessa forma, os clientes têm a chance de fazer compras mesmo em horários pouco funcionais, como na madrugada. Uma boa ideia é entender qual é o pico de acesso que a plataforma mais recebe. Assim, é possível criar ofertas específicas e ter mais sucesso em suas campanhas, mas, para isso é preciso ter um alto nível de gestão de cliente capaz de:

  • Entender a interação de seus clientes e mapear a sua jornada;
  • Fornecer várias formas de pagamento;
  • Ter um atendimento ao cliente consistente.

Fornecer suporte o tempo todo é uma das tendências para o varejo mais importantes, porque gera confiança. Além disso, é um modo rápido de lidar com os problemas e melhorar a sua relação.

As tendências para o varejo em 2023 envolvem o e-commerce e a experiência do cliente. Imagem de Markus Winkler em Pexels.

6- Customer Experience

Os clientes gostam de se sentir especiais e para isso é preciso investir em uma experiência customizada ou Customer Experience. Dessa forma, essa é uma situação onde a loja física ainda se destaca muito e uma das tendências para o varejo é encontrar meios onde as vendas online também tenham um bom toque pessoal. 

Por conta disso, as redes sociais se tornaram ferramentas importantes nesse setor, já que podem tornar a personalização do atendimento ao cliente ainda mais rica.

7- Segurança digital

O uso crescente do comércio online faz com que a necessidade de uma grande proteção dos dados pessoais cresça ainda mais. Assim, é importante se preocupar em ter uma página segura, onde as informações fiquem bem guardadas. Essa é uma das tendências para o varejo, tanto que muitos governos já têm leis específicas para assegurar a privacidade dos clientes ao longo de suas compras. 

Todas essas normas servem para estipular como as empresas devem coletar, armazenar e usar os dados cedidos. Por isso, é importante seguir as legislações com provedores respeitáveis, que mostrem aos clientes que eles podem confiar na marca.

As tendências para o varejo prometem revolucionar o setor?

Há sempre novas tendências para o varejo em evidência, mas as citadas aqui tem um alto potencial de impacto. Assim, tais pontos podem revolucionar o e-commerce e tornar a marca ainda mais forte nesse aspecto. 

A integração de lojas físicas e online com uma boa relação com os clientes é a melhor forma de assegurar que a marca chegue ao sucesso. Portanto, é crucial antecipar as necessidades deles para se diferenciar da concorrência seguindo as retail trends propostas. Ainda, conte com a ajuda da SAX para ser bem-sucedido na aplicação de cada uma das tendências aqui citadas para iniciar 2023 com cada vez mais destaque e vendas em seu negócio.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter