fbpx

Use o Cliente Oculto para melhorar as suas estratégias de logística

Use o Cliente Oculto para melhorar as suas estratégias de logística

A relação da logística e o Cliente Oculto é fundamental para garantir a satisfação do cliente. Nesse sentido, ao enviar uma pessoa para avaliar a qualidade do atendimento e entrega, é possível identificar os pontos que precisam melhorar em vários setores. 

O que é logística?

Logística é o processo que inclui planejar, aplicar e controlar o fluxo de bens, informações e pessoas de um ponto de origem a outro de destino. Além disso, tem como principal  objetivo conseguir oferecer o que os clientes precisam.

Ela pode ser usada em muitas atividades, por exemplo:

  • compra de materiais;
  • transporte;
  • estoque;
  • distribuição e entrega de produtos. 

Nota-se que ela é essencial nas diferentes áreas de um negócio. A logística é uma parte útil para o sucesso de uma empresa, porque permite que elas aproveitem melhor os seus recursos e consigam ter a satisfação dos clientes. 

Outro aspecto importante é que seu uso ajuda a garantir que todas as etapas da cadeia de funcionamento aconteçam de modo organizado. Assim, ela auxilia também na correta entrega de produtos.

Essa é uma área séria e que precisa do trabalho em equipe nos diversos setores da empresa, por exemplo, vendas, marketing, finanças e recursos humanos. 

Análise de produtos

Fazer uma análise de produtos com um Cliente Oculto é uma técnica de pesquisa de mercado que permite ajuda no processo de logística. Nesse sentido, a meta principal é  avaliar a qualidade e a eficiência de um item ou serviço. 

Este método faz o uso de uma pessoa secreta, que compra a mercadoria e apresenta, assim, informações com detalhes sobre como foi a sua experiência.

A maior vantagem desse formato é conseguir ter uma opinião objetiva e imparcial. Isso é útil para as empresas porque ajuda a achar os pontos fortes e fracos em seus produtos, a fim de melhorar o que for possível.

Outro ponto positivo é que a análise de produtos também permite avaliar as ações da equipe de atendimento ao cliente. Além disso, serve para avaliar a aparência e a organização da loja.

O Cliente Oculto é uma estratégia que pode ajudar a logística do seu negócio. Imagem de RODNAE Productions no Pexels.

Feedback e comunicação

O feedback e a comunicação interna são pontos importantes na análise de produtos de um Cliente Oculto. Assim, depois de fazer uma avaliação, ele irá apresentar os dados claros e precisos sobre as suas descobertas. 

Com essas informações em mãos, os responsáveis pela gestão deverão apresentar para todos os departamentos quais as mudanças que serão feitas.

No que se refere à logística de modo prático, a equipe de atendimento ao cliente, por exemplo, pode ter uma aula para saber como responder as perguntas. Dessa forma, ela será capaz de explicar as mudanças feitas para as outras pessoas. 

Planejamento

O Cliente Oculto pode analisar os planos de uma empresa de várias formas. Nesse sentido, uma delas é ao observar como ela planeja e aplica as suas estratégias. Por exemplo, nas áreas de gestão de estoque, transporte e entrega.

Esse profissional deve usar uma abordagem equilibrada e objetiva ao fazer as suas análises para falar tanto dos aspectos positivos quanto dos negativos para fornecer um feedback útil.

Gestão de estoque

A gestão de estoque é um ponto que está ligado à satisfação das pessoas. Então, o Cliente Oculto pode avaliar se os produtos estão disponíveis para compra e se a empresa mantém um estoque que consegue atender a todos.

Outro aspecto que ele ajuda a avaliar é se o negócio faz um armazenamento das mercadorias de modo seguro e eficaz. Portanto, ele analisa se a logística nessa área funciona de modo a não danificar os produtos, por exemplo.

O Cliente Oculto ajuda na logística referente a satisfação das pessoas?

Usar o Cliente Oculto é, sem dúvida, uma ótima estratégia para avaliar de forma direta e clara a experiência do cliente. Desse modo, ele influencia nas decisões dos gestores no que se refere aos planos futuros. 

Ele pode verificar a eficiência e a qualidade dos processos, como o tempo de entrega, o envio certo, a segurança dos produtos durante o transporte e a atitude dos entregadores.

Um negócio pode otimizar sua logística ao contratar um Cliente Oculto?

Ao contratar um Cliente Oculto, o negócio avalia o sucesso dos processos de logística, desde o momento em que uma pessoa faz o pedido até o momento da entrega.

O uso dessa ferramenta pode ajudar a ver os pontos fracos que precisam melhorar, dar dicas para a equipe e auxiliar nas operações para garantir a satisfação do cliente. Para isso, conte com a SAX e o seu serviço de Cliente Oculto para fazer sua loja decolar.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter