fbpx

Métricas de Customer Experience: as mais usadas no Brasil

Métricas de Customer Experience: as mais usadas no Brasil

Se você deseja que seus clientes sejam os principais embaixadores de sua marca, leia este artigo com atenção

Métricas de Customer Experience. Entenda quais são as mais importantes.

A experiência do cliente é um termo que tem sido muito compartilhado, principalmente, por quem lida diretamente com a venda de produtos e serviços. Você sabe como funciona na prática?

Para te ajudar a compreender, selecionamos as principais informações a respeito das métricas de Customer Experience mais usadas no Brasil. Confira quais são elas e descubra por que é importante aplicá-las.

O que são e quais são os objetivos das métricas de Customer Experience?

Um dos objetivos de toda empresa é estabelecer um relacionamento eficiente e pautado na confiabilidade de seus clientes. Para que ele seja alcançado, é preciso aprimorar as interações e se valer de ferramentas estratégicas.

É nesse contexto que entram as métricas de Customer Experience. A expressão Customer Experience diz respeito à percepção racional, física e emocional que um cliente tem ao lidar com seu negócio.

Basicamente, esse cliente constrói memórias a partir da experiência com o produto, serviço, espaço físico ou virtual da empresa, atendimento, entre outros elementos com os quais ele se depara para obter o que deseja.

Essas memórias, naturalmente, influenciam seu comportamento. Dessa forma, elas podem gerar ou não a fidelização a partir do valor agregado que constroem em relação à sua marca ou organização.

Nesse contexto, as métricas de Customer Experience estão relacionadas às técnicas que visam promover melhorias no relacionamento da sua empresa com seus clientes. Elas são usadas para atrair e fidelizar esse público.

Por meio delas, você será capaz de levantar informações a respeito das ações que devem ser tomadas nas etapas que compreendem a pré-venda, a venda propriamente dita e a pós-venda.

Dessa forma, as métricas de Customer Experience vão apontar o que pode ser mantido, melhorado, modificado ou eliminado em relação à experiência do cliente. Isso se justifica pelo fato dele estar em posição de autoridade para sua empresa.

Com essas informações, fica nítido que a única maneira de identificar a percepção do cliente é mensurando sua experiência. Isso é possível por meio das técnicas que compartilharemos a seguir.

Veja agora: Como avaliar a qualidade de um serviço

Net Promoter Score (NPS)

O NPS é pautado pela simplicidade e eficiência. É ele quem classifica os clientes em promotores, neutros ou detratores da marca. De um modo sutil, ele é capaz de avaliar a satisfação do cliente. Essa métrica consiste na elaboração de uma escala de recomendação que vai de 0 a 10.

Fazem parte do NPS questionários do tipo “em uma escala de 0 a 10, quanto você recomendaria o serviço para outras pessoas”. 

Churn Rate

Essa é uma das métricas de Customer Experience que analisam o índice de cancelamento dos clientes. Ela é muito usada por empresas que vendem assinaturas de jornais e revistas, planos de internet, TV a cabo, entre outros exemplos.

O Churn Rate é obtido pela divisão do número de clientes que cancelaram determinado serviço pelo número total de clientes ativos. 

Customer Effort Score (CES)

O Customer Effort Score é uma medida do esforço que o cliente faz para realizar a compra de determinado produto ou serviço.

Essa métrica avalia se a complexidade da solução dada pela empresa corresponde à expectativa do cliente e o quanto isso afeta sua tomada de decisão futura. 

Ela pode ser obtida por meio do levantamento da percepção de como o cliente tem facilidade ou a dificuldade negociar com sua empresa. Exemplo de CES é o seguinte: “de 1 a 5, quão fácil foi para solucionar o seu problema?”

As correspondências para cada número são: 1- extremamente difícil; 2- difícil; 3-nem fácil, nem difícil; 4- fácil e 5- extremamente fácil.

O percentual de respostas às opções 4 e 5 indica se o cliente tem menos esforço (mais facilidade) para utilizar os produtos ou serviços da empresa. 

Veja também: O que é cliente oculto

Customer Satisfaction Score (CSAT)

Essa é uma das métricas de Customer Experience mais tradicionais no quesito satisfação. Basicamente, ela ocorre por meio de perguntas diretas, do tipo “Como você avalia a qualidade do nosso atendimento?”.

Perceba que esse questionamento não demanda uma resposta entre sim ou não. Ele abre margem para o registro do grau de satisfação por meio de uma aproximação mais intimista e personalizada com o cliente, que pode responder o que ele quiser.

imagem em detalhe de gráficos de análise

Mystery Shopping (Cliente Oculto)

O Mystery Shopping ou Cliente Oculto está entre as métricas de Customer Experience mais inovadoras. Ele tem como objetivo obter dados a respeito da experiência do cliente por meio de um retrato fiel da experiência vivida..

Dessa forma, ele consiste na coleta de informações detalhadas por uma pessoa treinada que atua como cliente oculto. Nessa condição, ele analisa uma série de elementos previamente determinados.

Exemplos desses itens de análise são o atendimento, disposição dos produtos na loja, e-commerce, entre outros. As informações obtidas são compartilhadas por meio de relatórios detalhados.

A métrica Mystery Shopping é criada de acordo com os padrões estabelecidos de cada empresa, o que garante que ela gere dados mais precisos. É importante que você saiba que essa técnica deve ser realizada por empresas especializadas.

Dessa forma, você tem a garantia de que o cliente oculto não possui nenhum tipo de relação positiva ou negativa com seu negócio.

Em outras palavras, ele tem uma visão imparcial da sua empresa, o que garante a veracidade das informações.

Você pode se valer dessa métrica para analisar negócios de todos os portes. Além disso, o Cliente Oculto também serve como ferramenta motivacional que destaca bons colaboradores e auxilia na retenção de talentos.

Agora você já conhece as principais métricas de Customer Experience. Conte com a SAX  para implementar o Mystery Shopping em sua empresa e assim garantir o sucesso do seu negócio.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter